Dicas de interpretação para iniciantes no RPG?
Os RPGs de mesa são bastante populares no público geek, esse tipo de jogo ficou bastante famoso com o sistema de Dungeons & Dragons. Elementos bastante conhecidos no RPG são seus sistemas de combate em turnos, rolagem de dados, criação de fichas e interpretação de personagens.
No entanto, alguns jogadores que estão começando neste mundo podem ter dificuldade no último item citado, por isso separamos para este artigo dicas de interpretação para iniciantes no RPG.
As melhores dicas para interpretação para iniciantes no RPG
Sabemos que pode ser difícil interpretar um personagem durante uma sessão de RPG quando você está começando a jogar agora, seja dificuldade de fazer seu personagem por conta de vergonha, timidez ou até mesmo por falta de inspiração para colocar em prática a personalidade que você criou para seu personagem.
Confira a seguir as melhores dicas para interpretação para iniciantes no RPG e mandar bem atuando como seu personagem.
Não seja tímido
A primeira e principal dica que damos para começar é não ser tímido, sabemos que ninguém escolhe ser tímido e que a tarefa de perder a timidez pode ser complicada, mas isso pode ajudar muito a melhorar sua interpretação durante as sessões de RPG.
Algumas dicas que damos para perder a timidez são treinar falar em voz alta, praticar na frente do espelho, olhar nos olhos das pessoas enquanto fala e o principal, tenha autoconfiança e não se ponha para baixo na hora de falar.
Escolha uma classe e raça que te deixem confortável para interpretar
Outra dica que damos é escolher uma raça e classe para seu personagem que sejam mais confortáveis para a sua interpretação.
O sistema de RPG de Dungeons & Dragons com uma grande quantidade de classes para o jogador escolher, como Mago, Guerreiro, Ladino, Bárbaro, Paladino, Monge entre outras. E raças tendo disponíveis opções como Humano, Anão, Meio-Orc, Elfo, Halfling, entre outras raças de universos de fantasia que você conseguir imaginar.
Basta apenas escolher a raça e classe que você acha que combina melhor com você e acha que será mais fácil para a sua interpretação. Você quer ser um anão guerreiro? Um elfo mago? Algo mais simples como um humano ladino ou algo mais diferente como um tiefling bruxo? A escolha vai do que você achar melhor para seu personagem.
Use inspirações
Por último, mas não menos importante, procure inspirações para você utilizar na interpretação de seu personagem, não há nada de errado se inspirar em personagens da mídia como base do seu próprio personagem.
Por exemplo, seu personagem é um guerreiro anão rabugento mas de bom coração? Porque não usar o Gimli de Senhor dos Anéis como inspiração, ou se seu personagem é um paladino bondoso e extremamente carismático, você pode se inspirar no Solaire de Astora do jogo Dark Souls.
Ou quem sabe até usar o Jaskier de The Witcher para se inspirar em um bardo que sempre está envolvido em problemas.
Você pode também é claro se basear nos arquétipos de personagens para criar o seu, e algo que também é interessante é se inspirar em traços de sua própria personalidade e utilizar em seu personagem.
RPG é muito difícil para quem está começando?
O RPG visto por fora parece um bicho de sete cabeças, afinal o jogo possui regras, diversas mecânicas, dados, interpretação e tudo isso pode assustar quem está iniciando este caminho, no entanto RPG é um jogo fácil de se aprender a jogar. Basta apenas possuir paciência e um pouco de dedicação para aprender a jogar.
Como começar a jogar RPG de Mesa?
Caso você esteja querendo começar a jogar RPG de Mesa você precisa de um grupo de amigos, alguém para ser o narrador, conhecido como mestre e o livro de regras para preparar tanto o mestre quanto os jogadores os ensinando as regras básicas do jogo e o sistema de criação de fichas.
Vale lembrar que se o mestre e os jogadores se entrarem em consenso podem modificar ou criar regras de acordo como planejam jogar suas sessões.
Caso considere muito cedo investir comprando dados não se preocupe, existem diversos programas e aplicativos para rolagem de dados que você pode utilizar. Com tudo isso resolvido, basta aos jogadores decidirem o cenário da aventura, criarem seus personagens e iniciarem sua jornada épica.
Caso você prefira algo online, existem bastantes servidores de RPG via Discord onde pode aprender a jogar e conhecer novas pessoas.
Essas são nossas dicas de interpretação para iniciantes no RPG, lembrando que além das dicas suas interpretação vai melhorando com o tempo em que você vai jogando.