11 melhores talentos no D&D para usar?
Os Talentos no D&D permitem uma personalização extra, dando ao personagem novas capacidades e habilidades em áreas específicas. Quando você cria um personagem, a personalização dele gira muito em torno de como você deseja jogar e qual seu estilo de jogo.
Se o seu Mestre permite o uso das regras opcionais de Talentos, mas você ainda não conhece sua eficiência, não se preocupe, hoje trataremos de resolver suas dúvidas e vamos te mostrar alguns dos melhores talentos da 5ª edição de D&D!
Nesse texto, focamos em te fornecer detalhes dos Talentos contidos no Livro do Jogador, e os Talentos de outros livros oficiais ficarão para uma próxima oportunidade.
O que são talentos no D&D?
Talentos no D&D são a representação de especialidades e dons em uma determinada área e concedem habilidades especiais ao personagem.
Em certos níveis, os personagens ganham a Característica Aumento no Valor de Habilidade, que pode ser trocada por um desses Talentos.
A escolha de um Talento no D&D vai especializar seu personagem ou dar a ele uma nova atuação no grupo. Então, adquirir ou usar um Talento em momentos cruciais pode ser a chave para o sucesso de uma mesa.
Como usar o talento no D&D?
A partir do 4º nível em uma classe, você opta por substituir os ganhos da Característica Aumento no Valor de Habilidade (que concede +2 em 1 atributos ou +1 em 2 atributos) por Talentos. A raça Humano Variante é uma exceção, pois pode receber 1 Talento ao iniciar o jogo, já no nível 1.
O uso de alguns Talentos no D&D exigem pré-requisitos de acordo com sua especificação, como conjurar uma magia, ter proficiência com uma arma ou ser de uma raça específica, então fique atento a isso quando for escolher.
A partir da obtenção do Talento, seu uso é ditado pela descrição dele e torna-se parte da ficha do personagem.
6 Melhores talentos para se usar no D&D
Agora que você viu como e quando pode adquirir Talentos no D&D, que tal conferir os talentos mais roubados da 5ª edição? Aqui tem uma lista com 5 dos mais usados nas bancas:
Ambidestro
Para combatentes corpo a corpo que buscam extrair o máximo do estilo de luta com duas armas, o Talento Ambidestro cai como uma luva para personagens que possuem a Característica chamada Combate com Duas Armas.
O personagem recebe o bônus de +1 para sua CA ao empunhar duas armas, além de atacar com duas armas que não sejam leves, como Rapieiras, Espadas Longas, Martelos de Guerra, Machados de Batalha e outras armas marciais com danos a partir de 1d8.
Alerta
Um dos melhores talentos para personagens que desejam explorar ambientes e desafiar os perigos das masmorras sem serem surpreendidos.
O Talento Alerta garante ao personagem nunca ser surpreendido, o que impossibilita inimigos furtivos de rolarem com Vantagem as suas jogadas de ataque (situação onde você ataca com 2d20 e escolhe o de maior número).
Além disso, ele também favorece sua estratégia de combate, pois fornece +5 em testes de Iniciativa, aqueles que são rolados para determinar a ordem de ataque dos participantes do encontro.
Atirador Aguçado
Personagens que usam armas à distância podem se tornar extremamente mortais com esse Talento que ajuda tanto no dano quanto na qualidade dos seus ataques.
Atirador Aguçado permite ao jogador escolher reduzir sua rolagem de ataque em 5 (rolando então 1d20-5) em troca de garantir +10 de dano caso esse ataque ultrapasse a CA do alvo.
Outras vantagens desse Talento é permitir que o personagem atinja com a distância máxima da arma sem sofrer Desvantagem (quando você rola 2d20 e deve usar o menor valor resultado) e também fazer com que seus ataques ignorem coberturas e obstáculos.
Conjurador de Guerra
Caso você queira fazer um Mago de Guerra ou outro combatente arcano, você precisa desse Talento em sua build.
Esse Talento garante Vantagem aos Testes de Resistência realizados para manter sua concentração na magia ao ser vítima de algum tipo de dano. A regra geral é rolar 1d20, mas, você rolará 2d20 e escolher o maior resultado.
Além disso, a Reação Ataque de Oportunidade desse personagem pode ser usada para Conjurar Magia ao invés do tradicional Ataque corpo a corpo que a regra geral permite.
Vale lembrar que esse Talento possui um pré-requisito, que é a capacidade de conjurar pelo menos 1 magia.
Mestre em Armas Grandes
Muito indicado para Bárbaros, Paladinos e Guerreiros que preferem o uso de armas grandes e de duas mãos.
Com esse Talento focado no uso de armas pesadas, ao acertar um Crítico (quando é rolado um “20” no d20) ou ao matar uma criatura, o combatente pode desferir um novo ataque como uma Ação Bônus.
Além disso, ao realizar um ataque corporal com arma, você pode sofrer uma penalidade de -5 na jogada de ataque para adicionar +10 na rolagem de dano.
Sortudo
Definitivamente um dos melhores Talentos da 5ª edição, que pode desequilibrar o jogo e moldar a realidade das rolagens, afinal o Talento Sortudo dá ao personagem a chance de ter uma maré de sorte inexplicável em momentos cruciais.
Você tem ao todo 3 dados de sorte e, a qualquer momento do jogo, você pode usar um para rolar 1d20 adicional quando for realizar testes de habilidade, testes de resistência ou uma jogada de ataque.
Você também tem a opção de gastar um dado de sorte ao ser alvo de uma jogada de ataque. Então, você deverá rolar 1d20 e escolher se o inimigo usará o d20 que ele mesmo rolou ou se usará a sua rolagem de sorte.
Seus 3 dados de sorte retornam após um Descanso Longo de 8 horas.
É um Talento que combina absolutamente com todas as classes e raças e pode ajudar em momentos distintos e cruciais da campanha.
Outros talentos do D&D que valem a pena
Confira agora mais alguns Talentos no D&D que são ótimos para sua mesa.
Robusto
Esse Talento garante ao usuário um total de +2 pontos de HP para cada nível do personagem e pode servir tanto para personagens da linha de frente quanto para conjuradores que necessitam de mais vitalidade.
Proteção leve
Caso você seja um personagem sem proficiência no uso de Armaduras, como Magos e Feiticeiros, e quer um bônus para sua CA (Classe de Armadura), esse Talento fornece o que precisa.
Além de receber o bônus de +1 em Força, o personagem passa a dominar a proficiência com armaduras leves, o que o permite conjurar magias sem nenhuma penalidade ao usar armaduras acolchoadas ou de couro.
Perito
Ter um alto número de proficiências pode ser o diferencial para um personagem que busca ser multi-tarefas dentro do grupo.
Esse Talento permite que o jogador escolha livremente uma combinação de 3 perícias e ferramentas nas quais deseja se tornar perito, ao adicionar o bônus de proficiência (que vai de +2 a +6) para testes com essas perícias ou ferramentas.
Iniciado em Magia
Às vezes, o que falta em um Guerreiro, Bárbaro ou Ladino pode ser algum bônus ou efeito mágico, afinal, essas classes não têm acesso livre a magia como os conjuradores.
Para suprir essa necessidade ou simplesmente para combar algum golpe, você pode pegar esse Talento, que permitirá você aprenda 2 truques e 1 magia de 1º círculo de uma das classes conjuradoras do jogo: bruxo, mago, feiticeiro, druida, bardo ou clérigo.
Adepto Elemental
Muitos monstros no D&D possuem resistência mágica contra certos tipos de dano e nada mais frustrante para os conjuradores do que gastar espaços de magia e não dar o dano adequado ao inimigo, não é mesmo?!
Adepto Elemental resolve esse problema, pois o conjurador passa a ignorar a Resistência em 1 dos 5 danos elementais: ígneo, gélido, trovejante, ácido ou elétrico. Sem a resistência, o Monstro toma 100% do dano rolado nos dados, ao invés de levar apenas metade.
Como bônus, ao fazer rolagens de dano para magias desse tipo, o personagem pode mudar o resultado de quaisquer dados de 1 para 2.
Esse Talento pode ser pego mais de uma vez, ao selecionar novos tipos de dano para se tornar um Adepto.
Posso trocar de talento após escolher?
A escolha de Talentos é definitiva e acompanhará o personagem até o fim de sua jornada, ou seja, não é possível trocar ou desistir da escolha após adquirir.
Aqui, fica a ressalva para a possibilidade do seu Mestre permitir a troca de algum Talento. No fim das contas, o Mestre da mesa tem a palavra final sobre qualquer regra, então uma boa conversa pode ajudar nesse caso.
Agora que você viu dicas para melhorar seu poder de ataque, conseguir tankar e sobreviver por mais tempo nos combates ou até mesmo para se livrar deles, seu personagem estará pronto para qualquer desafio que surgir.
Lembre-se sempre de conversar com seu Mestre, afinal, Talentos no D&D fazem parte das Regras Opcionais, que podem não ser adotadas em todas as bancas. Até breve e boas rolagens!