Como criar um bárbaro em D&D 5e?
Quer criar um Bárbaro em D&D, mas está em dúvida sobre como essa classe performa? Esses personagens tribais e com pouco senso de sociedade e civilidade devem ser criados com um propósito em mente, descer a porrada nos inimigos!
Quer criar um personagem extremamente resistente e forte, visto como imparável e incansável em combate? Pois acaba de chegar ao local certo! Aqui, vamos te ensinar como criar um Bárbaro em D&D, e te daremos boas dicas de otimização para essa classe. Veja!
O que é um bárbaro?
Um Bárbaro é um Personagem criado em círculos tribais e sociedades primitivas e ele tem grande poder dentro de si, sendo normalmente um líder ou defensor dessas tribos e entram de cabeça nos desafios, às vezes até de forma literal.
Para esses personagens, a civilização é um sinal de fraqueza ou desvio de capacidade. Os Bárbaros também possuem um dom primitivo que os concede mais resistência, ferocidade e resiliência. Sua natureza selvagem os torna mais alegres e se sentem mais vivos no caos do combate.
Quais os atributos de um bárbaro?
Bárbaros são tradicionalmente focados em Força e Constituição, e os Jogadores trabalham para aumentar esses atributos nos seus Personagens, para torná-los adversários perigosos e verdadeiras máquinas de matar.
Ter uma Constituição alta ajudará o Bárbaro a ter muito HP, ideal para tankar mais dano e se manter de pé em situações extremas.
Ao aumentar a Força, o Personagem Bárbaro terá mais bônus para acertar seus ataques, além de torná-los mais nocivos. Também conseguirá intimidar seus inimigos fisicamente, transpor obstáculos físicos e naturais com maestria, como nadar um rio contra uma forte correnteza ou fazer escaladas verticais.
Sabedoria e Destreza podem entrar na construção de alguns Bárbaros, que podem optar por serem mais sencientes e rápidos. Esses atributos vão ajudar na CA, Percepção, Furtividade e são úteis em algumas situações, embora sejam menos usados.
Atributos mentais e sociais, como Inteligência e Carisma, são normalmente colocados como última opção, mas não é impossível ver um Bárbaro mais erudito e com um pouco de estudo, ou que tenha bons hábitos persuasivos e de intimidação.
Características de um bárbaro
Sem treinamentos formais ou refinamentos técnicos, os Bárbaros têm sua força bruta como característica marcante. Seu porte físico e sua capacidade de resistência ancestral tornam os Personagens dessa famosa Classe muito admirados e invejados.
Proficiências
Os Bárbaros são treinados e podem usar armas de todos os tipos, tanto simples quanto marciais, e também dominam o uso de escudos e armaduras leves e médias.
Por não terem manufatura ou produção refinada de itens, eles desconhecem o uso das armaduras pesadas, como as formidáveis Armaduras de Placas.
Bárbaros também não dominam o uso de nenhum tipo de Ferramenta, nem Instrumentos.
Além disso, eles escolhem apenas 2 Perícias de Classe, que são Atletismo, Adestrar Animais, Intimidação, Natureza, Sobrevivência e Percepção, devido ao seu conhecimento tribal e do pouco envolvimento com tarefas e trejeitos da sociedade.
Pontos de vida
Ao criar um Bárbaro em D&D, verá que seu HP é medido pelo maior Dado de Vida (DV) do jogo, o d12.
Esse dado serve para definir a quantidade de vida e o quanto o Bárbaro pode se auto-regenerar quando for ferido.
No 1º nível, o Bárbaro iniciará o jogo seu DV “cheio”, ou seja, 12 de HP, e se houver, adicionar o Bônus de Constituição. Por exemplo, se o Personagem tiver 16 de Constituição, ele terá +3 nesse Bônus e começará o jogo com 15 de HP.
A partir do 2º nível, o Bárbaro rolará o d12 e adicionar o valor ao seu HP anterior. O Jogador também tem a opção de não rolar o d12, apenas selecionando o valor médio dele, 7, para adicionar no seu HP.
Equipamentos
Ao criar um Bárbaro em D&D, ele começa o jogo com um Machado Grande ou qualquer outra arma marcial de sua preferência, 2 machados de mão e 4 azagaias. Além disso, ele recebe um Pacote de Aventureiro, que contém equipamentos básicos, como mochila, tochas e caixa de fogo, cantil, rações de viagem e corda. Parece pouco, mas é até mais do que ele precisa para ser extremamente letal.
Fúria
A partir do nível 1, o Bárbaro recebe a Característica Fúria, que é quando ele concentra sua ferocidade primitiva e recebe alguns benefícios extras.
Um Bárbaro em Fúria recebe um bônus de dano para seus ataques, que vai de +2 a +4, além de ter Vantagem em Testes de Força ou Resistência de Força.
Além desses benefícios, o Bárbaro se torna mais resistente a danos físicos e passa a receber apenas metade dos danos de corte, perfuração e concussão.
Defesa sem Armadura
A Fórmula geral para cálculo de Armadura (CA) dos Personagens é de (10 + modificador de Destreza).
O Bárbaro modifica esse cálculo, o que o torna mais vantajoso para sua Classe, e sua CA sem Armadura passa a ser (10 + modificador de Destreza + modificador de Constituição).
Com esse incremento, o Bárbaro consegue valores altos de CA, que normalmente outras classes só consegue com uma armadura tradicional.
Raças para um bárbaro
Combar atributos pode ajudar na hora de criar um Bárbaro em D&D, para que ele se destaque ainda mais, ao deixá-lo ainda mais poderoso, resistente e mortal.
Algumas raças fornecem Incrementos de Força e Constituição, como os Meio-orcs e Anões, e podem ser usados para montar Bárbaros com boas estatísticas mecânicas.
Humanos Variantes também caem como uma luva, visto que recebem um Talento já no nível 1 e tornam o Bárbaro Humano ainda mais mortal em combate.
Também é possível criar um Bárbaro Halfling, ao apostar em sua Destreza e Constituição, e sair um pouco da estética de alguém muito forte.
Antecedentes de um bárbaro
Ao criar um Bárbaro em D&D, o passado dele pode ser de alguem que vagou de maneira solitária, longe das sociedades. Então, Antecedentes como Forasteiro e Eremita servem muito bem para ilustrar a jornada do Personagem, antes dele começar suas aventuras como um Bárbaro.
O Antecedente Forasteiro também é muito útil, pois garante ao Bárbaro encontrar comida para seu grupo e ter boa orientação geográfica, enquanto que um Eremita pode ter feito descobertas incríveis sobre coisas além de sua compreensão.
Aspecto de besta no bárbaro
O Bárbaro pode escolher o Caminho Totêmico, onde ele incorpora o espírito e o aspecto de algumas bestas e passa a receber benefícios com essa escolha.
Os Aspectos possíveis são Lobo, Urso e Águia, e cada um fornece vantagens em situações específicas.
Um Bárbaro com Aspecto do Urso, por exemplo, recebe Resistência (ou seja, toma metade do dano) a 12 dos 13 tipos de dano do jogo, o que o torna um tanker destemido e implacável. O Lobo torna o Bárbaro um líder de caça e combate, enquanto a Águia fornece mais mobilidade e visão, o que faz dele um predador estrategista.
A interpretação de um Bárbaro traz muitos desafios, seja por ele normalmente ser um Personagem à margem da sociedade, o que pode gerar situações embaraçosas e divertidas em momentos de interação social. Mas é em combate e na exploração de ambientes que o Bárbaro brilhará e mostrar todo seu poder físico bruto, o que faz dele o atacante mais letal e também o tanker mais resistente.
Com essas dicas, você irá criar um Bárbaro em D&D incrível, e seu Mestre certamente irá se impressionar quando você entregar a ficha do brutamontes e combado para ele. Então mãos à obra e boas rolagens!!