Iniciativa em D&D: como funciona e quando usar?
Na hora do combate, é necessário definir quem é mais rápido e com iniciativa para agir primeiro.Vamos entender neste texto como que funciona a Iniciativa em D&D.
No tutorialzão de hoje, vamos falar sobre D&D e a mecânica de Iniciativa que o sistema utiliza.
Você vai conferir qual a função da iniciativa, qual dado rolar, qual bônus aplicar e como ela influencia na dinâmica do combate.
Vem comigo tirar um Acerto Crítico no conhecimento!
Como funciona a Iniciativa?
Iniciativa é uma mecânica bem simples e intuitiva. Quanto maior sua iniciativa, melhor sua posição na ordem do combate.
A Iniciativa também é influenciada pelo valor de Destreza do Personagem e os Personagens recebem um bônus de Iniciativa igual ao seu modificador de Destreza.
A iniciativa vai determinar a ordem dos turnos, ditando quando e como os Personagens vão agir durante o combate.
Como definir a Iniciativa entre os jogadores?
Antes do combate iniciar, o Mestre solicita a Iniciativa de todos os participantes. Cada Jogador rola 1d20 e soma os possíveis e respectivos bônus, informando o resultado para o Mestre.
O Mestre, então, monta uma lista de turnos com os valores indo do mais alto para o mais baixo. Quanto maior o seu valor de Iniciativa, mais rápido o Personagem agiu.
Em caso de empate, o que fazer?
Caso o resultado da Iniciativa de dois ou mais Personagens sejam iguais, o Personagem com maior valor de Destreza age primeiro.
Se um Jogador rolou 10 e tem Destreza 14, o resultado será 12. Assim como o resultado dum Personagem com Destreza 16 que tirou 9.
Porém, o 2º Personagem tem mais Destreza, portanto, age primeiro.
O Mestre também pode assumir a responsabilidade e decidir quem age primeiro por conta própria, ou solicitar um Teste de Sorte (como rolar 1d20 para cada e ver quem tira o maior, ou disputar um cara-ou-coroa).
Lembre que o Mestre tem autoridade e é a palavra final em questão de regras.
Quando é usada a iniciativa?
A iniciativa em D&D 5e é usada para definir quais Personagens agem primeiro, ditando a ordem do combate e separando-o em rodadas.
A Iniciativa é usada para que todos os Personagens tenham oportunidades iguais de atuar, agir e combater.
Também é o tempo que os Jogadores que não estão agindo tem tempo para conferir informações e habilidades, além de pensarem em uma forma tática e/ou criativa de agir.
Como funciona a Iniciativa para ataque surpresa?
Em D&D 5e, o Turno Surpresa foi excluído e ele foi inserido nos Turnos normais do combate.
Agora, Surpreso é uma Condição e o Personagem está Surpreso caso não passe no teste de Percepção contra a Furtividade do atacante.
Ao estar Surpreso, o Personagem não pode usar seu Movimento nem realizar Ações no primeiro turno de combate e também não pode usar Reação até esse turno terminar.
E aí, gostou das nossas dicas? Conseguimos tirar todas suas dúvidas sobre a Iniciativa de D&D?
Espero que tenha curtido nosso guia e que ele ajude você e seus companheiros em seus combates.
Ficamos felizes em te ajudar nas mecânicas e as regras de D&D 5e, conte sempre com a gente!