Criando seu personagem: Conheça as Classes de D&D 5E!
É novato no mundo dos RPGs de mesa e acabou de ser apresentado as classes de D&D e deseja saber mais delas?
Então confira aqui mais informações sobre as classes de D&D, o que elas são, como funcionam, além de outras informações como o que são subclasses e um pouco sobre algumas classes que achamos interessantes de você conhecer.
O que são Classes em D&D?
Para início de conversa, o que são classes em D&D? As classes em D&D são uma série de arquétipos de personagens, ou seja, cada classe une características, equipamentos e habilidades que irão determinar o que o seu personagem pode fazer no jogo.
As classes vão sendo evoluídas ao longo do jogo de acordo com que o jogador vai conseguindo XP e subindo, podendo assim aprender novas habilidades que o jogador escolher para seu personagem. Ou seja, caso na campanha tenham dois personagens da mesma classe, eles podem possuir habilidades completamente diferentes conforme o gosto dos jogadores.
Subclasses
Por mais que o termo subclasse possua mais de um significado, como por exemplo, designar um personagem que possui mais de uma classe. O termo subclasse costuma ser utilizado para se referir a pequenas variações que podem existir em uma classe.
Essas subclasses inclusive pode liberar habilidades, equipamentos e até mesmo perícias diferentes para a classe escolhida pelo jogador.
Alguns exemplos de subclasses existentes em D&D são: Campeão, uma subclasse da classe de Guerreiro, Assassino, subclasse de Ladino e provavelmente uma das subclasses mais populares que existe, que no caso é o Necromante, que pode ser tanto uma subclasse de Mago quanto de Bruxo.
Quais as principais classes de D&D?
Mas afinal quais são as classes de D&D e quantas são no total? Atualmente o D&D 5E conta com 13 classes principais diferentes para serem escolhidas pelos jogadores.
As 13 classes de D&D são as seguintes:
- Artífice;
- Bárbaro;
- Bardo;
- Bruxo;
- Clérigo;
- Druida;
- Feiticeiro;
- Guardião (também conhecido como Ranger ou Patrulheiro);
- Guerreiro;
- Ladino;
- Mago;
- Monge;
- Paladino.
A seguir veja sobre algumas classes de D&D que achamos interessante de você conhecer um pouco sobre.
Artífice
A classe Artífice são personagens geniais, sendo sempre inventores, metalúrgicos e/ou alquimistas que utilizam seus conhecimentos de ciência e tecnologia com magia para criar seus equipamentos.
Enquanto classes de combate utilizam armas corpo a corpo e classes conjuradoras usa a magia, o Artífice auxiliará sua equipe usando armas de fogo, bombas e até mesmo autômatos para o auxiliar em combate.
Bárbaro
Os Bárbaros são uma classe de guerreiros vindos de terras distantes, tendo suas próprias tradições e culturas.
Os Bárbaros podem ser guerreiros que carregam a brutalidade da sobrevivência na natureza ou até mesmo ser o possuidor de conhecimento de espíritos ancestrais. Eles são lutadores bastante poderosos, que utilizam da fúria que faz seu poder e força aumentarem em combate.
Além de causarem muito dano, os Bárbaros também conseguem aguentar dano, sendo muitas vezes os tanques da equipe, eles também podem sentir o perigo através dos seus sentidos.
Bruxo
Os bruxos são uma classe de conjuradores de magia, porém diferente de magos que aprendem magia através de estudos e de feiticeiros que sua magia é uma herança de sangue, os bruxos aprendem magias através de um pacto com uma entidade.
O pacto pode ser feito com demônios, entidades malignas, um ser antigo interdimensional, um ser celestial, um espírito protetor, a própria morte, entre outras entidades disponíveis, algumas sendo malignas e outras não.
Algo interessante da classe Bruxo é que as habilidades e poderes que o personagem poderá aprender irá variar conforme a entidade na qual o Bruxo fez pacto, concedendo habilidades e efeitos únicos para cada classe.
Além disso o jogador pode se especializar em magias ofensivas de longo alcance, suporte para auxiliar a equipe, armas mágicas e focar no combate corpo a corpo. Existem os feitiços de controle e manipulação de inimigos, ou até mesmo a possibilidade de unir todas as opções em um único personagem, se tornando bastante versátil na equipe.
Guerreiro
Sendo considerada a classe básica e mais fácil de se aprender a jogar RPG, os guerreiros são habilidosos lutadores, com grande especialidade em combate, seja ele de longa ou curta distância e o pouco uso de magia.
Jogando de Guerreiro o jogador tem a opção de ser um personagem que seja versátil com diferentes armas, ou um combatente especializado em uma única arma, estilo de combate ou manobra, podendo também focar em causar ou aguentar dano dos inimigos.
Por mais que seja uma classe simples, o Guerreiro é uma classe bastante utilizada por jogadores mais experientes.
Guardião
O Guardião, ou também chamado de Ranger, é uma classe que une um caçador, combatente, conjurador e explorador em um único personagem, se tornando um personagem com um conjunto versátil e letal.
Os guardiões podem focar e se especializarem no que desejarem, seja um ambiente e terreno, arma seja ela corpo a corpo ou longa distância, em alguma criatura, companheiros animais ou em uso de magias de menor escala. Além da possibilidade de ser especializado em uma única coisa, o jogador pode fazer com que seu Guardião possua um pouco de conhecimento de cada uma das áreas possíveis de especialidade.
Como escolher sua classe de D&D 5E?
Daremos para você dicas para escolher, a primeira é que caso você seja uma pessoa que ainda esteja começando a entrar neste mundo de D&D, recomendamos escolher classes mais fáceis de serem aprendidas de ser jogadas, como por exemplo Guerreiro, Bárbaro, Mago e Clérigo.
Caso seja um jogador mais experiente ou um novato que deseja aprender a jogar com uma classe, recomendamos você escolher a classe que mais te chame atenção e te agrade. Outra recomendação que damos para um jogador experiente é a de jogar com uma classe que não tenha jogado com ela ainda.
Estas são as classes de D&D e um pouco das informações de algumas delas que podem te ajudar a escolher com qual jogar.