Dados de RPG: como usar?

1

Os dados de RPG são os itens mais básicos para se ter uma jogatina. A ação mais básica e comum no RPG é pegar o dado, fazer uma rolagem e conferir se o resultado foi um sucesso ou uma falha, mas afinal qual a importância do uso desse objeto? Como e quando usá-los? Tem diferenças entre os dados ou é tudo igual? Confere aí!

Por que os dados são importantes no jogo?

Os dados de RPG são extremamente importantes, afinal, são eles que decidem os efeitos das ações dos personagens de jogadores e também dos NPCs de forma justa e aleatória.

Toda ação dos personagens pode levar a uma situação onde seja necessária a rolagem de dados para determinar se ela foi bem sucedida ou não, e aí entra o poder dos dados. É a sua aleatoriedade e justiça imparcial que dá traz diversão e tensão ao jogo.

Como funcionam os dados de RPG?

Você sabia que a função do dado muda de acordo com cada sistema? Por seguirem regras específicas, cada sistema dita como aquele dado funciona, mas a principal função é definir o sucesso ou falha do teste ao ser somado com os modificadores adequados.

Quando devo usar os dados de RPG?

Em momentos desafiadores e importantes, cada ação deve ser tomada com cuidado e normalmente elas vêm sucedidas de testes.

Quando devo usar os dados de RPG?
Usando dados de RPG. Fonte/Reprodução: original.

O momento do uso dos dados de RPG provoca tensão, afinal, quando você usa os dados, coloca a sua sorte (ou azar) neles, que vão definir seu sucesso ou seu fracasso naquela ação.

Quais as regras básicas dos dados de RPG?

A regra básica para o teste é:

  • Selecionar o dado adequado;
  • Fazer a rolagem;
  • Somar ou subtrair modificadores;
  • Comparar com a dificuldade.

O sucesso da ação dependerá se o resultado obtido for maior que a dificuldade imposta pelo Narrador. Por exemplo, você sabe que a dificuldade para escalar um penhasco é de 15, então precisa tirar pelo menos esse valor no final da conta.

Você tem modificador +3 para essa escalada e rola 6 no dado, o que totaliza 9 no resultado, o que culminou em uma tentativa frustrada ou uma queda humilhante e desastrosa.

Quais são os dados de RPG e suas funções?

Os dados são muito variados, assim como os sistemas de RPG, e cada sistema usa seu próprio conjunto comum de dados.

Existem sistemas que usam apenas dados de 6 lados (d6), outros apenas o de 10 (d10), alguns usam o d20 como base e outros incluem até o incomum d33 em suas jogadas.

Dado D4

Este dado é pouco rolado, mas é normalmente usado para definir curas por poções e magias brandas, danos pequenos ou situações aleatórias diversas, onde não seja exigida tanta aleatoriedade, afinal são 25% de chances para cada face.

Related Posts
1 of 36

Dado D6

O dado mais comum entre todos por não ser utilizado apenas no RPG, mas dentro desse universo, ele tem funções distintas em cada sistema.

Alguns sistemas utilizam ele como base, os chamados d6 system (como Mighty Blade, GURPS e Chamado de Cthullu), e preferem assim por serem mais simples de usar e encontrar, mas outros como o consagrado D&D o coloca como coadjuvante, sendo usado apenas para cálculos de dano de acordo com o estilo e tamanho da arma.

Dado D8

Normalmente, é um dado-figurante para o dado-base do sistema, ele não faz parte da mecânica dos testes e sim dos resultados gerados após eles, como cálculo de dano, de espólios encontrados, etc.

Dado D10

Usado tanto como dado-base em sistema como Storyteller (do Universo de Vampiro – A Máscara, Lobisomem – O Apocalipse, dentre outros), onde se rola o d10 para obter um resultado de sucesso. Mas, ele também pode ser usado como um dado-figurante, que serve para o cálculo de dano de venenos, magias e armas marciais, como é feito no d20 System.

Dado D12

Esse dado-figurante entra no d20 System através de lâminas marciais pesadas, armas movidas a pólvora e truques de magia. Os poderosos ataques das conhecidas Espadas Longas e Machado Gigante são exemplos clássicos do uso desse dado, o maior dado de dano de armas que existe para esse sistema.

Dado D20

Usado como dado-base em jogos do d20 System, onde podemos citar os exemplos de D&D, Tormenta 20 e Pathfinder, os dados de RPG com 20 lados têm um leque de possibilidades, tanto de acerto quanto de erros e isso gera tensão e clímax a cada jogada devido a grande aleatoriedade numérica.

Dado D100

Muito usados pelos Narradores em tabelas que geram encontros, itens e situações aleatórias, também para definir clima e temperatura no momento da narrativa, situações indefinidas. Também pode incluir o uso para definir porcentagens de avarias em danos massivos a construções, embarcações, etc.

Quais são os valores críticos dos dados?

Quem não se lembra do primeiro Crítico não é mesmo? Mas a Falha Crítica a gente finge que não acontece, e tá tudo bem! Não sabe o que é isso? Vamos lá!

Crítico é definido pelas regras de determinado sistema, onde a rolagem dos dados-base pode resultar em um resultado excelente e primoroso, com resultados magníficos e também para garantir ataques poderosos.

Rolar o 20 no d20 é um sucesso automático, independente da dificuldade do teste a ser realizado e em momentos de Jogada de Ataque fazem com que você ataque com o dobro dos dados de dano.

Já quando rola 1 no d20, pode ser desastroso a ponto de colocar o Personagem em apuros e situações extremas, como um guerreiro perder um braço num ataque bisonho desses.

Onde posso comprar dados para RPG?

Dados de RPG são facilmente encontrados nos sites comerciais como Mercado Livre, Aliexpress e Amazon, com ampla variedade de preços, modelos, materiais e edições.

Agora que você já sabe tudo sobre os dados de RPG e como usar, você já está preparado para iniciar uma nova campanha ou até mesmo se arriscar a narrar uma banca para seus amigos. Escolha seu kit de dados favorito, treine seus críticos e boas rolagens!

Show Comments (1)