Depois de quase 10 anos, o famoso canal/empresa do YouTube vai deixar de jogar D&D, um dos principais popularizadores do jogo dos últimos anos, vão criar o próprio sistema e assim ficarem mais livres. Critical Role é o maior canal de RPG do mundo e sua cisão com o D&D pode significar muito! Veja mais aqui e descubra tudo que sabemos sobre!
Darrington Press, da Critical Role, lançará Daggerheart, um novo sistema TTRPG (RPG de mesa)
É oficial: a equipe da Critical Role está fazendo seu próprio RPG de mesa chamado Daggerheart, um TTRPG de alta fantasia projetado para campanhas longas.
A comunidade TTRPG tem se perguntado se a Critical Role poderia criar seu próprio sistema TTRPG desde que o grupo lançou a Darrington Press, para publicar seus próprios jogos – mas até agora, Darrington se concentrou em jogos de tabuleiro e nos livros de criação de campanha Tal’Dorei. Com Daggerheart – e outros novos projetos em andamento, a Darrington Press está claramente se preparando para algo mais.
Critical Role e D&D
Não é segredo que o Critical Role foi uma das coisas que alimentou a ascensão de Dungeons & Dragons como um fenômeno cultural.
Esta série de streaming na web começou como amigos jogando D&D em casa, mas agora abrange quase 300 episódios (com mais de um milhão de espectadores cada), uma campanha Kickstarter de $ 11 milhões, uma série animada de TV que foi escolhida pela Amazon Prime, vários livros e quadrinhos, e duas aventuras publicadas pela Wizards of the Coast – além dos livros de arte e informações de campanha que Darrington publicou.
Agora, a Critical Role está pronta para pegar essa popularidade e construir seu próprio sistema TTRPG, que pretende exibir na Gen Con deste ano, a maior convenção de RPG de mesa do mundo.
O que sabemos sobre o Daggerheart da Critical Role?
Mas ainda não sabemos muito sobre Daggerheart. Matt Mercer e Misha Burton provocaram Daggerheart enquanto discutiam os vários projetos nos quais a Darrington Press está trabalhando este ano.
Mercer diz que Daggerheart é uma “atualização divertida e nova para o gênero de fantasia de RPGs, e foi projetado para uma campanha de longo prazo e progressão de personagem”, e que eles estão trabalhando no jogo há algum tempo.
Não sabemos se será um sistema d20 que segue as dicas de D&D – como o Pathfinder – ou algo diferente.
Há mais TTRPG vindo por aí?
Há também outro TTRPG chegando: Illuminated Worlds, um sistema d6 independente de configuração para campanhas mais curtas. O jogo foi desenhado por Stras Acimovic e Layla Adelman, e será publicado pela Darrington Press. Illuminated Worlds definitivamente parece interessante, mas não é realmente voltado para o mesmo tipo de jogo que Daggerheart.
Afinal, como ficará essa disputa entre Daggerheart e D&D?
Com Daggerheart, é difícil não se perguntar imediatamente se a Critical Role pretende abandonar o D&D para seu novo sistema de jogo.
Eu não acho que você pode fazer esse tipo de afirmação ainda – nós simplesmente não sabemos – mas vale a pena mencionar que durante a recente controvérsia do D&D OGL, o comentário da Critical Role sobre o assunto se concentrou em apoiar diversos criadores independentes no TTRPG espaço:
A Critical Role sempre apoiou criadores e desenvolvimento de jogos no espaço de mesa. Apoiamos nossos colegas do setor, bem como qualquer um que se arrisque criando um novo sistema ou desenvolvendo uma ideia original. A beleza dos jogos vem da oportunidade de compartilhar histórias inclusivas, diversificadas e atraentes de um amplo espectro de criadores. É exatamente por isso que lançamos nossa própria editora de jogos há alguns anos – porque acreditamos que ampliar o campo de criadores impulsiona toda a indústria. O sucesso que experimentamos se deve à paixão e ao interesse da grande comunidade de mesa e nos comprometemos a promover um ambiente que permita a todos a oportunidade de compartilhar facilmente as histórias que desejam contar.
Também é justo dizer que, se o Critical Role usar Daggerheart em streams, ele se tornará instantaneamente um dos maiores concorrentes de D&D.
O tamanho de seu público nunca deve ser subestimado e, considerando o rolo compressor cultural que Critical Role se tornou, Daggerheart provavelmente é suficiente para abalar toda a comunidade de jogos de RPG de mesa por si só. Mas, neste ponto, tudo isso é especulação. Aprenderemos mais sobre Daggerheart e outros jogos da Darrington Press na Gen Con em agosto.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Dados de RPG! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo nerd, geek, rpgistico e afins!