Entenda como criar um RPG de sucesso

0

Afinal, como criar um bom RPG? Os jogos de RPG são uma maneira divertida de criar seu próprio universo de fantasia e explorá-lo por um personagem de sua própria criação. Com um RPG de sua própria invenção, você não precisa se preocupar em gastar dinheiro com guias de jogos ou assinaturas on-line. Para criar seu próprio RPG, você precisará de um conjunto de mecânicas descrevendo como o jogo é jogado e uma configuração para jogar seu jogo.

Como criar um RPG e desenvolver sua mecânica principal

Para saber como criar um rpg, precisamos saber quais os principais pontos que o seu RPG precisa para que ele se torne completo e você possa começar a jogar.

Escolha o tipo de RPG que você fará

Para saber como criar um RPG é bom ao menos ter uma ideia das variedades existentes de RPG e assim decidir qual modelo de RPG você criará. As versões comuns incluem o tablete ou LARP (live action role-playing). Você precisará decidir qual deles planeja fazer antes de prosseguir na sua jornada de criação de RPG.

Os jogos de mesa são principalmente, se não totalmente, baseados em texto. Esses jogos podem fazer uso de materiais suplementares, como mapas ou figuras, mas contam com texto escrito e descrições faladas para conduzir a ação do jogo.

Escolha o tipo de RPG que você fará
Como escolher o tipo de RPG. Fonte/Reprodução: original.

Os RPGs de mesa geralmente envolvem um líder de jogo, chamado mestre de masmorra ou Mestre, que projeta os cenários com os quais os jogadores lidam e medeia imparcialmente as regras. O LARP faz com que os jogadores imaginem o cenário como se fosse a vida real. Os jogadores então adotam a persona de um personagem para completar as tarefas envolvidas no jogo.

Identifique suas principais estatísticas

As estatísticas de um personagem do jogador fornecem uma base para o que ele pode fazer e como ele irá agir. Estatísticas comuns incluem força, inteligência, sabedoria, carisma e destreza. Para dar um exemplo de como as estatísticas afetam os personagens, um personagem com alta resistência e baixo carisma provavelmente seria poderoso em batalha, mas desajeitado em situações diplomáticas.

Em muitos RPGs, o jogo começa com os jogadores criando um personagem e usando um número definido de pontos para investir em estatísticas diferentes. No início de um jogo, você pode fazer com que cada jogador comece com 20 pontos de estatística para aplicar a diferentes categorias de estatística.

Related Posts
1 of 35

Alguns RPGs populares usam 10 como base para todas as estatísticas. Uma classificação 10 representa a capacidade humana média na categoria stat. Então 10 força seria força humana média, 10 inteligência produziria um caráter de inteligência média, e assim por diante.

Pontos estatísticos adicionais são geralmente dados aos personagens à medida que a experiência é adquirida ao longo do tempo, através de eventos no jogo ou através de batalhas. A experiência é geralmente dada na forma de pontos, com um certo número de pontos igualando um “nível acima”, o que indica um aumento de estatísticas.

Certifique-se de que suas estatísticas correspondam à descrição do seu personagem. Por exemplo, um personagem que é da classe dos ranger provavelmente será astuto e se moverá silenciosamente, por isso geralmente tem alta destreza. Os bruxos confiam em seu conhecimento de magia, então esses tipos de personagens geralmente têm alta inteligência.

Planeje seu mecânico de uso de estatísticas

Agora que você tem suas principais estatísticas, pode decidir como as usará em seu jogo. Alguns jogos usam uma verificação de limite de estatísticas, onde as tarefas terão uma classificação que as estatísticas dos personagens terão que corresponder ou vencer para executar. Outros jogos usam um número para representar a dificuldade de uma tarefa, uma jogada de dados para representar a tentativa de um personagem na ação e estatísticas para fornecer modificadores de bônus à jogada de dados.

Planeje seu mecânico de uso de estatísticas
Como realizar o seu planejamento no mecanismo de estatísticas. Fonte/Reprodução: original.

O mecanismo de modificação de dados / modificador de estatísticas é muito comum para RPGs de mesa. Por exemplo, um jogador pode ter que escalar uma corda. Isso pode ter uma classificação de desafio de 10 para um lançamento de um dado de 20 lados. Isso significa que um jogador terá que rolar 10 ou mais para subir na corda. Como escalar envolve destreza, o jogador pode receber pontos de bônus adicionados ao seu rolo de escalada por ter alta destreza.

Alguns jogos usam estatísticas como uma maneira de determinar os pools de pontos que podem ser “gastos” em ações. Por exemplo, para cada ponto de força, um jogador pode receber 4 pontos de vida. Eles geralmente diminuem quando o dano é recebido dos inimigos ou aumentam quando um restaurador, como uma poção de vida é recebido por um personagem.

Existem outras mecânicas de uso de estatísticas que você pode criar para o seu RPG ou você pode combinar duas mecânicas comuns, como a mecânica de limite de estatísticas e rolagem de dados / modificadores de estatísticas.

Descreva as possíveis classes de personagens

Para você saber como criar um RPG, você precisa aprender a criar classes de personagens, as classes refere-se ao trabalho ou especialidade de um personagem em seu RPG. As classes comuns incluem guerreiros, paladinos, ladrões, bandidos, caçadores, padres, bruxos e muito mais. Muitas vezes, as aulas recebem bônus por atividades relacionadas à sua aula. Por exemplo, um guerreiro provavelmente receberia um bônus por manobras de combate.

Os bônus são geralmente adicionados a uma rolagem de dados para tornar o resultado de um evento provável. Se um guerreiro precisar jogar 10 ou mais em um dado de 20 lados para realizar sua ação, ele poderá receber 2 pontos de bônus adicionados ao seu teste. Você pode criar suas próprias classes para diferentes cenários em seu RPG. Você estava jogando um RPG futurista com elementos de fantasia, pode inventar uma classe como “Technomage” para uma classe que usa tecnologia e magia.

Leave a comment