Como criar campanha no D&D 5e?
Criar uma campanha no D&D é uma tarefa muito simples, você só precisa focar em pontos básicos para criar uma banca desafiadora e divertida. A princípio, saiba que definir o estilo da narrativa, os objetivos do jogo e explorar a história com os jogadores é essencial.
Já reuniu a galera e vão começar a jogar D&D 5e, porém ainda não sabe ao certo como começar essa campanha? Se você já é um Mestre ou planeja narrar para seus amigos, confira essas dicas para surpreendê-los ao criar uma campanha no D&D 5e épica!
O que são campanhas no D&D?
Ao contrário de aventuras do estilo one shot, que são iniciadas e terminadas no mesmo dia, as campanhas são bancas que se estendem por diversos encontros, com desafios sucessivos e interligados.
Ao narrar histórias que se conectam, os Mestres passam a desafiar os Jogadores em Campanhas que nada mais são do que o compilado de diversas narrativas e aventuras que culminam num momento crucial desafiador, com um desfecho impactante na história do cenário.
Como criar campanha no D&D?
Para você que quer criar uma campanha no D&D e está sem o veio criativo ligado, trouxemos pontos importantes para facilitar o seu trabalho!
Escolhendo tema
Ao criar uma campanha no D&D, se alinhe com as expectativas dos Jogadores, veja quais temas preferem e escolha algo que você também tenha afinidade. Escolher o estilo “certo” da campanha é uma tarefa de conhecimento, que gera ansiedade e curiosidade ao abordar temas que os participantes tenham preferência.
Escolhendo tamanho do seu mundo
Se você for jogar uma campanha curta, de poucas sessões, limite o tamanho do cenário para regiões específicas, com o intuito de manter os Jogadores focados no objetivo.
Em campanhas médias ou longas, definir a complexidade do mundo, e a importância dos seus reinados, irá ajudá-los a tomar decisões estratégias melhores, conseguir informações e equipamentos superiores.
Regras
Como Mestre, você é o participante que atua como árbitro, e precisa estipular o que irá aceitar e o que não.
Você precisa ser claro, tanto para as regras de convívio social, como para as regras do sistema que irá usar, se permitirá usar algumas ou irá incluir normas da casa nessa campanha.
Se necessário, faça uma sessão inicial extra-oficial (conhecida como Sessão 0), para estabelecer um contrato social e esclarecer as dúvidas do sistema e do cenário utilizado.
História do mundo
Ao criar uma campanha no D&D, um mundo de fantasia como palco para as aventuras, o Mestre deve fornecer as informações para os Jogadores terem margem criativa com seus Personagens, e conseguirem ter boa ambientação.
Para cenários próprios, quanto mais informações relevantes você der no início, mais os Jogadores estarão alinhados com o enredo do cenário.
Em cenários oficiais, qualquer mudança na história deve ser ressaltada, como acontecimentos importantes, inclusão ou exclusão de divindades e ordem cronológica. Isso cria uma sintonia entre Mestre e Jogadores e os deixa os Personagens mais próximos do objetivo da campanha.
Encaixando os personagens
A história que os Jogadores montam irá abordar temas pessoais dos Personagens e fatos marcantes para eles, e um Mestre que consegue encaixar esses dilemas no enredo principal irá ter players mais interessados e imersos no jogo, o que facilita a interpretação e a fluidez da banca.
Informações para os jogadores
Ao criar sua campanha no D&D, dê informações gerais do mundo, do cenário e do enredo da campanha. Deixe claro o que os Personagens irão enfrentar, a região, qual a trama inicial e o que podem fazer para vencer esses desafios.
Tenha em mente que muitas informações atrapalham, e às vezes coloca algumas informações importantes é melhor que prolongar e tirar o senso de curiosidade e novidade do jogo.
Como criar vilões em campanhas?
Na hora de criar uma campanha no D&D, pense bem nos vilões, afinal, sem eles, nenhuma banca seria possível, então dê o valor devido aos antagonistas! Os Jogadores devem amar odiá-los, por isso, faça deles figuras imponentes, intrigantes e desafiadoras.
Bons vilões devem ter ideais nitidamente traçados e fortes motivações, que forcem os Jogadores a fazer escolhas cruciais para o desenrolar da história, mesmo que isso abale a honra do próprio Personagem.
É importante também definir a influência do vilão e seus domínios, determinar possíveis seguidores, lacaios ou admiradores, o que ele busca e o que sua derrota ou vitória vão significar para o cenário.
Quais recompensas escolher para as campanhas?
De acordo com cada tipo de vilão, você recompensa os Personagens dos Jogadores com espólios adequados a cada tipo de desafio.
Em desafios como enfrentar goblins e kobolds, será comum encontrar armas improvisadas e rústicas, enquanto que uma incursão a uma torre de um poderoso mago pode levar a itens mágicos ou pergaminhos arcanos de grande poder.
Os livros “Guia do Mestre” e “Manual dos Monstros” trazem Tabelas para encontros aleatórios. A descrição dos monstros também informam sobre as recompensas mais comuns que eles carregam.
Agora que você tem essas dicas em mente, você já está pronto para criar uma campanha no D&D hoje mesmo. Não tem muito mistério, basta traçar algumas metas e se empenhar para criar uma banca divertida e interessante.
Abra o Manual dos Monstros e solte sua imaginação, crie suas próprias masmorras e cavernas. Boas rolagens!!!