Hoje vou ensinar a voces como a criar personagens de RPG, confira abaixo:

Em um jogo de RPG, os jogadores decidem entre eles quem será o Mestre do Jogo, responsável pela história e resoluções de situações e ações, e quando decidido os demais participantes são intitulados jogadores.

Enquanto o Mestre está preparando uma aventura ou campanha, os Jogadores terão que fazer seus personagens de RPG. Para jogadores experientes, essa parte pode ser fácil, mas para jogadores novatos, isso pode ser um grande desafio.

Como criar personagens de RPG?
Saiba como criar personagens de RPG. Fonte/Reprodução: original.

Um personagem de RPG, como uma pessoa real, é um personagem complexo, cheio de conteúdo, no qual seu histórico ou pensamentos são formados ou descritos conforme o jogo transcorre.

Personagens rasos, sem muito conteúdo, são normalmente esquecidos facilmente ou não fazem uma boa participação na aventura proposta pelo mestre.

Já personagens de RPG profundos, marcantes e que possuam boa interação no jogo são lembrados pelo jogador que o controlou e pelos outros jogadores para sempre. Como um protagonista em um filme ou livro, ele poderá ser citado em rodas de conversas ou lembranças nostálgicas de aventuras.

Nesse artigo, veremos algumas dicas para fazer um personagem de RPG, e que ele seja lembrado por muito tempo.

Imagine como será seu personagem

Um pontapé inicial para a criação de um personagem é imaginar ele como se fosse uma pessoa real. Alheio a qualquer sistema ou cenário que você vá jogar, primeiro materialize seu personagem em sua mente. Pense-o como se fosse alguém que você conhecesse intimamente, já que quem vai dar vida ao seu personagem é você.

Quanto mais maneirismos você atribuir a ele, características de interpretação únicas, ou até algo marcando em sua fisionomia ou personalidade será bem lembrado pelos personagens no jogo, e pelos jogadores fora dele.

Lembre-se que um personagem pode sim refletir alguma característica sua, mas lembre-se que ele não é você. Você controla o personagem, não o personagem controla você. Lembre-se também que no RPG, dependendo do sistema, coisas erradas podem acontecer, e seu personagem pode ser perdido (morrer, enlouquecer, ser controlado por personagens malignos, etc), mas até isso acontecer, que ele seja marcante no jogo.

Escolha e defina as características mecânicas do personagem

Após imaginar o personagem, está na hora de elaborar ele mecanicamente. Consulte o livro de RPG que você usará para fazer o personagem, e se tiver dúvidas, peça ajuda aos jogadores veteranos ou o mestre.

Nos livros, existem exemplos de como construir os personagens e preencher a ficha dele. Se tiver alguma dificuldade, consulte fichas já preenchidas para poder pegar uma inspiração.

No RPG, nenhum personagem é infalível, ou seja, se você está construindo um personagem, claro que ele terá limitações mecânicas. Trabalhe essas limitações, ou se especialize no seu melhor. Tudo é válido.

Sobre combos ou powergame, consulte se o Mestre está ciente da possibilidade de existir. Não faça um personagem voltado exclusivamente para isso, pois você verá que transformou seu jogo de RPG em um jogo de competição, e isso estraga tanto sua diversão quanto a dos outros. Um jogador de RPG que estraga a diversão dos outros está fadado a não jogar mais nas mesas de RPG desse mestre ou dos jogadores.

Preencha a Ficha de Personagem

A parte mais importante na criação do personagem. Nesse passo, é colocar seu personagem na ficha. Após escolher quais mecânicas ele terá, é hora de preencher a ficha que delimitará o que seu personagem fará ou não.

É importante quando tiver fazendo essa parte consultar o que os outros jogadores estão também preenchendo, bem como o mestre. A proposta do jogo pode ser diferente do que você imaginou, e nesse passo ajustes poderão ocorrer. Pergunte ao mestre se certas mecânicas estão presentes no jogo que será jogado antes de colocá-las na ficha. Seria muito estranho seu personagem ter uma arma de fogo em um recorte histórico que elas nem existissem, por exemplo.

E lembre-se: a palavra final é do Mestre. Se ele diz que algo não existe, esse algo realmente não existirá.

Crie um histórico

Personagem pronto e ficha feita, agora cabe colocar um toque à mais na ficha. Criar um histórico traz mais conteúdo para o personagem, e ele não se transforma em mais um na multidão.

Conheça o cenário que irá jogar, ou pergunte ao mestre. Defina um histórico de antes dele entrar no grupo, ou antes de acontecer os eventos que desencadearia na aventura. Mesmo que sejam poucas linhas, seja objetivo.

Nessa parte, você pode se inspirar em algum livro que tenha lido, filme que tenha visto, ou pegar carona em um histórico do personagem de outro jogador ou até mesmo do mestre. Tudo é permitido, contanto que não atrapalhe a história do próprio mestre. Novamente, ele tem a palavra final sobre isso.

Revise o personagem e apresente-o para o Mestre do jogo

Tudo pronto, está na hora de apresentar ao Mestre do Jogo. Explique como adquiriu os itens da ficha, como se formaram as características do personagem, um pouco de sua origem no cenário, e anote as observações que ele fará.

Revise o personagem e apresente-o para o Mestre do jogo
Criando personagem de RPG. Fonte/Reprodução: original.

É possível que o Mestre adicione mais algo a sua ficha e histórico. Converse com ele, questione, e se algo não lhe agradou, converse com ele. É possível que nessa parte você não fique satisfeito com o resultado e queira começar tudo de novo. Não tem problema. Pegue o lápis e recomece.

Descreva-o para os demais jogadores

Personagem aprovado pelo mestre, está na hora de descrevê-lo para os outros jogadores. Essa parte é importante pois o que você disser ficará marcado na mente desses jogadores.

Enfatize trejeitos, itens de destaque, jeito de falar, aspectos físicos e raça. Se os personagens já se conhecem antes da aventura, explique um pouco do seu histórico. Se não se conhece, pode descrever ele de forma misteriosa, mas seja marcante.

Jogue!

Essa é a melhor parte! Transforme seu personagem em um personagem marcante na história e na mente de todos os jogadores. E divirta-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *