Aprenda a como usar o alinhamento no RPG
As atitudes morais e pessoais gerais de uma criatura são representadas por seu alinhamento.
O alinhamento é uma ferramenta para desenvolver a identidade do seu personagem. Não é uma camisa de força por restringir seu personagem. Cada alinhamento representa uma ampla gama de tipos de personalidade ou filosofias pessoais; portanto, dois caracteres do mesmo alinhamento ainda podem ser bem diferentes um do outro. Além disso, poucas pessoas são completamente consistentes.
Bem X Mal: qual escolher?
Bons personagens e criaturas protegem a vida de inocente. Personagens e criaturas malignas degradam e destroem a vida de todos, por diversão ou lucro.
- Bom: implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação pela dignidade dos seres sencientes. Bons personagens fazem sacrifícios pessoais para ajudar os outros.
- Mal: implica ferir, oprimir e matar os outros. Algumas criaturas malignas simplesmente não têm compaixão pelos outros e matam sem escrúpulos se isso for conveniente. Outros perseguem ativamente o mal, matando por esporte ou por obrigação a alguma divindade, ou mestre.
- Neutros: Pessoas neutras em relação ao bem e ao mal têm escrúpulos em matar os inocentes, mas não têm o compromisso de realizar sacrifícios para proteger ou ajudar os outros. Pessoas neutras são comprometidas com os outros por relacionamentos pessoais.
Ser bom ou mau pode ser uma escolha consciente. Para a maioria das pessoas, porém, ser bom ou mau é uma atitude que se reconhece, mas não escolhe. Ser neutro no eixo do bem-mal geralmente representa uma falta de comprometimento de uma maneira ou de outra, mas para alguns representa um comprometimento positivo com uma visão equilibrada.
Embora reconheçam que o bem e o mal são estados objetivos, não apenas opiniões, essas pessoas sustentam que um equilíbrio entre os dois é o lugar apropriado para as pessoas, ou pelo menos para elas. Animais e outras criaturas incapazes de ação moral são neutros, em vez de bons ou maus. Até víboras e tigres mortais que comem pessoas são neutros porque não têm capacidade de comportamento moralmente certo ou errado.
Leal X Caótico
Personagens legais dizem a verdade, cumprem sua palavra, respeitam autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seus deveres.
Personagens caóticos seguem suas consciências, se ressentem de saber o que fazer, favorecem novas idéias sobre a tradição e fazem o que prometem, se quiserem. A Lei implica honra, confiabilidade, obediência à autoridade e confiabilidade. No lado negativo, a legalidade pode incluir a mente fechada, a adesão reacionária à tradição, o julgamento e a falta de adaptabilidade.
Aqueles que conscientemente promovem a legalidade dizem que apenas o comportamento legal cria uma sociedade na qual as pessoas podem depender umas das outras e tomar as decisões certas com total confiança de que outras pessoas agirão como deveriam.
O caos implica na liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, o caos pode incluir imprudência, ressentimento em relação à autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade. Aqueles que promovem o comportamento caótico diz que apenas a liberdade pessoal irrestrita permite que as pessoas se expressem plenamente e permite que a sociedade se beneficie do potencial que seus indivíduos têm dentro delas.
Alguém neutro em relação à lei e ao caos tem um respeito normal pela autoridade e não sente nem uma compulsão por obedecer, nem uma compulsão por se rebelar. Ela é honesta, mas pode ser tentada a mentir ou enganar os outros. A devoção à lei ou ao caos pode ser uma escolha consciente, mas mais frequentemente é um traço de personalidade reconhecido em vez de ser escolhido.
A neutralidade no eixo legal-caótico geralmente é simplesmente um estado intermediário, um estado de não se sentir compelido a um lado ou a outro. Alguns poucos neutros, no entanto, defendem a neutralidade como superior à lei ou ao caos, considerando cada um como um extremo, com seus próprios pontos cegos e desvantagens.
Animais e outras criaturas incapazes de ação moral são neutros. Os cães podem ser obedientes e os gatos de espírito livre, mas eles não têm a capacidade moral de serem verdadeiramente legais ou caóticos.
Conheça os nove alinhamentos
Nove alinhamentos distintos definem todas as combinações possíveis do eixo legal-caótico com o eixo bem-mal. Cada descrição de alinhamento abaixo representa um caractere típico desse alinhamento. Lembre-se de que os indivíduos variam desta norma e que um determinado personagem pode agir mais ou menos de acordo com o seu alinhamento dia após dia. Use essas descrições como diretrizes, não como scripts.
Os seis primeiros alinhamentos, do bem legal ao neutro caótico, são os alinhamentos padrão para os personagens dos jogadores. Os três alinhamentos malignos são para monstros e vilões.
Bom e Leal: cavaleiro
Um bom personagem leal age como uma pessoa boa que se espera ou é obrigada a agir. Ele combina o compromisso de opor-se ao mal com a disciplina de lutar incansavelmente. Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os necessitados e fala contra a injustiça. Um bom caráter legal odeia ver os culpados ficarem impunes.
O bem legítimo é o melhor alinhamento possível, porque combina honra e compaixão. O bem legítimo pode ser um alinhamento perigoso quando restringe a liberdade e criminaliza o interesse próprio.
Bom e neutro: benfeitor
Um bom personagem neutro faz o melhor que uma boa pessoa pode fazer. Ele é dedicado a ajudar os outros. Ele trabalha com reis e magistrados, mas não se sente obrigado a eles.
O bem neutro é o melhor alinhamento possível, porque significa fazer o que é bom sem preconceitos a favor ou contra a ordem.
O bem neutro pode ser um alinhamento perigoso quando promove a mediocridade, limitando as ações dos verdadeiramente capazes.
Bom e caótico: rebelde
Um bom personagem caótico age quando sua consciência o dirige com pouca consideração pelo que os outros esperam dele. Ele segue seu próprio caminho, mas é gentil e benevolente. Ele acredita no bem e no direito, mas tem pouco uso para leis e regulamentos. Ele odeia quando as pessoas tentam intimidar os outros e lhes dizem o que fazer. Ele segue sua própria bússola moral, que, apesar de boa, pode não concordar com a da sociedade.
O bom caótico é o melhor alinhamento possível, porque combina um bom coração com um espírito livre.
O bom caótico pode ser um alinhamento perigoso quando rompe a ordem da sociedade e pune aqueles que se dão bem.
Neutro leal: juiz
Um personagem neutro leal age como lei, tradição ou um código pessoal a direciona. Ordem e organização são fundamentais para ela. Ela pode acreditar na ordem pessoal e viver de acordo com um código ou padrão, ou pode acreditar na ordem de todos e favorecer um governo forte e organizado.
O neutro leal é o melhor alinhamento que você pode ser, porque significa que você é confiável e honrado sem ser um fanático.
O neutro leal pode ser um alinhamento perigoso quando procura eliminar toda liberdade, escolha e diversidade da sociedade.
Neutro: indeciso
Um personagem neutro faz o que parece ser uma boa ideia. Ela não se sente fortemente de um jeito ou de outro quando se trata de bem versus mal ou lei versus caos. A maioria dos personagens neutros exibe falta de convicção ou preconceito, e não um compromisso com a neutralidade.
Tal personagem considera o bem melhor do que o mal – afinal, ela prefere ter bons vizinhos e governantes do que maus. Ainda assim, ela não está pessoalmente comprometida em defender o bem de maneira abstrata ou universal.
Alguns personagens neutros, por outro lado, comprometem-se filosoficamente à neutralidade. Eles vêem o bem, o mal, a lei e o caos como preconceitos e extremos perigosos. Eles defendem o caminho intermediário da neutralidade como o melhor e mais equilibrado caminho a longo prazo.
Neutro é o melhor alinhamento possível, pois significa que você age naturalmente, sem preconceitos ou compulsões. O neutro pode ser um alinhamento perigoso quando representa apatia, indiferença e falta de convicção.
Neutro caótico: espírito livre
Um personagem neutro caótico segue seus caprichos. Ele é um individualista, primeiro e último. Ele valoriza sua própria liberdade, mas não se esforça para proteger a liberdade dos outros.
Ele evita autoridade, se ressente de restrições e desafia tradições. Um personagem neutro caótico não perturba intencionalmente as organizações como parte de uma campanha de anarquia. Para fazer isso, ele teria que ser motivado pelo bem (e um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (e um desejo de fazer com que aqueles diferentes de si sofressem).
Um personagem neutro caótico pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. Ele não tem tanta probabilidade de pular de uma ponte como atravessá-la.
O neutro caótico é o melhor alinhamento que você pode ser, porque representa a verdadeira liberdade das restrições da sociedade e do zelo de quem faz o bem.
O neutro caótico pode ser um alinhamento perigoso quando procura eliminar toda autoridade, harmonia e ordem na sociedade.
Mal Leal: dominador
Um vilão maligno leal leva metodicamente o que quer dentro dos limites de seu código de conduta, sem levar em consideração quem dói. Ele se preocupa com a tradição, lealdade e ordem, mas não com liberdade, dignidade ou vida.
Ele joga de acordo com as regras, mas sem piedade ou compaixão. Ele se sente à vontade em uma hierarquia e gostaria de governar, mas está disposto a servir. Ele condena os outros não de acordo com suas ações, mas de acordo com raça, religião, pátria ou posição social. Ele é relutante em violar leis ou promessas.
Essa relutância vem em parte de sua natureza e em parte porque ele depende da ordem de se proteger daqueles que se opõem a ele por razões morais. Alguns vilões maus legais têm tabus específicos, como não matar a sangue frio (mas fazer com que os subordinados o façam) ou não deixar que as crianças sejam prejudicadas (se puderem ser ajudadas). Eles imaginam que esses argumentos os colocam acima de vilões sem princípios.
Algumas pessoas e criaturas más legais se comprometem com o mal com um zelo como o de um cruzado comprometido com o bem. Além de estarem dispostos a magoar os outros para seus próprios fins, eles têm prazer em espalhar o mal como um fim em si. Eles também podem ver fazer o mal como parte de um dever para com uma divindade ou mestre do mal.
O mal legítimo às vezes é chamado de “diabólico”, porque os demônios são o epítome do mal legítimo.
As criaturas malignas legais consideram o seu alinhamento o melhor porque combina honra com um interesse próprio dedicado.
O mal legítimo é o alinhamento mais perigoso porque representa um mal metódico, intencional e frequentemente bem-sucedido.
Mal Neutro: malfeitor
Um vilão maligno neutro faz o que quer que possa fazer. Ela é por si mesma, pura e simples. Ela não derrama lágrimas por quem mata, seja por lucro, esporte ou conveniência. Ela não gosta de ordem e não tem ilusão de que seguir leis, tradições ou códigos a tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ela não tem a natureza inquieta ou o amor ao conflito que um vilão caótico e malvado tem.
Alguns vilões neutros do mal sustentam o mal como um ideal, cometendo o mal por si mesmos. Na maioria das vezes, esses vilões são dedicados a divindades más ou sociedades secretas.
Os seres malignos neutros consideram o seu alinhamento o melhor, porque eles podem avançar sem se importar com os outros. O mal neutro é o alinhamento mais perigoso, porque representa o mal puro, sem honra e sem variação.
Mal caótico: destruidor
Um personagem caótico do mal faz o que quer que sua ganância, ódio e desejo de destruição o levem a fazer. Ele é temperamental, cruel, arbitrariamente violento e imprevisível. Se ele simplesmente procura o que pode obter, é implacável e brutal.
Se ele está comprometido com a propagação do mal e do caos, ele é ainda pior. Felizmente, seus planos são aleatórios e todos os grupos aos quais ele se junta ou formam são mal organizados. Normalmente, pessoas más e caóticas podem ser forçadas a trabalhar juntas apenas pela força, e seu líder dura apenas enquanto ele pode impedir tentativas de derrubá-lo ou assassiná-lo.
O mal caótico às vezes é chamado “demoníaco” porque os demônios são o epítome do mal caótico. Seres malignos caóticos acreditam que seu alinhamento é o melhor porque combina interesse próprio e pura liberdade. O mal caótico é o alinhamento mais perigoso, porque representa a destruição não apenas da beleza e da vida, mas também da ordem da qual a beleza e a vida dependem.
O que é classe no RPG?
um método comum de arbitrar as capacidades de diferentes personagens do jogo é atribuir a cada um a uma classe de personagem.
O que é um ranger no RPG?
Em jogos de RPG, o ranger é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, também chamado D&D e Pathfinder Roleplaying Game.