Armas medievais de projéteis para RPG: quais as principais e suas características

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Se você está montando um Personagem para RPG com foco em armas a distância, você precisa conferir o nosso Manual de Armas medievais de projéteis para RPG.

Hoje vamos te mostrar as principais características dessas armas e as diferentes de alcance e dano que elas possuem nos sistemas RPGs.

Se liga nas nossas dicas agora mesmo e torne-se um arqueiro de alto escalão! 

O que são as armas medievais de projéteis para RPG?

Armas medievais de projéteis para RPG são simplesmente as armas a distância que precisam de munições.

O que são as armas medievais de projéteis para RPG?
Projeteis para RPG. Fonte/Reprodução: original.

Cada arma possui determinadas características de uso, além de um potencial diferente de dano. Bora se aprofundar um pouco mais?

Arco: Descrição, Tipos, Alcance e Peso 

O arco é uma arma feita com um pedaço único e semi-curvo de madeira, com suas extremidades sendo amarradas por uma fibra vegetal ou tendão de algum animal, de modo que impulsione dardos ou flechas a longas distâncias.

A força de impacto é definida pela pressão da corda. Quanto mais o arqueiro consegue puxar a corda, maior será a pressão, portanto, maior o estrago no alvo.

Arco Composto

Esse arco possui um imenso poder de destruição e longo alcance, já que é feito por vários pedaços de madeiras semi-curvadas, que aumentam a potência de impacto da arma.

São armas raras no RPG, sendo feitas apenas por armeiros renomados e experientes.

Dão entre 1d10 e 1d12 de dano, além de ter a possibilidade de receber melhorias e incrementos que aumentam os bônus de dano.

Arco Longo

Sendo considerado uma arma marcial, o Arco Longo tem a partir de 180 cm de envergadura, e é necessário um bom treinamento para utilizá-lo com eficiência.

Normalmente fornecem dados de dano que variam entre 1d6, 1d8 ou até 1d10.

Arco Curto

Esses são os tipos mais conhecidos e comuns de arcos, são consideradas armas simples, sendo usadas até por Personagens sem conhecimento marcial, como os Feiticeiros.

Por serem armas básicas, vão causar normalmente de 1d4 a 1d6 de dano.

Besta: Descrição, Tipos, Alcance e Peso

Essa arma permite que Personagens sem nenhum tipo de habilidade marcial consigam desferir grandes disparos usando um mecanismo que tensiona a corda.

Sem precisar usar a força para puxar a corda, os besteiros têm mais isonomia nos braços e cansam menos. 

Esse mecanismo também proporciona mais tensão e força de impacto do que a tensão manual de um arco.

Besta Pesada

Essa é uma das melhores armas medievais de projéteis para RPG! A Besta Pesada é considerada uma arma marcial e é necessário um treinamento específico, como o de Guerreiros ou Guardiões, para usá-la.

Causando danos que variam de 1d8 a 1d12, são extremamente mortais e pesadas. Por conta de sua complexidade e peso, é necessário utilizar as duas mãos para usar essa arma corretamente.

Besta Pesada de Repetição

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Essa besta funciona exatamente como a Besta Pesada, mas o seu mecanismo é automático, ou seja, o Personagem consegue recarregar a arma com mais facilidade.

Sendo assim, é possível atirar mais de um virote no mesmo turno, e cada virote pode dar de 1d6 a 1d8 de dano.

Esse número varia com a qualidade da arma, podendo chegar a 6 dardos por turno nas armas mais complexas.

Besta Leve

Esse tipo de besta é para Personagens que mesclam a mobilidade com capacidade ofensiva, mantendo um bom equilíbrio entre os dois.

A besta leve é uma arma simples, então ela pode ser usada por muitas Classes de Personagem que não tem treinamento marcial. O dano dessa arma normalmente é de 1d6 a 1d8 de dano, variando conforme o cenário.

Besta Leve de Repetição

A Besta Leve de Repetição é simplesmente uma Besta Leve que foi atualizada e recebeu um mecanismo para automatizar seus disparos.

Ignorando a propriedade Recarga das bestas, o Personagem consegue atirar vários projéteis na rodada e aumenta o dano causado de 1d6 para 6d6, se acertar todos os disparos.

Besta de Mão

A Besta de mão é a versão mais móvel e simples das bestas, sendo também a que tem menos potência e menos alcance.

São armas usadas por alguns Conjuradores quando estão sem Espaços de Magia ou Pontos de Mana e dão danos de 1d4 a 1d6.

Armas Medievais de Pólvora

Alguns sistemas trabalham um outro nível de armas medievais de projéteis para RPG: as armas de fogo.

Com esse avanço tecnológico, as armas a distância passaram a ter mais potencial destrutivo, se liga só:

Arcabuz

Uma arma simples, de cano médio, que dispara uma rajada de projéteis.

É uma arma leve, também conhecida como Espingarda, e pode dar um dano de 2d6 por disparo, atingindo todos que estiverem numa área de até 6 metros quadrados! 

Mosquete

Um mosquete é a evolução do arcabuz, sendo uma arma mais pesada, com um cano maior e mais largo.

Suas características permitem que o projétil da arma penetre em armaduras pesadas e cause muito dano de uma vez só.

É uma arma que causa de 4d6 a 6d6 de dano em um único alvo, nada mal, não é mesmo?

Mosquetão 

É exatamente igual ao mosquete, mas possui um cano mais largo e um pouco menor. Isso reduz o alcance do disparo, mas aumenta o poder de fogo para inimigos próximos.

O Mosquetão pode causar até 8d6 de dano e ainda pode derrubar um alvo, então compensa perder um pouco da mobilidade por conta dela.

Seja você besteiro, arqueiro ou até mesmo um pistoleiro medieval, tenho certeza que gostou do Guia completo sobre Armas medievais de projéteis para RPG, não é mesmo?

Hoje focamos na parte mecânica das armas a distância para deixar o pessoal da retaguarda pronto para escolher sua arma.

Espero que suas dúvidas não existam mais e que seus inimigos não tenham chances de ver o que os atingiu, então até a próxima!

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