Como interpretar mago em D&D 5e?

0

Para interpretar um Mago de D&D, você precisa incorporar o velho arquétipo arcano. Se imagine em trajes finos, de orbe mágico ou cajado em punho e proferindo palavras arcanas e você já vai entrando no clima do Mago.

Além de trazer esse novo guia de Classe, hoje traremos uma ficha exclusiva de um Personagem da Classe Mago com história inteiramente autêntica, exclusiva para os rpgistas do nosso blog.

O que é um mago?

Os Magos de D&D são Personagens da Classe conjuradora mais tradicional desse jogo clássico. Sendo ícone na utilização de magias com os mais diversos tipos e efeitos, o Mago se destaca por ter um alto nível de poder.

O que é um mago?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Exímios manipuladores da Trama Mágica, os Magos são arcanistas versáteis e geralmente guardam um truque nas mangas para cada situação.

Os Personagens dessa Classe aprenderam truques e efeitos mágicos diversos e isso é uma das características mais marcantes dos Magos.

Como funciona o mago em D&D?

O Mago em D&D precisa ser um grande estudioso, um especialista em pergaminhos mágico e um frequentador de bibliotecas arcanas e Escolas de Magia.

Quanto mais magias ele conhecer em seus estudos, mais magias ele pode adicionar ao seu Grimório, aumentando sua versatilidade e principalmente o tornando cada vez mais mortal e com poderes mágicos tão vastos quanto de um Deus.

Quantas magias um mago pode ter?

Um Mago pode literalmente conhecer todas as magias da Lista de sua Classe durante o andamento do jogo. Isso só depende do quanto ele estudou e quanto dinheiro tem para gastar com seus componentes arcanos no aprendizado prático das magias.

Só no Livro do Jogador são 203 magias diferentes na Lista de Mago, com efeitos e poderes separados pelos Níveis de Magia, que vão de 1 a 9, além de incluírem os Truques, que são consideradas magias de nível 0 por conta de seus efeitos simples.

Existem livros como Caldeirão de Tasha, Guia de Xanathar para Todas as Coisas, Guia do Mestre de Ravnica, Guia do Aventureiro da Costa da Espada, entre outros, que vão aumentar o número dessa lista para incríveis 323 magias.

Hoje vamos trazer uma ficha exclusiva e de história 100% original de uma Personagem dessa Classe.

SPOILER: o objetivo de vida dela é conseguir acesso a todas as magias disponíveis no jogo e se tornar uma Arquimaga Suprema, tarefa extremamente rara e atingida por raríssimos usuários de magia.

Quais as habilidades do mago?

A principal habilidade de um Mago é se destacar pelo seu dom de Conjuração.

Cada magia é uma forma de acessar a Trama Mágica e manipular o universo a seu favor.

Ao se afundar em estudos arcanos e práticas mágicas, o Personagem da Classe Mago aprende a manipular a realidade de acordo com seus interesses.

Também é muito importante ressaltar as habilidades Dominar Magia e Assinatura Mágica.

Dominar Magia dá direito a Mago de nível 18 conjurar 1 Magia de 1º Nível e 1 Magia de 2º Nível de forma livre, sem nenhum custo de Espaços de Magia.

Essas magias são seu carro-chefe e você pode conjurá-las à vontade, dado seu estudo rigoroso delas.

Assinatura Mágica é a habilidade que permite ao Mago conjurar algumas magias de forma livre, sem gastar nenhum Espaço de Magia.

Essa habilidade é alcançada no nível 20 e o Mago pode escolher 2 Magias de 3º Nível para usar 1 vez a cada Descanso Curto.

Essas habilidades moldam não só a sua Lista de Magias como sua própria condução de Personagem e o estilo que ele terá em relação ao ambiente e outros Personagens.

Nossa Personagem no nível 18 vai escolher as magias Identificação e Tranca Arcana para Dominar Magia. No nível 20, ela selecionará para ser sua Assinatura Mágica as magias Glifo De Vigilância e Velocidade.

Related Posts
1 of 15

Como interpretar um mago?

Um Mago fornece diversas opções de escolha de ambientação e provavelmente é uma das escolhas de com maior nível de liberdade entre as Classes de D&D. O Personagem da Classe Mago pode escolher pelo menos entre 8 opções de Escola de Magia, que por si só já vão influenciar na sua jogabilidade e função dentro da equipe.

Nós já explicamos a diferença entre as Escolas de Magia nesse post aqui (colocar link do Texto Escolas de magias de D&D 5e)

Além das Escolas de Magia, a Tendência também influencia suas decisões e como as sociedades do jogo te enxergam.

Um Mago leal e bom provavelmente trabalhará em comunhão com alguma vila e protegê-la, enquanto que um Necromante caótico e mau poderá exterminar cidades sem pensar duas vezes.

Qual a melhor raça para o mago?

Magos são muito versáteis e isso é um trunfo até mesmo na escolha de raças.

Se você gosta de escolhas livres, sem se preocupar com bônus em atributos, um Mago certamente irá cair muito bem, pois você terá acesso a habilidades raciais específicas que te agradem ou ajudem na campanha específica que você vai jogar.

Um Anão ou um Drow podem ser úteis em campanhas com muitos ambientes de masmorra ou que se passe na Umbra-eterna. 

Agora se você é um daqueles powerplayeres que gostam de combar bônus na ficha, você pode escolher principalmente entre 3 opções.

Se você gosta de ampliar seu arsenal mágico mas também gosta de entrar em combates usando armas, você pode pensar em ser um Alto Elfo, que fornece tanto o treinamento marcial élfico quanto te dá mais magias para adicionar ao seu Grimório.

Essa opção fornece apenas +1 em Inteligência, atributo-chave do Mago, mas o conjunto geral de habilidades raciais do Elfo compensam essa escolha.

Por outro lado, se você quer explorar um Personagem sorrateiro, enigmático e mais carismático, um Gnomo vai ser uma ótima opção para você jogar e se divertir. 

Além de fornecer +2 em Inteligência, os Gnomos podem explorar a parte da Investigação com o uso da Furtividade.

Por fim, um exímio Mago atacante pode ser feito pegando a raça dos Tiferinos (como agora são conhecidos os antigos Tieflings).

Ganhando +1 em Inteligência, essa raça também dá acesso a 3 magias (1 truque, 1 magia de 3º nível e outra magia de 5º nível), além de fornecer Resistência ao dano ígneo e Visão no Escuro. 

Além disso, ele tem +2 em Carisma e isso pode ser usado para Personagens também inclinados a atuar com Interação Social.

SPOILER 2: Nossa Personagem será uma Tiferina de tendência Caótica e Neutra.

Como criar um mago poderoso?

Ao preparar uma ficha de Mago, você precisa saber que essa Classe de Personagem é uma das mais roubadas do jogo.

Você pode escolher bem seus atributos e upar o máximo de Inteligência, aprender muitas magias, mas nada será tão bom para o Mago quanto atingir níveis acima do 16.

Ao atingir o estágio dos níveis elevados, o Mago consegue manipular a Trama Mágica tão bem que seus efeitos mágicos atingiram níveis cósmicos.

Com acesso a Magias de nível 9, como a extremamente apelona magia Desejo, o Mago se torna um mortal com poderes de um deus.

Nossa Personagem sabe que um dia precisará usar Desejo para selar o imortal monstro Tarrasque quando ele acordar e será a grande responsável por interromper sua jornada milenar de destruição.

E aí? Gostou das nossas dicas de construção de Personagem da Classe Mago? Está na hora de montar sua ficha agora mesmo e já ir afiando seus dotes mágicos!

Antes disso, confere nossa ficha de Mago clicando aqui, pronta para iniciar uma aventura agora mesmo.

Lembre-se que ela vem com uma história própria e original, que pode ser adaptada ou modificada como você preferir!

Leave a comment