Como criar Bardo em D&D 5e?

1

Criar um Bardo em Dungeons and Dragons é certamente muito atrativo, afinal os Bardos são Personagens que usam da arte, da música e também das espadas para resolver seus problemas, multifuncionais em uma party e muito divertidos para se jogar.

Se você quer se especializar na criação de um Personagem Bardo, agora tem sua chance com esse guia. Siga nosso guia e aprenda um pouco sobre os bardinhos, essa Classe tão querida e famosa!

O que é um bardo?

Bardo é o personagem que trabalha por discursos, cantigas e performances artísticas, extraindo o seu poder mágico diretamente da música e das palavras místicas.

O que é um bardo?
Usando bardo. Fonte/Reprodução: original.

Todo Bardo é um artista, pois a utilização das Magias e Habilidades de Classe dependem de performances artísticas, mas nem todo mundo vai se tornar um Bardo e conseguir extrair a magia das Palavras da Criação.

Portanto, uma trupe circense ou de musicistas que se apresentam na Taberna local poderá ter seus participantes reconhecidos como bardos, mas não necessariamente serão da Classe Bardo.

Essa Classe de Jogador é uma das mais versáteis, afinal tem bons Dados de Vida (DV) e tendo um HP relativamente alto para um Personagem Conjurador. Ele conhece muitas perícias, muitas magias, tem conhecimento marcial e arcano e isso a torna um grande trunfo de versatilidade.

O Bardo consegue ficar na linha de frente do combate com segurança e extrair todo o poder de embates físicos e com também Magias poderosas à disposição, e você deve saber combinar seus atributos para extrair o máximo da Classe.

Atributos do Bardo

O atributo principal do Bardo é Carisma, que influenciará o número de magias que você tem acesso, o bônus para ataque e também a dificuldade para os inimigos passarem nos testes contra suas conjurações.

Bardos também devem ter um atributo secundário, normalmente com Força ou Destreza para personagens focados em ser combatentes arcanos híbridos.

Se você deseja ter mais opções de exploração de ambiente, projetar investigações e ter intuição sobre os fatos, você pode investir em Inteligência ou Sabedoria.

Alto valor de Constituição vai servir para Bardos que gostam de estar diretamente na linha de frente e que usam muitas Magias de Concentração.

Raças para o bardo em D&D

Algumas raças têm predisposição de combinar com algumas classes, fornecendo bônus ou habilidades raciais interessantes e com sinergia mecânica. Se liga aí nas melhores raças e como extrair o melhor delas:

Tieflings

Recebendo bônus de +2 em Carisma, essa raça já ajuda nas Habilidades mas também tem características raciais interessantes, como Visão no Escuro e Resistência ao dano ígneo, e também recebe Magias extras com seu Legado Infernal.

Um Bardo Tiefling terá um arsenal mágico maior e também será eficaz em emboscadas e investigações em masmorras, além de ser extremamente intimidador com sua aparência infernal.

Humanos

A raça mais versátil, fornece +1 em todos os valores de Habilidades, o que ajuda o Bardo a ter atributos mais equilibrados e ser muito influente em várias áreas e com boa mecânica de Perícias.

Se o Mestre da banca permitir, o Humano Variante é uma opção melhor ainda, recebendo +1 em apenas 2 valores de Habilidade mas recebendo também 1 Talento, uma das mecânicas mais legais inseridas na 5ª edição.

Meio-elfos

Também recebendo +2 em Carisma, esses seres já são híbridos por natureza e ajudam ainda mais na versatilidade do Bardinho, afinal o meio-elfo também fornece +1 em 2 valores de Habilidade e a escolha livre de 2 Perícias do jogo.

É uma das opções mais fortes do jogo e consegue ter alto poder ofensivo com magias e excelentes bônus nas Perícias.

Halflings

Sendo eloquentes e carismáticas por natureza, os Halflings Bardos são extremamente simpáticos e amigáveis.

Sendo um Pequenino Pé-Leve, você recebe +2 de Destreza, te ajudando no combate usando lâminas como Rapieira e adagas, e +1 em Carisma, seu atributo-chave.

Além dos bônus numéricos, os Halfling possuem mecânicas de furtividade e bravura.

Eles também possuem uma das melhores habilidades do jogo, a Sortudo, onde você consegue re-rolar seus Erros Críticos (quando você rola 1 no d20) e impede você de ser projetado em situações adversas que viriam de uma falha grotesca como essa.

Draconatos

Se você quer ser um exímio combatente corpo a corpo, dotado de enorme poder mágico e ser muito influente, seja pelo medo ou pela admiração, você precisa fazer um Draconato!

Essa raça concede bônus de +2 em Força, dando margem para você criar Bardo que consiga usar armas de forma eficiente. O Bônus de +1 em Carisma, seu atributo principal, ajuda a equilibrar seu poder físico com o veio mágico.

Com uma armadura natural e uma baforada poderosa, Draconatos também podem surpreender e dar mais versatilidade para essa Classe.

Características da Classe Bardo

Bardo é uma Classe que exige bastante habilidade do Jogador, pois é altamente voltada para os embates ideológicos e interações sociais. 

Além de ser um representante artístico, o Bardo normalmente será o Personagem mais eloquente e que tomará à frente de encontros sociais e o Jogador terá muitas oportunidades para mostrar sua imersão e interpretação de personagem.

Mesmo que seja muito híbrido e influente em várias áreas, o Bardo provavelmente será o líder que irá se envolver em negociações comerciais ou políticas com figuras importantes, aquele que irá tentar enganar e distrair um guarda ou até mesmo pode se apresentar na Taberna e conseguir algumas moedas.

Hit Points

O Bardo é um Conjurador completo, mas ao contrário de Magos e Feiticeiros (que usam d6), o Bardinho usa o d8 como Dado de Vida (DV).

Seu DV o ajuda a ter mais resistência aos combates, tornando um artista marcial e místico, um guerreiro arcano completo.

No 1º nível, você começa o jogo com 8 de HP (+ Bônus de Constituição, se houver).

A partir do nível 2, você pode optar por:

a) rolar 1d8 ou

b) escolher a média de rolagem (5)

Depois disso, você soma esse valor ao seu Bônus de Constituição e adiciona o resultado final ao HP anterior. 

Proficiências

O Bardinho possui proficiências apenas com Armaduras Leves, reflexo do conceito de um combatente ágil, e consegue usar diversos tipos de armas com maestria.

Na parte mecânica dos Testes, os Bardos podem escolher livremente 3 Perícias do jogo.

Eles também dominam o uso de 3 instrumentos musicais e em Testes de Resistência de Carisma e de Destreza.

Related Posts
1 of 15

Equipamentos

Iniciando sua jornada no nível 1, o Bardo poderá escolher livremente 1 arma simples como sua arma principal e também 1 instrumento musical qualquer.


Além disso, ele recebe 1 armadura de couro leve e 1 adaga, e deve escolher entre 1 pacote de artista ou 1 pacote de diplomata como seu kit de aventuras.

Aptidão

O Bardo tem acesso a essa Habilidade de Classe chamada Aptidão, que potencializa suas perícias e dá mais Bônus de Proficiência para algumas delas.

No nível 3, ele escolhe 2 perícias para receber o dobro do bônus de proficiência e no nível 10, escolhe outras 2 perícias novamente.

Para ilustrar melhor, vamos lembrar da regra geral primeiro:

Quando é realizado um Teste e o Personagem não tem proficiência na Perícia, ele só adiciona o Bônus da Habilidade correspondente.

Por exemplo: se um Personagem nível 3 fizer um Teste de Furtividade, tendo Bônus de +3 em Destreza, e rolar 10 no d20, o resultado final será 13.

Quando um personagem é proficiente em algo, ele recebe um bônus que vai de +2 a +6 quando ele fizer Testes dessas Perícias. 

O mesmo personagem do exemplo acima, sendo Proficiente na Perícia Furtividade, receberia um bônus total de +5, aumentando esse resultado final para 15.

O Bardo tem uma mecânica diferente e aprofunda seu conhecimento em determinadas perícias e se torna um exímio perito nelas. Se tornando perito em uma Perícia, ele adiciona o dobro do bônus de proficiência nos testes:

Usando o mesmo exemplo inicial, o bônus de proficiência da perícia Furtividade será +7, transformando aquele resultado em 17.

Escola do Bardo

As subclasses de Bardo dependem de como eles obtiveram treinamento e acesso ao poder místico das artes. Essas fontes são conhecidas como Escolas e definem o arquétipo de cada Bardo.

Escola do Valor

Os Bardos do Valor são bravos combatentes e recebem proficiências que deixam o Personagem usar qualquer tipo de arma, seja simples ou marcial. Eles também passam a poder usar Armaduras Médias, mais resistentes e que fornecem mais CA.

No 6º nível, ele também recebe a Habilidade Ataque Extra, tornando-o tão bom no combate quando um Guerreiro.

No nível 14, ele passa a poder Conjurar Magia e usar Ação de Ataque no mesmo turno de combate, fruto do seu treinamento marcial e arcano.

Escola do Conhecimento

Sendo muito focado em absorver conhecimento e práticas diversas, esse tipo de Bardo se torna muito híbrido e influente.

A escolha desse arquétipo permite a escolha livre de 3 perícias para o Bardo se tornar Proficiente, o que aumenta sua atuação nos desafios e ajudando em muitos Testes.

No 6º nível, o Bardo do Conhecimento também pode escolher livremente 2 Magias de qualquer classe para conhecer e poder conjurá-las quando achar adequado.

Essas magias não entram na conta de Magias Conhecidas do Bardo, mas são conjuradas com os Espaços de Magia do Bardo e recebem todos os bônus adequados.

Usos diferenciados da Inspiração de Bardo também marcam essa subclasse, que pode diminuir um dano sofrido, fazer um ataque inimigo não atingir o alvo ou se auto-ajudar em Testes.

Magias de Bardo

Trazemos uma lista das magias mais importantes do 1º ao 5º círculo de invocação que vão guiar o Bardo do 1º ao 10º nível na Classe de acordo com sua função na party:

Apoiador

Se você é um Bardo que quer focar em dar bônus para seus aliados em combate ou fora dele, você deve escolher algumas magias como:

1º círculo: Curar Ferimentos, Palavras Curativas e Heroísmo.

2º círculo: Invisibilidade, Restauração Menor e Aprimorar Habilidade.

3º círculo: Dificultar Detecção, Dissipar Magia e Pequena Cabana.

4º círculo: Invisibilidade Maior, Porta Dimensional e Metamorfose.

5º círculo: Restauração Maior, Curar Ferimentos Em Massa e, para casos extremos, Reviver os Mortos 

Essas magias do 1º ao 5º círculo de invocação (para Personagens do nível 1 ao 10) vão garantir a vitalidade dos seus aliados, mantendo-os vivos e também potencializando suas habilidades, são magias voltadas apenas para fornecer suporte.

Controlador

Como um Bardo focado em Controlar os seus inimigos para garantir que seus aliados atuem de forma mais livre, você precisa conhecer as seguintes magias:

  • 1 círculo: Sono, Riso Histérico de Tasha, Enfeitiçar Pessoa e Perdição;
  • 2º círculo: Coroa da Loucura, Esquentar Metal, Silêncio, Sugestão e Cegueira/Surdez;
  • 3º círculo: Medo, Padrão Hipnótico, Dissipar, Névoa Fétida e Ampliar Plantas;
  • 4º círculo: Metamorfose, Compulsão, Confusão e Terreno Alucinógeno;
  • 5º círculo: Imobilizar Monstro, Dominar Pessoa e Missão.

Essas magias vão servir para dificultar o terreno, causar confusão mental, medo ou inutilizar os inimigos durante o combate, deixando-os sem armas ou inconscientes.

Defensor

Esse tipo de Bardo foca sua lista magias para diminuir o dano ou impedir os ataques inimigos ou simplesmente dispersá-los:

  • 1 círculo: Curar Ferimentos, Perdição, Queda Suave e Onda Trovejante;
  • 2º círculo: Cativar, Despedaçar e Nuvem de Adagas;
  • 3º círculo: Rogar Maldição, Dissipar Magia e Padrão Hipnótico;
  • 4º círculo: Compulsão, Movimentação Livre e Metamorfose;
  • 5º círculo: Curar Ferimentos em Massa, Restauração Maior e Despistar.

Algumas magias que vão dificultar os ataques dos inimigos, umas magias de cura e algumas outras que irão permitir movimentação sem penalidades devem fazer parte do seu arsenal.

Atacante

Magias que causam dano por ataque direto ou podem gerar adversidades aos inimigos que não passam nos testes.

  • 1 círculo: Sussurros Dissonantes, Riso Histérico de Tasha e Onda Trovejante;
  • 2º círculo: Despedaçar, Força Fantasmagórica, Nuvem de Adagas e Invisibilidade;
  • 3º círculo: Névoa Fétida, Bola de Fogo e Relâmpagos (essas duas obtidas a partir de subclasses);
  • 4º círculo: Invisibilidade Maior e Metamorfose;
  • 5º círculo: Cone de Frio e Imobilizar Monstro.

Essas magias vão garantir danos diretos ou facilitações para ataques sorrateiros e mortais.

Os Bardos são Personagens que conseguem ter uma interação ótima com o jogo, favorecendo e potencializando a interpretação, além de garantir eficiência no combate e também nos Testes.

Seu poder mágico é versátil e elevado, sendo também um perito em combates com armas e sua versatilidade garante muitas histórias e pode garantir a diversão e entretenimento de todo o grupo.

Agora você pode montar um verdadeiro artista marcial e seguir os passos para se tornar o maior Bardo de todos os tempos. Seja criativo no combate, inspire seus aliados e tenha ótimas histórias para contar!

Show Comments (1)