Hero Quest – RPG em forma de Boardgame

0

Conheça Hero Quest: um boardgame que se baseia no RPG de mesa, com fichas de personagens, poderes e turnos. A porta de entrada para o RPG de muitos jovens no inicio dos anos 90, inclusive no Brasil, onde a Grow produziu. Venha conhecer esse clássico do RPG.

O que é Hero Quest?

HeroQuest, às vezes escrito como Hero Quest, é um jogo de tabuleiro de aventura criado por Milton Bradley em conjunto com a empresa britânica Games Workshop.

O que é Hero Quest?
Pecas do jogo resmaterizado – Fonte/Reprodução: Avalon Hill.

O jogo foi vagamente baseado em arquétipos de RPGs de fantasia: o jogo em si era na verdade um sistema de jogo, permitindo que o Mestre (chamado de “Morcar” e “Zargon” no Reino Unido e na América do Norte/Brasil, respectivamente) criasse suas próprias masmorras, design usando o tabuleiro de jogo fornecido, peças, móveis e miniaturas.

O manual do jogo descreve Morcar/Zargon como um ex-aprendiz de Mentor, e o texto do pergaminho é lido em voz alta da perspectiva de Mentor. Várias expansões foram lançadas, cada uma adicionando novos blocos, armadilhas, artefatos e monstros ao sistema central. Um remake do jogo de tabuleiro com financiamento coletivo foi lançado em 2021.

Como era a história de Hero Quest?

No final dos anos 1980, o designer de jogos Stephen Baker mudou-se da Games Workshop (GW) para Milton Bradley e convenceu Roger Ford, o chefe de desenvolvimento de Milton Bradley, a permitir que ele desenvolvesse um jogo de gênero de fantasia.

Kennedy deu-lhe sinal verde se ele mantivesse o jogo simples. Basker contatou seu ex-empregador, a Games Workshop, para desenvolver as miniaturas de plástico que seriam necessárias no jogo, mas ele então decidiu aproveitar sua experiência no campo de jogos de fantasia para ajudar a desenvolver o jogo.

O resultado foi o jogo de tabuleiro de aventura e fantasia Hero Quest (1989), no qual os jogadores trabalham juntos contra o mestre do jogo. O jogo foi lançado na Grã-Bretanha, Europa e Austrália em 1989, e a edição norte-americana, com um subtítulo diferente – Game system, em 1990. O jogo consiste em um tabuleiro e várias miniaturas e itens individuais.

Quem são os personagens de Hero Quest?

Os protagonistas de Hero Quest são quatro heróis: “Barbarian”, “Dwarf”, “Elf” e “Wizard” que enfrentam uma seleção de monstros:

  • Orcs;
  • Goblins;
  • Fimir;
  • Chaos Warriors;
  • um Chaos Warlock (que representa muitos dos personagens nomeados para as várias missões, como Sir Ragnar e o Witch Lord);
  • uma Gárgula;
  • Vários mortos-vivos: esqueletos, zumbis e múmias.

Em uma entrevista de 1989, o designer Stephen Baker concordou que o jogo seria muito fácil se todos os jogadores cooperassem, mas explicou:

“O jogo é realmente voltado para crianças de 10 a 12 anos que jogam com suas mães e pais. Minha sensação é que eles jogam de uma forma muito competitiva, bastante cooperativa.”

A publicação de conjuntos de expansão foi então dividida entre os mercados europeu e australiano e os mercados norte-americanos.

Expansões de Hero Quest

As expansões de Hero Quest começam com Kellar’s Keep, lançado na Europa e Austrália em 1989, e na América do Norte em 1991. Kellar’s Keep adicionou novas missões, novos itens e artefatos e mais um lote de figuras de monstros (mais Orcs, Goblins e Fimir).

Related Posts
1 of 36

Lançado logo depois, nos mesmos anos, foi Return of the Witch Lord, que estendeu os mortos-vivos com mais esqueletos, múmias e zumbis.

Advanced HeroQuest foi uma versão revisada e expandida do jogo Hero Quest lançado em 1989 pela Games Workshop. O conceito básico é o mesmo: quatro heróis se aventuram em uma masmorra para lutar contra monstros e ganhar tesouros, mas as regras são mais detalhadas e complexas.

Hero Quest Remake

Sob a direção de Jeffrey Anderson, gerente geral da Hasbro Gaming, a empresa comprou a marca Hero Quest da Chaosium em setembro de 2020. Isso permitiu que a Avalon Hill, uma subsidiária da Hasbro, lançasse um site teaser com o logotipo Hero Quest, arte e uma contagem regressiva, levando a especulações de que um remake ou aplicativo oficial estava sendo produzido.

Em 22 de setembro de 2020, a contagem regressiva revelou uma campanha de financiamento coletivo da Hasbro Pulse de $ 1.000.000 (R$ 4.990 milhões) para produzir uma edição atualizada do Hero Quest com novas figuras, Kellar’s Keep e Return of the Witch Lord expansões.

Qual foi o resultado da campanha para Hero Quest Remake?

O financiamento foi obtido em 24 horas, com a Hasbro esperando para enviar no final de 2021. A campanha inicial foi apenas para os EUA e Canadá, com a Hasbro posteriormente expandindo a campanha para incluir Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

A marca e a propriedade intelectual da Games Workshop foram removidas, com toda a arte substituída; o apelido “Chaos” mudou para “Dread” em todas as instâncias; todas as miniaturas receberam novas esculturas; e os monstros Fimir, um tipo de monstro lagarto à base de água originário do universo Warhammer, substituído pelos monstros Abomination baseados em peixes.

Teve alguma garantia nessa campanha do Hero Quest Remake?

A campanha Hero Quest, financiada por crowdfunding da Hasbro Pulse, ofereceu dois níveis de garantia, Heroic ou Mythic.

Os apoiadores que se comprometeram com o Nível Heroico receberiam o sistema de jogo Hero Quest com os pacotes de expansão Kellar’s Keep e Return of the Witch Lord.

Aqueles que se comprometeram com o Nível Mítico receberiam tudo no Nível Heroico e, adicionalmente, incluiriam quatro heróis alternativos de gênero do Bárbaro, Anão, Elfo e Mago, bem como figuras exclusivas por tempo limitado, como o aprisionado Sir Ragnar, uma figura de o mago Mentor e uma figura do Witch Lord.

A Campanha do Hero Quest Remake teve algum prêmio para objetivos extendidos?

Objetivos estendidos, incluindo três novos heróis: um Halfling Warlock Hero com 1 carta de equipamento de warlock e 3 cartas de magia de warlock, um Druid Hero com 3 cartas de magia de druida e um Orc Bard Hero com 1 carta de equipamento e 3 cartas de bardsong.

Digno de nota, o Halfling Warlock e o Druida foram criados pelos designers convidados especiais Shauha Nakasone e Nikki Dawes, respectivamente.

Stretch Goals adicionais incluíam esculturas alternativas de monstros: Esqueletos com Espada e Escudo, Goblins armados com garras, Zumbis empunhando lâminas, Orcs Martelo de Duas Mãos, Múmias Perseguidoras, Guerreiros Medonhos armados com Espada, uma Feiticeira Medonha e uma Gárgula.

Por fim, Stretch Goals também incluiu três livros de missão originais de designers convidados especiais: The Prophecy of Telor de Stephen Baker, The Spirit Queen’s Torment de Teos Abadia e The Crypt of Perpetual Darkness de Joe Manganiello com uma grande figura de dragão incluída.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Dados de RPG! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo nerd, geek, rpgistico e afins!

Leave a comment