5 Melhores Boardgames de RPG
Vocês sabiam que o RPG começou com um boardgame? Mais precisamente, um wargame. Mas hoje em dia temos aqui os 5 melhores boargames de RPG, ou seja, boardgames que tem a temática e a jogabilidade baseadas no RPG de mesa. Conheça mais deles aqui!
5 Melhores Boardgames de RPG
Listamos abaixo os 5 melhores boardgames de RPG para quem curte e gosta de RPG de mesa!
1. Gloomhaven
Gloomhaven é um RPG em uma caixa – e uma grande caixa sangrenta. Há uma razão pela qual Gloomhaven permanece no cobiçado primeiro lugar no ranking da BoardGameGeek anos após seu lançamento: é muito bom. A infame caixa gigantesca apresenta um livro de cenários com 95 cenários diferentes, 17 classes de personagens e mais de 30 monstros, sem incluir chefes.
Um a quatro jogadores criam seus personagens, constroem seu deck de habilidades e compram equipamentos. Entre os cenários, os jogadores usam baralhos de eventos para fazer escolhas que podem fornecer benefícios, penalidades ou desbloquear novos conteúdos, incluindo novos personagens e cenários.
Os encontros apresentam combate tático em mapas de grade hexadecimal, com monstros governados por seu próprio baralho de cartas de ação. Enquanto a maioria dos RPGs de mesa depende de jogadas de dados, Gloomhaven se baseia em Eurogames estratégicos para criar uma experiência tática mais equilibrada usando cartas em vez de dados.
Gloomhaven foi projetado para ser jogado em dezenas de sessões enquanto os personagens completam suas missões pessoais e se aposentam, com os jogadores desbloqueando novos personagens para continuar a campanha. Pode ser o maior e mais caro jogo desta lista, mas você está recebendo dezenas, senão centenas de horas de RPG satisfatório. Um dos Melhores Boardgames de RPG.
2. Mage Knight
Os rastreamentos de masmorras são normalmente o elemento mais usado para jogos de tabuleiro do tipo RPG, mas Mage Knight zomba de mergulhar em uma única masmorra. Os heróis lançadores de feitiços dos jogadores têm a tarefa de viajar por todo um mundo superior repleto de várias cidades, masmorras e monstros em um único jogo épico que geralmente dura mais do que muitas sessões de RPG de mesa.
Como Gloomhaven, Mage Knight prefere cartas em vez de jogadas de dados. É um deckbuilder, com novos feitiços e habilidades adicionados a uma lista crescente de cartas, enquanto habilidades e mercenários contratados atuam como barras laterais úteis. Um único jogo consiste em vários dias e noites, permitindo que os jogadores percorram seu baralho para maximizar cada turno de exploração, recrutamento e batalha.
O mundo é gerado aleatoriamente conforme os jogadores exploram cada ladrilho, descobrindo círculos de feitiços, torres de magos e ruínas antigas, com o objetivo final de cercar uma cidade inteira de vilões. Mage Knight inclui modos cooperativos e competitivos – uma raridade em RPGs – embora, ironicamente, seja mais conhecido como um jogo solo estelar devido a longos turnos e planejamento tático avançado.
Mage Knight: Ultimate Edition, lançado em 2018, inclui todas as três expansões, tornando-o um bom lugar para começar. Um dos grandes entre os Melhores Boardgames de RPG
3. Betrayal Legacy
Betrayal at House on the Hill ganha uma campanha completa e efeitos duradouros entre cada jogada – com muitas chances de interpretar sua família condenada. Um interessante melhores boardgames de RPG.
Betrayal at House on the Hill continua sendo um dos melhores jogos de terror e narrativa emergente já feitos, com suas assombrações únicas no meio do jogo, transformando a exploração cooperativa de uma mansão mal-assombrada em uma paisagem de terror completa, muitas vezes com um jogador se tornando um vilão surpresa.
Betrayal Legacy combina a jogabilidade memorável do original com o popular sistema legado do designer Rob Daviau, criando uma campanha de terror multi-sessão. Como outros jogos legados, Betrayal Legacy inclui instruções específicas sobre quais cartas permanecem fechadas até serem desbloqueadas – e ocasionalmente destruídas. Em vez de jogar como um único personagem, os jogadores escolhem uma família.
Betrayal Legacy ocorre ao longo de várias décadas e gerações, com os membros da família envelhecendo ou passando sua curiosidade mortal (e heranças adquiridas) para seus descendentes. Nada como um pequeno trauma geracional para unir as pessoas em uma casa mal-assombrada.
4. Stuffed Fables
Com seu tabuleiro de livro de histórias e personagens fofinhos, Stuffed Fables é um passo inicial ideal para RPGs para jogadores mais jovens (e também para os mais velhos). Lembra da cena em Toy Story em que Buzz e Woody se encontram no quarto infantil do vizinho, cheio de brinquedos deformados? Em Toy Story eles acabam fazendo amigos, mas em Stuffed Fables os jogadores se preparam para a batalha.
Stuffed Fables é um jogo de tabuleiro de RPG exclusivo para crianças, estrelado por bichos de pelúcia como heróis que protegem uma jovem de pesadelos de infância. O tema está repleto de componentes e ideias encantadoras, incluindo o uso de recheios como pontos de vida e botões como moeda para comprar equipamentos, como colheres de madeira, blocos de brinquedo e elásticos, ao lado de heróis robustos como Lumpy, o elefante, e Flops, o coelho.
A campanha é composta por várias sessões usando o livro de aventuras em espiral, que contém os mapas em grade e histórias imersivas. Os jogadores tiram cinco dados de uma sacola, com a cor de cada dado indicando que tipo de ação pode ser realizada, como ataques corpo a corpo, cura ou busca.
A jogabilidade baseada em dados é intuitiva o suficiente para as crianças entenderem e igualmente agradável para os adultos, tornando Stuffed Fables um deleite raro para famílias de jogadores que procuram uma campanha mais carnuda (ou seria mais fofa?). Um jogo familiar entre os melhores boardgames de RPG.
5. Near and Far
A sequência de Above and Below, Near and Far é outro jogo que transforma o livro de um RPG em um tabuleiro jogável. Near and Far é a continuação do jogo de tabuleiro RPG Above and Below, do designer e artista Ryan Lakaut. Near and Far é jogado com um livro de mapas em espiral com 11 terras diferentes e um livro de histórias com dezenas de vinhetas.
Near and Far é um dos poucos jogos do tipo RPG a eliminar o combate tradicional e o rastreamento de masmorras em favor da exploração de cada terra, ganhando recursos e experimentando suas muitas histórias bem escritas. Os jogos podem ser jogados como aventuras únicas no modo Arcade ou como parte de uma história maior no modo Campanha ou Personagem.
O modo de campanha apresenta 10 sessões, com os jogadores desbloqueando novas habilidades conforme completam histórias, encontram tesouros e colocam seus acampamentos no mundo. O modo de personagem permite que os jogadores mergulhem ainda mais nos belos designs de personagens, seguindo um conjunto específico de histórias e caminhos para cada personagem em algumas sessões.
Near and Far é um jogo exclusivamente focado na história que não deve ser perdido por quem gosta do “RP” no RPG, ou seja, da interpretação. Ou seja, um grande entre os melhores boardgames de RPG.