Atributos e modificadores: o que são e como usar?
Quer montar a sua ficha de Personagem, mas não sabe como funciona as mecânicas de atributos e modificadores, apesar de já tem todo o conceito de interpretação, e elaborou uma ótima história? Chegou a hora de conferir nosso guia, onde explicamos o que são essas mecânicas, confere aê!
O que são os atributos e modificadores?
O valor de um atributo demonstra a competência nas atividades dessa área, pois quanto maior esse valor, mais dominante na área o Personagem será.
Os atributos dividem as ações dos Jogadores em áreas e refletem as 6 habilidades básicas dos Personagens de RPG, e tentar qualquer tipo de ação exigirá o uso de um atributo. São eles:
- Força;
- Destreza;
- Constituição;
- Inteligencia;
- Carisma;
- Sabedoria.
Um Personagem de Jogador tem como limite o valor de 20 para qualquer um dos 6 atributos de D&D, a menos que sua Classe diga o contrário (como é o caso dos Bárbaros).
Os modificadores são bônus aplicados nas rolagens dos testes de atributo, onde esses bônus variam conforme o progresso de atributos do Personagem.
Como escolher os Atributos e modificadores para o seu personagem?
De acordo com sua Classe e a proposta que quer mandar para o seu Personagem, o Jogador deve ficar atento ao escolher uma Raça adequada e que consiga atender suas expectativas no jogo.
Cada raça normalmente dá +2 em 1 atributo, e +1 em 1 outro atributo, e esse Aumento no Valor de Habilidade pode ser escolhido para otimizar as forças do seu Personagem.
Se você jogará com um combatente corpo a corpo, que é um exímio mestre de armas, você provavelmente precisará investir em Força, então, escolha raças que aumentem esse atributo. Você pode combar, por exemplo, com um Meio-orc, Draconato ou um clássico Anão das Montanhas, pois todas essas raças dão +2 em Força, além de outras habilidades raciais.
Quais são os atributos e modificadores?
Em D&D, as áreas do jogo se separam em 6 atributos básicos, que definirão quais habilidades serão usadas em determinados testes.
De maneira geral, os modificadores vão de -5 a +10, ao escalar com os respectivos atributos, que vão de 1 a 30.
Quanto maior o valor de um atributo, mais o Personagem é familiarizado com ela, o que o faz dominar essa área e se destacar nela. Confere aí os exemplos básicos de habilidade:
Força
Força é seu poder corporal, que mede sua potência física e o quanto você consegue agir com força bruta.
Escalar penhascos, nadar em corredeiras ou contra ondas agitadas, saltos de longa distância, derrubar portas ou segurar coisas pesadas são exemplos típicos do uso dessa habilidade.
Destreza
Esse mede a agilidade geral e os reflexos do Personagem. A Destreza também serve para se mover em silêncio e se manter equilibrado em situações extremas.
O Personagem usa Destreza para se Esconder com testes de Furtividade, usa Acrobacia para se esgueirar em muros ou fazer cambalhotas, e Prestidigitação quando lida com habilidade manuais (trapacear em jogo de cartas, roubar moedas do bolso de alguém, abrir uma fechadura, etc).
Constituição
A Constituição mede sua força vital, pois é o representante da sua saúde e também da sua resistência em ir além dos limites naturais.
Trabalhar em algo pesado, marchar por horas, prender o fôlego embaixo d’água, ficar sem comida ou água, ou até mesmo receber doses de veneno, normalmente dependerão de um alto valor desse atributo.
Inteligência
Esse é o atributo que mostra sua habilidade de raciocínio, memorização e investigação. Mede sua precisão em reconhecer ou aprender fatos, sua acuidade mental e seu conhecimento geral sobre as coisas.
É o atributo-chave para os Magos, Guerreiros-Arcanos e Ladinos Trapaceiros usarem suas Conjurações.
Sabedoria
A Sabedoria reflete o quanto você é atento e perceptivo com o ambiente ao seu redor, ao medir sua intuição e aplicação de conhecimentos.
É o atributo que Clérigos e Druidas precisam valorizar, pois ajuda no seu número de magias e também em seus bônus de Conjuração.
Carisma
Esse atributo mede sua capacidade de interagir socialmente dentro do jogo, o que inclui fatores como sua personalidade, eloquência, confiança, capacidade de entreter ou intimidar alguém.
Esse é o atributo que muitas vezes é deixado de lado, pois grande parte dos Jogadores com alto nível de skill player conseguem contornar a falta de Carisma com muita capacidade de interpretação.
É importante que Feiticeiros, Bruxos, Bardos e até mesmo Paladinos tenham bons valores de Carisma para serem mais efetivos tanto na interação social quanto com suas magias.
Vale lembrar também que existem outros atributos opcionais como Sanidade e Honra, que o Mestre pode adicionar em suas bancas e dão mais opções específicas para cada ação.
Como usar os Atributos e modificadores em D&D 5e?
Um valor de atributo 8, o mais baixo para Jogadores, representa -1 nos testes dessa habilidade, enquanto que um Personagem com atributo 20, terá modificador +5 para testes de tal área.
É muito comum que os Jogadores optem por escolhas que favoreçam o atributo-chave de sua Classe.
Magos castam suas magias através de estudos e práticas baseados em sua Inteligência. Combatentes armados podem escolher entre Força ou Destreza. Bruxos e Feiticeiros tiram seu poder mágico do atributo Carisma, e por aí vai.
Se você chegou até aqui, tenho certeza que aprendeu tudo sobre os atributos e modificadores! Agora, esses valores serão bem fáceis de usar e você não vai mais confundir nenhum termo durante suas sessões e rolagens.
Faltou algum ponto a ser destacado? Ficou com alguma dúvida? Conta aí embaixo pra gente que estamos aqui para te ajudar. Até a próxima!