Dicas para criação de um sistema próprio de RPG
Já pensou em criar um sistema próprio de RPG? O mundo dos RPGs é repleto de sistemas diversos, voltados cada um para um tema ou estilo que reflete, diretamente, nas suas mecânicas e propostas. São esses elementos que diferem os sistemas uns dos outros, um jogo de Vampiro: A Máscara, por exemplo, será completamente diferente de um jogo de Dungeons and Dragons.
Geralmente, esses sistemas são limitados apenas pela imaginação. Ou seja, se você pensar em um tema, provavelmente vai ter um sistema equivalente para ele. Mas uma alternativa, caso você não encontre um do seu gosto ou na temática exata é criar um sistema próprio de RPG, com regras e temáticas da sua autoria!
Acompanhe as 5 dicas para você criar um sistema próprio de RPG!
Vai criar um sistema próprio de RPG: quais são as regras?
Se você possui interesse pela criação de algo mais pessoal sobre, é importante começar a definir algumas coisas. Em todo sistema, as regras são a alma e a espinha de um RPG, sendo aquilo que o sustenta. Definir quais as regras é vital para começar a arquitetar seu sistema, um exemplo é definir como um jogador obtém sucesso naquela atividade que ele estiver realizando.
4 dicas de como arquitetar a ficha de personagem do seu sistema próprio de RPG?
Outro aspecto importante na hora de criar um sistema próprio de RPG é a ficha de personagem, que vai conter informações sobre os personagens jogáveis, NPCs e outras criaturas do sistema.
Defina as informações baseado no que é importante, como atributos, personalidade, quantidade de vida, entre outras.
Quais e quantos atributos?
Geralmente, como informação básica do personagem, os atributos são os aspectos gerais que definem suas capacidades comuns. Defina como capacidades físicas, intelectuais, sociais ou sobrenaturais se traduzem na ficha de personagem.
Quais tipos e quantas perícias?
Perícias são nada mais que diferentes tarefas específicas que podem ser realizadas dentro do jogo e dão conta de ações mais gerais ou específicas. Por exemplo, perícia de escalada permite subir montanhas, mas também pode ser usada para ultrapassar obstáculos menores que exigem subir alguma estrutura.
Vantagens, desvantagens, dons, talentos, aptidões: o que e como utilizar?
Para além das ações, um sistema de RPG também deve incluir elementos que possam brincar com a própria mecânica de um personagem. Para isso, existem essas características ou habilidades extraordinárias que não só servem mecanicamente, mas auxiliam os seus jogadores na hora de definir as particularidades dos personagens.
Por exemplo, um personagem com uma desvantagem na visão, como ser caolho ou ter catarata, sofre penalidades diferentes do que outros que têm a visão plena.
Magia, psionismo, sobrenatural: quais as possibilidades de poderes dos personagens?
A partir da sua escolha de temática, adotar elementos que fogem do realismo é uma possibilidade. Determine que outros elementos são esses, se são poderes sobrenaturais, magias, poderes, entre outros.
5 dicas de regras na rolagem de dados do seu sistema próprio de RPG
Se você planeja criar um sistema próprio de RPG, saiba que nem todo sistema usa de dados para funcionar.
Mas se você quer adotá-los, chegou a hora de definir o papel deles!
Quais os dados usar?
O dado mais comum e conhecido de seis lados, ou d6 é uma possibilidade, mas existem muitos outros tipos, como dados de 4 ou até 20 faces — e dados para resultados até 100. Não é incomum usar mais de um tipo de dado em certos sistemas, e alguns nem mesmo usam números, tendo em cada face dos dados desenhos que determinam partes do corpo, entre outras coisas.
Quando é necessário um teste?
Defina quais situações os jogadores deverão rolar tal tipo de dado, uma magia para acertar e outra rolagem para definir dano, por exemplo.
Como funciona o sistema de combate?
Determine como começa, como é feito e como termina, quais efeitos causados pelo terreno ou causados pelos jogadores, aqui é onde você deve definir as possibilidades dentro de um confronto, rolagem para acerto ou desviar de um ataque ou até mesmo de escombros de uma caverna ou cidade.
Como funciona o sistema de magia ou poderes similares?
É preciso escolher como efeitos como magias e outros poderes estão inseridos na mecânica. Ou seja, a rolagem de dados serve para ativar os poderes, ou eles só acontecem? Que dado o jogador deve rolar para atingir o inimigo? Esse inimigo pode rolar algum dado para se defender?
Definir esse aspecto surreal é importante para que não haja a quebra do sistema, pois é fácil perder o chão quando os personagens são capazes de realizar maravilhas com um estalar de dedos.
Qual o dano das armas?
Ter diferentes tipos de dados, ou quantidades diferentes de um mesmo, para cada arma, permite uma diversidade de possibilidades. Os diferentes tipos de danos possíveis abrem um leque para diferentes interações, como resistências ou fraquezas durante o combate.
Cenário de sistema próprio de RPG: confira 3 dicas para ajudar a criar!
Agora que você já conhece um pouco dos elementos básicos de mecânicas para criar um sistema próprio de RPG, chegou a hora de conhecer alguns detalhes que vão guiar melhor as suas escolhas como temática, ambientação e o histórico do seu cenário.
Onde estamos, quem somos e o que nos cerca?
Comece escolhendo o tipo de mundo que você deseja criar para os seus jogadores. Pense em diferentes biomas que preenchem a paisagem, que tipo de construções compõem o cenário, quais raças mais presentes e menos presentes, entre outros elementos.
Qual nível tecnológico ou místico da sociedade?
Defina uma escala daquilo que é comum, seja com seres poderosos, capazes de criar fogo com as mãos ou figuras capazes de hackear um computador à distância. O quão poderosas são essas capacidades de tecnologia e misticismo desse mundo?
Que recursos podem mudar os rumos da história?
Um mundo não é feito só de maravilhas. Afinal, o que seria um mundo sem os desafios e problemas que os seus personagens devem enfrentar? Crie recursos narrativos limitadores ou que estabeleçam uma condição naquele mundo, como um caos generalizado ou uma lei tirana. São essas ideias que movem a história e o seu mundo.
Pronto para criar um sistema próprio de RPG? Siga nossas dicas e comece a dar vida ao seu mundo e às histórias que deseja contar!