Como criar ficha de mago no D&D?

1

Foi convidado para uma banca e quer preparar uma boa ficha de mago, mas não sabe exatamente como? O mago é uma das classes de personagem mais aclamadas e queridas, com sua aura mística e segredos arcanos. Confira como preparar ficha de Mago da 5ª edição de Dungeons and Dragons.

Quem são os Magos?

O estereótipo de barbas longas, chapéu bem pontiagudo, cajado em punho e robes finos é o visual típico dos magos, os poderosos arcanistas que estão presentes desde a 1ª edição de Dungeons and Dragons.

Quem são os Magos?
Conheça os magos. Fonte/Reprodução: original.

Os magos são os estudantes, praticantes e mestres das artes arcanas, aqueles que nascem com disposição e sede de conhecimento e descobrimento. Seu espírito curioso e estudioso é atraído pelo veio arcano e logo entram em uma Escola de Magia para refinar seus dotes místicos.

Como criar um Mago?

A criação de uma ficha de mago depende muito da jogabilidade que você quer ter. É preciso escolher sua função principal no grupo e com isso, deve moldar suas magias e suas perícias de acordo com essa proposta, onde você controlará o ambiente, fornecerá ajuda a aliados, estar na linha de frente “tankando” ou ser o shooter do grupo.

Atributos do Mago

O atributo principal para a ficha de mago é a Inteligência, ela influenciará seu número de magias conhecidas, seu modificador de ataque mágico, a dificuldade para o monstros passarem em seus testes e também nas perícias relacionadas.

A depender do estilo de jogo, o atributo secundário pode ser Constituição (para ter mais HP, ser mais tanker e também ajudar nos testes de Concentração, quando necessários) ou Destreza (para ajudar na CA, tornar o Mago mais ágil e conseguir ser efetivo em ataques com armas a distância).

Raças para Mago

Se você gosta de potencializar e combar números na ficha de mago, vamos te dar algumas dicas de como fazer combos e extrair o máximo de algumas raças para moldar uma proposta que valorize essa escolha:

Anões

Dotados de Força e Constituição, os Anões podem tornar um mago em um combatente arcano, o famoso Mago de Guerra, aquele que está na linha de frente do combate, tão poderoso com suas magias quanto com o fio da espada.

É uma ótima opção para Magos que querem ter mais HP e fugir da aparência normalmente frágil e “nerd” de um típico Mago.

Elfos

Uma das raças mais conhecidas e usadas, os Elfos caem como uma luva para os magos. Eles têm proficiências raciais em armas e armaduras que ajudam a suprir as necessidades do mago nessa área.

Os magos que escolhem essa raça normalmente terão maestria em agilidade e deslocamento, além de ter um ótimo treinamento de combate.

Halflings

Os pequeninos Halflings podem causar verdadeiro caos quando tornam-se praticantes arcanos. Conhecidos por sua alta mobilidade e furtividade, conseguem ficar protegidos na retaguarda e ser efetivos nos ataques de magia à distância e controle dos monstros.

Humanos

Os praticantes mais versáteis para qualquer uma das classes, os Humanos têm grande adaptabilidade e conseguem extrair o máximo de pontos na escolha dos atributos. Com bônus em todos os atributos, a ficha de mago humano consegue ser muito equilibrada e com alto número de perícias.

Dragonborn

A mistura de poderosas magias com um ancestral dracônico fazem dessa escolha um dos mais potentes e ferozes atacantes do jogo. Seu alto poder de ataque, porém, se resume às suas magias, não é comum um Dragonborn Mago brandir espadas ou lutar na linha de frente.

Gnomos

O aumento em +2 em Inteligência que esta raça proporciona, faz dela uma escolha óbvia quando se pensa em bônus elevados. Além disso, as características raciais como Visão no Escuro (ótimo para investigações e emboscadas), tamanho Pequeno e Vantagem em Testes de Resistência tornam essa escolha uma das melhores opções mecânicas possíveis.

Meio-elfos

Com o melhor da mistura da raça humana e élfica, os meio-elfos magos conseguem ter atributos equilibrados e alto número de perícias. Ser mago é uma escolha comum para meio-elfos que vivem como párias da sociedade e, assim, se isolam em busca de conhecimento.

Tiefling

O sangue demoníaco místico que corre nas veias do Tiefling o colocam como um dos melhores representantes da classe.

Essa raça fornece bônus de +2 em Inteligência e +1 em Destreza, que são carro-chefe da maioria dos Magos e também tem acesso racial a magias extras, o que aumenta seu leque de atuação.

Quais as características do Mago?

Related Posts
1 of 35

O personagem ao iniciar sua caminhada na classe mago recebe dons místicos chamados de Características, que evoluem conforme a progressão nessa classe:

Livro de magias

No nível 1, o Mago recebe seu Grimório, um pequeno livro ou conjunto de pergaminhos, que é onde ele deve escrever as fórmulas mágicas e com isso fazer seus experimentos arcanos e práticas de magias.

O mago recebe novas magias no grimório automaticamente quando passa de nível, mas também pode copiar outras magias ao custo de tempo e dinheiro.

Recuperação arcana

É a Característica do Mago que permite a ele recuperar espaços de Magia de acordo com seu nível. Pode ser feito ao final de um descanso curto, 1 vez por dia.

Tradição arcana

A Característica Tradição Arcana permite ao Mago o acesso a uma das 13 Escolas de Magia, o que aprimora suas magias e fornece vantagens de acordo com sua escolha.

Maestria em magia

A partir do nível 18, o Mago já domina com maestria determinadas magias, o que torna seu uso livre. O jogador deve escolher 1 magia de 1º círculo e 1 de 2º círculo e não gastará espaço para conjurá-las a partir de seu grimório.

Assinatura magica

O domínio completo dos dons arcanos é alcançado no nível 20, quando o Mago pode escolher 2 magias de 3º círculo, para serem conjuradas 1 vez a cada descanso curto sem nenhum custo material ou de espaço de magia.

Essas magias também não contam na lista do número de magias do Grimório, o que abre espaço para escrever outras 2 sem custo.

Características da classe do mago

A principal característica do Mago é ser o melhor e mais versátil conjurador de magias, mas também sabe-se que ele é extremamente fraco em combate físico e esse estereótipo é explicado pelas mecânicas:

Pontos de vida

Seus pontos de vida são regidos pelo menor dado de vida possível em D&D, o d6.

No nível 1, sua fórmula de HP é igual a 6 + modificador de Constituição.

A partir do nível 2, você tem a opção de rolar o d6 ou optar pela média dele (4) para somar ao seu HP.

Proficiências

O mago começa o jogo com poucas proficiências, sem dominar o uso de nenhuma armadura nem de nenhuma ferramenta.

As armas em que o mago é proficiente são apenas 5, 4 corporais: dardos, fundas, adagas, bordões e uma à distância, as bestas leves.

A classe Mago fornece o conhecimento de 2 perícias, com adição de um bônus de proficiência (que vai de +2 a +6 com a progressão do personagem) nelas e também nos Testes de Resistência de Inteligência e Sabedoria.

Equipamentos

O Mago começa o jogo com seu Grimório e pode escolher como arma, um bordão ou uma adaga, uma bolsa de ingredientes mágicos ou uma varinha, cajado ou orbe para canalizar suas magias e um pacote de explorador ou de estudioso para incursões a campo.

Spellcasting

Conjuração é a Característica do Mago que permite o uso das magias de acordo com sua capacidade mágica.

No nível 1, você conhece 6 magias e deve selecionar quais irá preparar no seu Grimório para o uso, que não é irrestrito; nesse nível, você só tem capacidade para conjurar 2 magias de 1º círculo a cada descanso curto, que é um descanso de 1 hora sem atividades de combate ou exploração, então a escolha de usar e quando usar sempre deve ser tomada com cautela.

Arcane Recovery

A Característica Recuperação Arcana permite ao mago, 1 vez ao dia, após o término do descanso curto, recuperar espaços de magia iguais aos níveis atuais dividido por 2 (mínimo de 1), o que dá novo fôlego para conjurar novamente magias após dar tudo de si em um combate.

O Mago é certamente uma das figuras mais emblemáticas e conhecidas no mundo nerd e na cultura RPG. Um jogador com essa classe deve ter domínio das regras do sistema e de magias, e deve tentar conhecer bem seus adversários e buscar a melhor estratégia para combater cada tipo de desafio.

Sua alta versatilidade em magias o coloca como o mentor tático do grupo e o poder delas pode tornar o mago o mais poderoso entre seus companheiros. E aí, tá pronto para rolar o d20? Bora lá!

Show Comments (1)