Dungeons and Dragons: As Edições!

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Desde a sua criação no início dos anos 70, o Dungeons and Dragons se tornou um dos jogos de RPG mais populares e jogados do mundo. Mas o que levou a isso? Neste artigo, vamos explorar as versões do jogo de RPG que contribuíram para o seu sucesso mundial.

Descubra a Renascença do Dungeons and Dragons

Dungeons and Dragons (D&D) é um dos jogos de RPG mais populares do mundo. Em 2016, a Wizards of the Coast lançou a 5ª edição do jogo, chamada pela The New Yorker como “Renascença do Dungeons and Dragons”. Esta edição trouxe um novo sistema de regras, ferramentas virtuais para organizar jogos e presença na cultura popular.

O Que é Dungeons and Dragons?

Dungeons and Dragons é um jogo de RPG criado em 1974 como um suplemento ao jogo Chainmail.

O Que é Dungeons and Dragons?
Dados de 20 lados (d20), principal dado usado em D&D – Fonte/Reprodução: original.

Esta primeira edição introduziu conceitos que se tornariam padrão em edições posteriores, incluindo habilidades, classes de personagens, raças, classe de armadura, monstros e tesouros; masmorras subterrâneas e itens mágicos. Desde então, D&D tem dominado a indústria americana de RPG.

As Edições do Dungeons and Dragons

A primeira edição de D&D foi lançada em 1974 como um suplemento ao Chainmail. Posteriormente recebeu o nome de “Original Dungeons & Dragons” (abreviado como OD&D).

Era básico comparado com novas edições, mas introduziu conceitos que se tornariam padrão em edições posteriores, incluindo habilidades (como força, inteligência e destreza); classes de personagens (lutador, mago, clérigo) e níveis; raças (humano, anão, elfo, halfling); classe de armadura; monstros e tesouros; masmorras subterrâneas de salões, salas e portas repletas de truques e armadilhas; e itens mágicos, como espadas inteligentes.

AD&D e 2° Edição de Dungeons and Dragons

Desde seu lançamento, D&D dominou a indústria americana de RPG. Em 1977, o jogo foi dividido em duas versões: A mais simples, chamada Dungeons & Dragons (apelidada posteriormente como o “Basic Dungeons & Dragons”), e a mais complexa, Advanced Dungeons & Dragons (abreviada como AD&D).

AD&D e 2° Edição de Dungeons and Dragons
Manual do Monstro do AD&D – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Enquanto a Basic vinha em um Box Set, o AD&D vinha em três livros: o Monster Manual (Manual dos Monstros), uma compilação de monstros para usar como inimigos, Player’s Handbook (manual do jogador) com regras e opções para criação de personagem, e o Dungeon Master’s Guide (Guia do Mestre), com regras e guias para o mestre do jogo. O Basic Set teve mais duas versões em 1981 e 1983, enquanto a segunda edição de AD&D foi lançada em 1989.

Magic, WotC e 3° Edição de Dungeons and Dragons

Em 1997, a TSR, Inc, após um período de crise financeira, foi adquirida pela Wizards of the Coast, empresa responsável por criar Magic: The Gathering, um bem-sucedido jogo de cartas colecionáveis vagamente inspirado em D&D e 1999, a Wizards se tornou uma subsidiária da Hasbro.

Em 2000 a versão mais simples foi descontinuada, e a versão complexa foi renomeada como Dungeons & Dragons com o lançamento da 3ª Edição.

Open Game License (OGL) e d20 System para Dungeons and Dragons

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Com o lançamento da 3ª edição de Dungeons and Dragons, Wizards of the Coast disponibilizou o sistema d20 sob a licença da Open Game License (OGL) e d20 System. Sob essas licenças, os autores foram livres para usar o sistema d20 ao escrever jogos e suplementos de jogos.

Open Game License (OGL) e d20 System para Dungeons and Dragons
Star Wars no D&D – Fonte/Reprodução: original.

A OGL e o d20 tornaram possível novos jogos, alguns baseados em produtos licenciados como Star Wars e novas versões de jogos mais antigos, como Call of Cthulhu. Em Julho de 2003, é lançado o Dungeons & Dragons v3.5 (também conhecida como D&D 3.5).

Durante a década de 2000, tem havido uma tendência para revitalizar e recriar edições antigas de D&D, num movimento conhecido como Old School Revival, com sistemas de RPG baseados em edições anteriores de D&D. Castles & Crusades (2004), da Troll Lord Games, são reimaginações de edições antecipadas, simplificando as regras da OGL.

Isso, por sua vez, inspirou a criação de “retroclones”, jogos que recriam os conjuntos de regras originais, usando material colocado sob a OGL, além de aspectos mecânicos não protegidos por copyright das regras antigas para criar novos jogos.

A polêmica 4° Edição

A Wizards of the Coast lançou a 4ª edição, em Junho de 2008 nos Estados Unidos. Desde 2012 iniciou um grande playtest com jogadores do mundo todo, nesse sistema, batizado de D&D Next, que contou com mais de 175.000 pessoas em todo mundo e 18 meses de estudo, foi a base para o novo sistema que oficialmente retornou com seu nome para D&D, chamado pelos jogadores como Quinta Edição.

Tendo o livro do Jogador lançado primeiro em Julho, livro dos monstros em setembro e o livro do mestre em dezembro finalizando o lançamento do set básico ainda em 2014, fato curioso é que pela primeira vez o D&D conta com um módulo básico gratuito, batizado como Basic Rules ele contém regras completas para se jogar com as principais classes e raças e leva os jogadores do primeiro ao vigésimo nível, o Basic Rules pode ser baixado gratuitamente no site oficial e recebe atualizações constantes.

Com o lançamento da quarta edição, Wizards of the Coast apresenta a sua Game System License, que representou uma restrição significativa em comparação com as políticas muito abertas incorporadas pela OGL.

Em parte, como uma resposta a isso, alguns editoras (como a Paizo Publishing com seu Pathfinder Roleplaying Game) que anteriormente produziram materiais em apoio à linha de produtos D&D, decidiram continuar a apoiar as regras da 3ª Edição, competindo diretamente com a Wizards of the Coast.

Outros, como a Kenzer & Company, estão retornando à prática de publicar suplementos sem licença e argumentando que a lei de direitos autorais não permite que a Wizards of the Coast restrinja o uso de terceiros.

A aclamada 5° Edição!

Em 12 de janeiro de 2016, a Wizards of the Coast lançou a SRD da 5ª edição sob a OGL original marcando um retorno ao formato open gaming.

A 5° Edição é considerada a mais bem-sucedida, chamado pelo The New Yorker como a “Renascença do Dungeons and Dragons”. Alguns fatores citados são webséries onde pessoas jogando o jogo são a atração, regras de fácil acesso, ferramentas virtuais que ajudam a organizar jogos e a presença na cultura popular.

E o futuro do D&D?

Com o lançamento desse novo filme, Dungeons and Dragons: Honra entre Rebeldes, e uma série de sucesso na gigante Amazon Prime, a Lenda de Vox Machina, talvez estejamos entrando em uma nova era para o D&D, tanto reconhecimento e valor que não se via há muito tempo. O futuro será lindo!

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