Como criar um Guerreiro em D&D 5e?

1

Criar o personagem combatente que estará na linha de frente do combate em momentos cruciais pode parecer difícil, mas criar um Guerreiro é fácil, basta escolher seu estilo de luta, pegar sua arma e partir para o combate!

Se você foi convidado para uma narrativa e precisa criar um combatente corpo a corpos, você está no lugar certo! Aqui você terá um guia para criar um Guerreiro da 5ª edição de Dungeons and Dragons e dicas para torná-lo mais útil e mortal.

O que é um guerreiro?

Guerreiros são combatentes dotados de exímia maestria em todos os tipos de armas e armaduras, sejam soldados ou cavaleiros de algum reino, campeões da realeza ou até mesmo mercenários treinados.

O que é um guerreiro?
Guerreiro e como usar. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, possuem grande conhecimento de táticas e estratégias de combate e diversas habilidades de luta. Criar um Guerreiro é tarefa para Jogadores que querem resolver os conflitos na base da pura força física, que gostam de liderar e usar táticas de combate.

Como criar um guerreiro em D&D 5e?

Para você criar um Guerreiro, primeiro precisa definir suas origens e como ele obteve acesso ao seu árduo treinamento em armas e armaduras. Você será uma verdadeira máquina de guerra e precisará contextualizar sua história com o cenário da campanha.

Foi treinado pela infantaria militar ou era parte de uma milícia? As motivações para isso também são diversas, como defender os limites do reino, defender a honra, vingança pela morte de algum ente querido, etc.

Otimização do guerreiro no D&D

Se você é um jogador mais interpretativo, pode pular essa aba. Mas se você gosta de bônus mecânicos, te convido a aprender alguns macetes para ter melhores números na ficha:

Raça do guerreiro

Como combatentes que são treinados para usar diversos tipos de armas, os Guerreiros são híbridos e atuam de várias formas em combate. Para dar mais especificação para seu personagem, escolha bem a sua raça e tenha pelo menos uma ideia básica do que você quer para seu personagem.

Se você gosta de combatentes fortes e parrudos, a raça dos Anões pode ser uma ótima escolha.

O Anão da Montanha recebe +2 em Força e +2 em Constituição, essa combinação deixará seu personagem mais resistente e com mais vitalidade, além de facilitar o acerto dos golpes e aumentar o dano deles.

Antecedente

Todo aventureiro um dia foi uma pessoa comum e sem treinamento de classes, e a escolha do antecedente mostra o que esse personagem fazia antes de se tornar um Guerreiro.

Alguns Antecedentes comuns para Guerreiros são Herói do Povo, que garante ao Personagem o status de uma figura importante, que recebe a hospitalidade e assistência do seu povo natal.

Você também pode escolher ter sido um Soldado, com patente militar e provavelmente informações privilegiadas do Reino.

Ser um Marinheiro ou Pirata com conhecimento militar, naval e de sobrevivência também encaixa muito bem no perfil do Guerreiro, assim como ser um Nobre Cavaleiro e ser o emblemático espadachim andarilho, salvador de vilas.

Dicas de talentos

Guerreiros podem maximizar seu poder de combate natural com Investida Poderosa ou Mestre de Armas Grandes, que aumentarão o dano de seus ataques com arma, mas também consegue ser um tanker, com os Talentos Robusto e Mestre de Escudo.

Para Guerreiros que querem ser versáteis e aprender o uso da magia, o Talento Iniciado em Magia garante o aprendizado de 1 truque e 1 magia de 1º círculo de uma Classe conjuradora de sua preferência.

Vida e proficiência do guerreiro

O HP e a vitalidade do Guerreiro é uma das mais altas, sendo regida pelo d10, o segundo maior Dado de Vida do jogo. Dessa forma, ele se torna extremamente resistente em combate, pois aguenta grandes quantidades de danos.

No nível 1, o Guerreiro começa o jogo com 10 de HP, somado ao Bônus de Constituição, se houver.

Para cada nível seguinte da Classe, o Guerreiro deve rolar 1d10, somar esse valor com o Bônus de Constituição, e adicionar ao HP anterior. Também é possível optar pelo resultado médio, que é 6, ao invés de rolar o d10.

Estilo de luta do guerreiro

O que define o seu estilo e atuação no combate, será o Estilo de Luta. Com essa Característica, selecionada no nível 2, você molda seu personagem para lutar de uma forma mais específica e mortal.

Arquearia

Se você não gosta de estar na linha de frente e gosta de personagens furtivos, ser um Guerreiro Arqueiro é uma ótima opção.

Você pode usar seu treinamento militar para se manter afastado dos perigos, tentar ser furtivo e desferir golpes mortais de arco ou besta. O Talento Atirador Aguçado é uma boa pedida!

Defesa

Quando se pensa em um típico combatente tanker parrudo, você pode imaginar criar um Guerreiro com esse estilo clássico.

Com essa especialização, você ganha +1 de CA enquanto usar armadura, isso fará os inimigos terem mais dificuldade em te acertar e você poderá ficar na linha de frente com menos preocupações.

Duelista

A típica escolha de quem quer fazer um clássico Guerreiro Espada-Escudo, esse estilo concede um bônus enquanto empunhar uma única arma, adicionando +2 nas rolagens de dano.

Combate com Armas Grandes

Related Posts
1 of 48

Se você é daqueles que gosta de usar a aparência para impactar seus inimigos, esse estilo pode te agradar. Com ele, seu Personagem vai se especializar no uso de armas com a característica Pesada, que necessitam de Duas Mãos para serem empunhadas em combate.

O bônus desse estilo é você poder rolar novamente resultados 1 ou 2 que forem tirados ao rolar seus dados de dano.

Proteção

Com grande senso de equipe, esse tipo de Guerreiro ajuda seus aliados a não tomarem dano.

Com o uso da sua Reação, o Guerreiro com o Estilo de Luta Proteção pode impor Desvantagem quando um inimigo atacar um de seus aliados. O inimigo então rolará 2d20 e escolher o menor resultado, o que resulta numa chance bem menor dele ser atingido.

Para esse Personagem fazer isso, é obrigatório usar um Escudo e estar a 1,5 metros do alvo.

Duas Armas

Criar um Guerreiro, como o clássico combatente de duas lâminas é ilustrado com esse Estilo de Luta. Duas adagas, duas machadinhas ou duas espadas curtas são kits clássicos para esses Guerreiros.

Por via de regra, qualquer personagem só pode usar 2 Armas Leves, que dão no máximo 1d6 cada. Um personagem qualquer, por exemplo, dará 2d6+3 de dano ao utilizar 2 Espadas Curtas.

O Guerreiro que prefere essa opção poderá adicionar seu modificador de habilidade para o golpe das duas armas, enquanto um combatente normal só poderia adicionar no primeiro golpe.

No mesmo exemplo anterior, seu Guerreiro passaria a dar 1d6+3 para cada golpe de Espada Curta, somando 2d6+6 ao todo.

O Talento Combate com Duas Armas comba muito bem com esse Estilo de Luta, o que faz o Guerreiro usar armas que dão danos a partir de 1d8 em cada mão. Esse personagem combaria então 2d8+6 de dano, o que o torna potencialmente mais forte.

Características do guerreiro em D&D

As Características do Guerreiro são as Habilidades que ele ganha através da sua classe e da sua evolução no treinamento dela.

Ao criar um Guerreiro, a partir do nível 1, você recebe peculiaridades que vão moldar sua ficha, conheça aqui as mais importantes e suas definições:

Retomar Fôlego

Com o uso de uma Ação Bônus durante o combate, o Guerreiro pode recuperar HP e se renovar para uma nova disputa de dano.

Durante seu turno, o Personagem pode recuperar uma quantidade igual a (1d10+seu nível de Guerreiro).

Após usar essa Habilidade, o Personagem precisa fazer um Descanso Curto (período de 1 hora de repouso) para poder utilizá-la novamente.

Surto de Ação

No 2º nível, os Guerreiros passam a contar com essa Habilidade. Já no nível 17, você recebe 2 usos do Surto de Ação.

Ao ativá-la, o Personagem extrai de si o máximo de ferocidade e agilidade, para conseguir usar 2 Ações no mesmo turno de combate. Uma Habilidade muito útil para ataques surpresa, fugas ou momentos derradeiros.

Aumentos de Habilidade

No nível 4, o Guerreiro pode aumentar +1 em duas Habilidades de sua escolha ou aumentar +2 em uma Habilidade, como o máximo de 20 para o valor de qualquer Habilidade. Essa decisão ocorre nos níveis 6, 8, 10, 12, 14, 16 e 19 e também pode ser trocada pela escolha de um Talento.

Ataque Extra

A partir do nível 5, o Guerreiro domina a arte da guerra e passa a ser ainda mais letal em seus ataques. Nesse nível, o Guerreiro desfere 2 golpes (com 2 rolagens distintas para cada) ao usar a Ação Ataque.

Ao combar Ataque Extra com o Surto de Ação, ele pode desferir até 5 golpes em um único turno (2 ataques na Ação, 1 na Ação Bônus e novamente 2 ataques na Ação com o Surto de Ação).

No nível 11, o Guerreiro desfere 3 ataques por Ação; no nível 20 ele atinge o ápice do seu treinamento e agilidade, onde passa a lançar 4 ataques por Ação.

Indomável

Essa Habilidade de Classe permite ao Guerreiro rolar novamente um Teste de Resistência que ele tenha falhado. Você deve usar o novo valor rolado, mesmo que ele seja pior que o anterior, mas só pode usar essa habilidade de novo após fazer um Descanso Longo.

No nível 13, ele pode usar essa Característica 2 vezes antes de precisar descansar, já no nível 17, o Guerreiro consegue utilizar 3 vezes a cada Descanso Longo.

Opções de multiclasse para guerreiro

Para ter mais versatilidade, mais área de atuação ou simplesmente dar mais dano, os Jogadores podem optar por criar um Guerreiro com Multiclasse, ou seja, a junção com uma classe que você tenha preferência.

Magos, Feiticeiros e outros conjuradores podem “quebrar o jogo” e lançar 2 magias por turno. Para isso, basta ter acesso a 2 níveis de Guerreiro, para poder usar Surto de Ação, e usar as 2 Ações para Conjurar Magia.

Guerreiros que buscam mais poder de ataque podem optar pela Multiclasse com Ladino, que fornecerá os dados de dano do Ataque Furtivo e também ajudará nas perícias.

Um Guerreiro focado em ser linha de frente, pode preferir pegar Multiclasse de Bárbaro, usando a Fúria para tomar metade dos danos, ser mais tanker e também para obter Vantagem em seus poderosos ataques.

Uma das classes mais populares e híbridas, o Guerreiro é um prato cheio para Jogadores que gostam da emoção do combate.

Criar um Guerreiro na 5e pode parecer tarefa difícil, mas com essas dicas, tenho certeza que você dará um Acerto Crítico na sua criação.

Espero que sua lâmina esteja afiada, sua aljava preparada e sua armadura bem polida e que Kord, o Deus das Batalhas, o acompanhe na sua jornada!

Show Comments (1)