Muito antes de se tornar uma categoria de games eletrônicos, os RPG eram a melhor maneira de deixar esse mundo para trás e viver como outra pessoa em um mundo de sonhos e fantasia. Hoje em dia muitos ainda tem suas dúvidas de como jogar RPG de mesa.

O RPG de mesa mais conhecido é sem dúvida o Dungeons and Dragons que foi desenvolvido pelo falecido Gary Gygax. No entanto, hoje existem muitos jogos diferentes que se baseiam no design básico de RPG de mesa.

O que é exatamente um RPG e como jogar?

Caso você não saiba, um RPG de mesa é um gênero de jogo que depende muito da narrativa. O que significa que esses jogos dependem fortemente de suas histórias e você pode pensar nisso como uma história que um grupo de pessoas senta e escreve em tempo real.

Ninguém sabe exatamente qual será essa história, mas com a ajuda do design do jogo você pode ter experiências realmente incríveis.

O que é exatamente um RPG e como jogar?
Entenda como funciona um RPG. Fonte/Reprodução: original.

Como jogador de um RPG de mesa, você assumirá o papel de personagem e quase sempre este é um personagem que você mesmo criou do zero, embora as regras do jogo o guiem quando se trata do que é permitido. Os outros jogadores ao redor da mesa também trazem os seus próprios personagens para a aventura. Juntos vocês devem enfrentar um cenário ou uma campanha inteira. Ninguém sabe exatamente o que acontecerá durante uma sessão de RPG de mesa, mas existe um método para não transformar tudo em uma grande bagunça.

Como os jogos de mesa funcionam em geral?

Embora exista uma enorme variedade de RPG de mesa no mercado, você verá que a maioria deles compartilham os mesmos elementos básicos. A base de qualquer jogo desse tipo é o sistema de regras. Alguns sistemas de regras são complexos e pesados. Dungeons & Dragons é um exemplo de um sistema cheio de regras. Quando existem muitas regras precisas e sofisticadas, isso significa que ninguém precisa se preocupar em como lidar com qualquer situação.

Como os jogos de mesa funcionam em geral?
Aprenda a como jogar RPG de mesa. Fonte/Reprodução: original.

Em tudo, desde a criação do seu personagem até o posicionamento em combate, você apenas precisa consultar os livros de regras para descobrir o caminho correto a seguir.  Literalmente, para qualquer coisa que você faça, as regras terão alguma maneira de explicar isso. Com esses sistemas de RPG pesados, você pode esperar que os jogos demorem uma quantidade significativa de tempo para serem concluídos.

Na verdade, é completamente normal que as campanhas levem semanas ou meses. O combate leva muito tempo para ser resolvido e, é claro, há muita literatura. Muitas vezes, você precisa comprar vários livros para ter todas as informações em mãos para jogar. Os sistemas de regras leves adotam uma abordagem mais flexível em todos os aspectos de um RPG. Eles não demoram muito para configurar ou jogar. Há muita flexibilidade quando se trata de moldar as coisas da maneira que você deseja. Esses jogos também são mais baratos e não exigem tantos acessórios.

Mestre de jogo

Todo RPG de mesa requer um mestre de jogo. Essa pessoa não é um jogador, mas quem organiza o jogo. Isso significa que eles preparam a história – os vários desafios e eventos e tudo o que for preciso para que o jogo corra bem. O mestre do jogo também é quem aplica as regras durante o jogo; certificando-se de que as coisas aconteçam de maneira justa. 

Mestre de jogo
Saiba como mestrar. Fonte/Reprodução: original.

O papel mais importante que o mestre do jogo desempenha é dar vida à história. Ele descreve o cenário e os personagens; dubla os NPCS ou personagens que não são jogadores, e confere qualquer informação que os jogadores possam precisar. Um bom mestre de jogos é o coração de uma lendária sessão de RPG.

Um caleidoscópio de gêneros

Dungeons and Dragons pode ser o RPG de mesa mais conhecido no mundo, mas isso não significa que todos os RPGs de mesa sejam definidos em cenários de alta fantasia. Na verdade, você pode encontrar RPGs de mesa em praticamente todos os gêneros de ficção que você possa imaginar. Existem muitos jogos de ficção científica. Pós-apocalípticos. Também existem muitos RPGs de mesa que são adaptações de livros, filmes, videogames e televisão.

Portanto, se você não gosta particularmente de fantasia, não há nada que o impeça de interpretar um comandante de nave estelar ou um detetive em um mistério de assassinato. Sistemas como o GURPS não são voltados para nenhum gênero em particular, mas funcionam com qualquer configuração.

O que torna os RPGs de mesa impressionantes?

Há uma razão para os RPGs de mesa sobreviverem até agora à revolução dos videogames. Há uma área em que os jogos eletrônicos ainda não alcançaram a flexibilidade narrativa que os jogos de mesa oferecem. Atualmente, não existe um programa de computador que possa reagir e se adaptar da maneira que uma campanha de lápis e papel pode fazer.

É uma expressão da tradição humana mais fundamental – contar histórias. É isso que torna esses jogos tão incríveis.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *