Classes em D&D 5e: quais são?
No Livro do Jogador da 5e, são apresentadas 12 opções de Classe em D&D para fazer seu Personagem, que são divididas de acordo com a função e as características de cada aventureiro.
Escolher uma Classe para seu Personagem é uma tarefa crucial, que definirá sua relação com o grupo, sua interação com o cenário e também a função em encontros de combate ou interação social.
O que são as classes em D&D?
Classes em D&D são representações típicas de aventureiros, separadas agora em 12 espectros distintos na 5 edição de Dungeons and Dragons.
Os aventureiros e heróis exploram desafios que pessoas comuns jamais ousariam enfrentar e alguns sequer acreditam que tais desafios existam. Mais que uma simples profissão, a Classe em D&D é a vocação do seu Personagem, que molda sua interação e percepção do mundo ao seu redor.
Como escolher a classe ideal?
Para escolher uma Classe em D&D que você curta jogar, é preciso ter em mente qual seu estilo de jogo e como cada uma atua no jogo.
Guerreiros, Bárbaros, Ladinos, Patrulheiro e Monge são tradicionalmente combatentes versáteis, que atuam tanto na linha de frente, na proteção da retaguarda ou operam através de infiltrações.
Paladinos e Clérigos serão principalmente guerreiros combatentes, porém, com acesso a algumas magias e habilidades, fruto do seu juramento a uma divindade ou causa.
Bardos, Bruxos, Magos e Feiticeiros são os conjuradores do jogo. São arcanistas completos, que normalmente não precisam do combate corpo a corpo.
Magos e Bardos são conjuradores mais versáteis, que tem mais opções para oferecer suporte, buffs e controlar o ambiente do cenário, enquanto que Bruxos e Feiticeiros têm acesso a uma quantidade menor de magias, porém, trazem mais opções particulares de uso e também maior poder de fogo.
Principais raças em D&D
Em D&D 5e, é apresentada uma lista com 9 raças fantásticas para montar seu Personagem. Cada raça tem habilidades próprias e únicas que impactam diretamente na jogabilidade.
Humanos têm predominância na maioria dos cenários, pois são o povo mais comum em grandes cidades, seguidos dos elfos, anões e halflings, Essas 4 formam os exemplos mais comuns de raças de Personagem do Jogador e formam o quarteto com o maior número entre os povos do cenário oficial da 5ª edição, Forgotten Realms.
Além desses, temos também os Draconatos, Gnomos e Tieflings, além das raças híbridas que são Meio-Elfo e Meio-Orc.
Classes
Todo Jogador começa o jogo com uma Classe em D&D, que definirá o que o personagem pode fazer e como atuará em algumas situações.
Cada classe dá ações, perícias e habilidades específicas para o personagem resolver os desafios da banca.
Bárbaro
Um guerreiro tribal dotado de enorme força e resistência, o Bárbaro é uma verdadeira máquina de matar, que consegue aguentar muita quantidade de dano. Sua característica principal é a Fúria, que fornece resistência a diversos tipos de dano, além de aumentar seu ataque com armas.
Movimentos rápidos, selvageria em combate, armas grandes e a falta de armadura definem bem a imagem de um verdadeiro Bárbaro.
Bardo
Essa Classe consegue extrair da música e da arte um dom arcano poderoso e mortal. Esse artista mágico consegue atuar tanto como atacante, quanto como defensor e protetor dentro de uma party, e também pode usar armas de ataque corpo a corpo com eficiência.
O Bardinho é uma das opções mais versáteis de Classe de personagem, pois atua muito bem em todas as áreas de combate, é extremamente voltado para a interação social e consegue ter mecânicas interessantes para exploração de ambiente.
Bruxo
Um conjurador que recebeu seus dotes místicos de uma criatura extremamente poderosa e de origem ancestral, o Bruxo possui uma das maiores capacidades de dano bruto do jogo.
Ao decifrar um pouco do Tecido do Multiverso e descobrir brechas nele, o Bruxo consegue fazer uma barganha ou pacto com alguma Entidade milenar, que dá poderes mágicos a ele, se o que o torna um conjurador de alto escalão, com magias poderosas e conhecimento arcano histórico.
Clérigo
Os deuses clamam por novos fiéis dispostos a lutar pela sua causa. Que os Clérigos se apresentem no Templo mais próximos!
Essa Classe é representada por guerreiros extremamente versáteis na arte da guerra, com atuação na linha de frente, seja no uso magias ou na luta de espada e escudo, mas também no suporte aos seus aliados.
São combatentes divinos e representam um Deus específico, podendo receber intervenção divina de acordo com seu clamor e causa.
Druida
Detentor de poderes ancestrais da natureza, o Druida é um personagem extremamente divertido e versátil de se jogar, pois pode atuar como um aventureiro de vários estilos. O Druida consegue ser um bom combatente, com acesso a magias de cura e suporte, além de ser um controlador de poderosos efeitos elementais e naturais.
O Druida mostra sua principal característica e fica overpower ao se transformar em algum animal. De corujas e águias rastreadoras a ursos resistentes ou lobos raivosos, essa classe em D&D pode até mesmo se transformar em bestas grandes, como dinossauros e polvo gigante.
O Druida é uma das melhores opções para quem gosta de tankar, dar muito dano e ser bom na exploração.
Feiticeiro
O Feiticeiro vem de uma linhagem mística ancestral ou receberam dons dos deuses. Seus dotes não vêm de bênçãos ou estudos, mas sim do puro poder bruto da mágica que corre naturalmente nas suas veias.
Muito poderoso e ofensivo no uso de magias, ainda consegue manipular a realidade e distorcer os efeitos mágicos e torná-los ainda mais perigosos e mortais. A baixa quantidade de magias conhecidas não é problema algum para quem pode distorcer a Trama Mágica.
Guardião
Com muitas mecânicas de exploração de cenário, essa Classe em D&D é responsável por mesclar magias naturais e dotes marciais poderosos.
A familiaridade com o ambiente selvagem ajudam o Guardião em ser um exímio predador e caçador, e eles lutam para proteger o ambiente natural a todo custo. É um explorador natural e um sobrevivente por natureza.
Guerreiro
Um verdadeiro mestre de armas e armaduras, com vasto conhecimento militar e treinamento árduo, uma das mais tradicionais dos RPGs.
Mercenários, guerrilheiros, campeões nobres, membros da Cavalaria Real ou soldados, há espaço para um Guerreiro em qualquer lugar.
Essa classe é mais voltada para estratégias e técnicas de combate, mas também pode atuar com eficiência na exploração de ambientes e conseguir interações sociais específicas.
Ladino
Ardilosos e astutos, o Ladino pode desferir grandes quantidades de dano sem ser tocado e às vezes sequer é visto pelos seus infelizes inimigos.
Com mecânicas de ataque com uso de venenos, junto a furtividade, tornam essa classe ainda mais mortal. O ladino também se destaca por receber um ótimo número de perícias, o que aumenta sua influência em diversas áreas do jogo.
O Ladino é uma das melhores Classes da 5e e consegue se destacar em todos os 3 pilares do RPG: combate, interações sociais e exploração de ambientes.
Mago
O mais icônico usuário de magia, a classe Mago está presente em todas as edições de D&D e também é muito comum no imaginário rpgista. Os Magos são estudiosos e chegaram ao ponto de extrair magia do seu conhecimento.
Os Magos manipulam a Trama Mágica e distorcem o tecido da realidade para produzir diversas formas de magias, com inúmeros efeitos.
Suas conjurações são marcadas pela inteligência e criatividade no uso e o grande número de magias que podem usar também ajuda a ter a magia certa para o momento certo.
Monge
O caminho da introspecção é o segredo para essa Classe. Monges milenares dominaram o uso da energia mágica interna, chamada de Chi, e agora, diversos mosteiros abrigam aventureiros que vêm até eles em busca de treinos rigorosos, auto-aperfeiçoamento e ensinamentos místicos.
O uso das técnicas de combate milenares dos mestres, somados ao domínio sobre o Chi, tornam os Monges representações gentis e centradas, dotadas de um grande poder.
Essa Classe é uma opção extremamente rica em história e interpretação, se destaca no combate com muita controle sobre os adversários e também consegue desferir muito dano por turno.
Paladino
O Paladino é o campeão dos deuses, é aquele guerreiro devotado que recebe dons divinos de acordo com a divindade ou causa que jura seguir.
O Juramento de um Paladino é uma das suas maiores virtudes e é um motivo de orgulho e honra para si mesmo. O Código de Conduta é regrado e restritivo, mas dá acesso a dotes mágicos de origem divina.
Quebrar o Juramento pode acarretar problemas como perder poderes, se tornar incapaz de conjurar magias ou até mesmo se tornar um Antipaladino, também conhecido como Paladino Caído.
O Paladino é um grande combatente de linha de frente, que pode buffar e curar seus aliados. Mas ele também consegue ser uma verdadeira máquina de guerra independente, já que pode se curar e dar muito dano, além de alcançar uma Classe de Armadura (CA) altíssima e se tornar muito difícil de ser acertado.
Outras classes de D&D
As opções acima estão contidas no Livro do Jogador, o guia básico para montar personagens, mas existem outros livros que apresentam novas opções de Classes:
Artífice
Essa Classe foi apresentada no livro-cenário de Eberron e no Caldeirão de Tasha. Ela representa um Conjurador que utiliza de estudo e criação de novos itens, bugigangas e efeitos mágicos.
Sua conjuração vem através de munições mágicas, poções alquímicas e imbuir magia em itens mundanos. O conceito da Classe envolve um alto nível de improvisação e criatividade por parte do Jogador.
Caçador de Sangue
Um herói que deu um passo perigoso para se tornar um caçador perfeito. Essa Classe foi apresentada na série Critical Role, aclamada a ponto de ser considerada a 14ª classe oficial de D&D 5e.
O conceito de se tornar um monstro para caçar aquele tipo de monstro originou essa classe e suas técnicas de combate são extremamente overpower.
Com uso do seu próprio sangue em ritos, você pode ativar efeitos adicionais para sua arma e torná-la ainda mais mortal. As Maldições de Sangue têm efeitos interessantes e aumentam o dano que você pode causar.
A principal característica dessa Classe é sua Ordem, que explica a origem do seu pacto, você pode escolher entre 3 delas:
- Ordem do Caçador de Espectros;
- Ordem da Alma Profana;
- Ordem dos Licantropos.
Se você não ficou satisfeito com essas opções, você também pode optar por procurar as produções não-oficiais, conhecidas como homebrew, ou até mesmo criar sua própria Classe e aventurar-se com seu Personagem único.
As classes em D&D servem para definir funções e ditar a influência dos Personagens em determinadas áreas de atuação, facilitando a divisão de tarefas dos membros da party.
D&D é um jogo voltado para ações em grupo e a sinergia entre os Personagens facilita a destacar o que as Classes em D&D tem de melhor.
Escolher uma classe em D&D que você goste de interpretar, garantirá boa diversão, enquanto uma escolha errada pode gerar frustração e arrependimento.
Lembre-se que toda Classe em D&D tem sua especialidade, então, se você não é um Personagem voltado para o combate, não fique triste caso você não dê tanto dano quanto o seu amigo DPS. Se você é focado em combate, deixe seu aliado focado em Carisma brilhar em momentos de interação social.
Com essas dicas cruciais você está pronto para montar um Personagem épico e derrotar todos os desafios que vierem.
Fala aí, qual sua combinação preferida de Classe e Raça? Que tal montar sua ficha agora mesmo?