Carisma em D&D 5e
Carisma é um dos 6 atributos-base de Dungeons and Dragons e é usado para definir o poder mental e social de cada criatura.
Toda interação social no RPG pode acarretar um Teste de Carisma e é como o sistema mede a personalidade ou capacidade mental dos Personagens.
Quando o Mestre pede um Teste para você interagir socialmente com outro Personagem, você usa o Carisma e qualquer outro bônus aplicável.
Aprenda agora detalhes sobre esse atributo e tire suas dúvidas de uma vez por todas!
O que é Carisma em D&D 5e?
Carisma é a forma como o sistema mede o poder da personalidade de cada personagem.
Fatores como confiança, veracidade, eloquência, aparência e desenvoltura são levados em conta para definir o quão o seu personagem é carismático.
Além disso, o Carisma também é o atributo-chave a ser utilizado por Bruxos, Feiticeiros e pelos Bardos para conjurar seus poderes mágicos.
Para que serve a Carisma?
Essencial na construção de Personagens Conjuradores como Feiticeiros, Bruxos e Bardos, o Carisma é o atributo que rege o poder mágico dessas Classes, influenciando no bônus de ataque mágico, número de magias e também na dificuldade para os monstros passarem em Testes de Resistência à essas magias.
Carisma deve ser o atributo principal dessas Classes, mas também ajuda qualquer outro Personagem nas perícias que são relacionadas a esse atributo, fornecendo bônus nos testes de perícia ou de resistência.
Quando você lida com interações sociais e momentos de interpretação, você está usando o Carisma do seu Personagem e o Mestre pode intervir e pedir Testes de Carisma para definir o resultado das suas ações.
Como fazer a verificação de Carisma?
Quando o Mestre pedir para você fazer uma rolagem de Carisma, você deve rolar 1d20 e somar o bônus adequado ao teste em questão.
Se ele for um teste simples de Carisma, o resultado final será (1d20 + modificador de Carisma).
Mas esse teste pode envolver o uso de uma Perícia relacionada, e você deve ficar atento para adicionar corretamente seu Bônus de Proficiência caso tenha treinado essa Perícia.
Enganação
Iludir alguém com segundas intenções, ludibriar um comerciante em uma troca vantajosa para si, usar disfarces de forma convincente ou não dar sinais de que está mentindo em situações de flagrante, todos esses exemplos são aplicações da perícia Enganação.
Se você quer agir de forma ardilosa, omitindo ou escondendo a verdade, seja através de suas ações ou palavras, você provavelmente precisa de um teste dessa Perícia.
Intimidação
Quando você pratica ameaças, comete ações hostis ou até mesmo usa de ataques físicos para obter informações ou influenciar as ações de alguma criatura, você está explorando toda a extensão da Perícia Intimidação.
Sacar uma espada e ameaçar bandidos que espreitam em uma rua, interrogar prisioneiros a fim de informações importantes ou simplesmente soltar um “Sabe com quem você está falando?” provavelmente vão gerar um teste de Carisma relacionado a essa perícia.
Performance
Essa perícia, também apresentada como Atuação, mede seu nível na arte do entretenimento, seja através da música, dança, canções ou apresentação de algum instrumento.
Tocar alaúde para o público de uma taberna, fazer uma dança sensual em um evento ou simplesmente distrair guardas para seus amigos passarem para uma área restrita são exemplos do uso dessa perícia.
Persuasão
Usando de toda sua delicadeza e polidez social, você age de boa-fé, com o intuito de promover laços de encontro, estreitar amizades, realizar pedidos amistosos.
Mediar uma negociação de paz entre 2 povos, inspirar o povo de uma vila perante uma questão importante ou convencer um guarda a deixá-lo conversar com uma pessoa importante ou o lorde de uma cidade, seja qual for o exemplo usado, se ele for seguido sem o uso de força ou mentiras, ele será um teste da perícia Persuasão.
Outros testes de Carisma
Testes de Carisma também são gerados a partir de decisões do Mestre para situações específicas e efeitos de magia.
Quando seu Personagem quer entrar em uma aglomeração para bisbilhotar o que aconteceu ou quando ele chega na taberna local e quer determinar quem pode ser a melhor pessoa dali para perguntar sobre algum fato ou boato, o Mestre da banca pode pedir uma rolagem de Teste de Carisma (1d20+modificador).
Além disso, Magias como Perdição, Acalmar Emoções, Banimento e Similaridade vão pedir um Teste de Resistência de Carisma para não ser afetado pelos efeitos.
Quais classes usam a habilidade de conjuração?
Para os Conjuradores, Carisma pode se tornar essencial, é o caso de Bruxos e também dos Bardos e Feiticeiros.
Essas Classes têm como atributo principal o atributo Carisma. É esse atributo que define seu poder de ataque mágico e regula a dificuldade para os monstros passarem nos seus Testes de Resistência.
Carisma é um atributo que vai se relacionar diretamente com um dos pilares principais do RPG, a Interação Social, e Personagens que querem explorar essa área, devem investir em ter um bom valor de Carisma e treinar todas as Perícias relacionadas.
Em um RPG mais voltado para o combate, caso de Dungeons and Dragons, o Carisma acaba parecendo um atributo negligenciável, pois Jogadores com bom nível de interpretação conseguem burlar o sistema e conseguir resolver as situações de interações sociais sem o uso de Testes.
Caso não seja seu caso, agora você tem o tutorial de como explorar as Perícias deste atributo e ganhar Bônus ao fazer seus respectivos Testes e ter um Personagem carismático e envolvente.