Confira os enigmas para RPG

0

Aprenda a colocar enigmas para RPG em suas mesas, esse instrumento narrativo que envolve todos os jogadores, e consecutivamente usando seus conhecimentos tanto dentro quanto fora do jogo.

Quais são os enigmas para RPG?

Sabemos que todo jogo de RPG de mesa precisa fazer o uso de atrativos imaginativos que desafie os jogadores, principalmente quando o tema é aventura ou mistério. O RPG é um jogo narrativo cuja proposta é desafiar mentalmente os jogadores fazendo com que eles simulem em sua mente as ações dos seus personagens.

Quais são os enigmas para RPG?
Aprenda a como usar os enigmas do RPG a seu favor. Fonte/Reprodução: original.

Além de regras já definidas nos sistemas de RPG, como o combate ou interações sociais, os sistemas deixam para os jogadores e mestres o papel de criar os desafios para eles. Um desses desafios bem usados por mestres são enigmas, onde desafiam os jogadores e no papel dos seus personagens, eles devem solucionar os questionamentos.

Não precisa ser original, mas ser divertido

Um enigma não precisa ser algo totalmente novo, tirado de horas exaustivas pensando em algo que ninguém pensou, mas algo que seja divertido e desafie os jogadores. Uma frase bem colocada, uma imagem, ou até um problema de matemática simples.

Um bom conselho é ler livros, jogar vídeo-games ou assistir filmes. Algo em alguma cena ou capítulo pode passar despercebido para os jogadores que você possa usar.

Não seja óbvio

Um enigma para RPG tem que ser algo muito marcante e claro que ele seja lembrado por anos pelos jogadores. Enigmas, charadas ou até mesmo quebra-cabeças possuem traços que podem denunciar suas respostas.

Não fique ofendido se os jogadores desvendarem de início o seu enigma, e sim orgulhoso com os jogadores inteligentes. No próximo enigma você pode caprichar e antes, analise bem se o enigma foi óbvio. Confira com os jogadores como eles resolveram o enigma.

Deixe dicas mas que os jogadores tenham ideias e não respostas

Um bom enigma para RPG não cai no colo dos jogadores com um caminho para eles seguir, senão não é enigma. Garanta que os jogadores estão participando de algum quebra-cabeças, mas não conte qual.

Deixe dicas mas que os jogadores tenham ideias e não respostas
Faça suas dicas causar grande impacto no jogo. Fonte/Reprodução: original.

Deixe as dicas para coisas do cenário ou observações pontuais de Personagens do Mestre (MPCs), mas sem dar as respostas para eles. Eles precisam ser desafiados o tempo inteiro.

Descreva exaustivamente a cena

Se você realizará do enigma um local ou item, descreva-o exaustivamente e tire todas as dúvidas dos jogadores. Eles precisam ter dúvidas de como resolver mas não de como é o enigma. Se tiver desenhos ou frases, deixe-as à disposição de todos os envolvidos.

Apele para os acessórios

Deixe sempre à disposição dos jogadores qualquer forma de dica para ajudar eles a resolver o enigma

Se você extraiu o enigma da internet, então não deixe os jogadores pesquisarem em seus celulares. Isso pode ser complicado para mesas virtuais, mas avise que pode estragar a experiência do jogo e nas recompensas que serão oferecidas.

Conheça os tipos de Enigmas para RPG

Existem vários tipos de enigmas para RPG e o mais clássicos deles são:

  • Charadas: frases que esconde um significado, pode ser também poemas ou rimas, com contexto ou não. Até perguntas;
  • Quebra-Cabeças: normalmente visual, podem vir acompanhados de charadas ou simplesmente algo jogado a esmo;
  • Palavras/Itens ocultos: podem ser visuais ou não. Uma frase onde tenha algo escondido, ou uma pintura no qual tenha um personagem fora de contexto;
  • Cada coisa no seu lugar: O mais clássico dos enigmas para RPG. Um item tem que ser colocado em um certo local para ativar uma passagem, ou objetos a esmo terão que ser colocados em ordem.

Claro que você pode usar outros enigmas para seus jogos. Espero que tenha gostado das dicas e faça um bom proveito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.