Licantropia: o que é e como montar meu personagem com esses poderes?
Se você é mestre de uma aventura de RPG e quer trazer novos elementos para a história ou até mesmo um jogador querendo um personagem diferenciado, saiba que a Licantropia no RPG pode trazer elementos inovadores, que irão tirar a sua aventura da monotonia.
A incorporação dos aspectos lupinos altera a constituição do personagem e abre um leque de possibilidades para o jogador. Então, entenda mais sobre esse poder e veja como utilizá-lo em seu jogo, a seguir!
O que é a Licantropia?
A Licantropia no RPG é a condição onde o jogador estará sujeito a se tornar uma criatura humanoide, um híbrido de homem e animal. Estas transformações podem ocorrer aleatoriamente ou sob circunstâncias específicas, definidas pelo mestre ou pelas regras do jogo.
Quais as causas?
Existem três tipos de Licantropia no RPG, definidas pela forma como o personagem foi o portador da condição. A causa da Licantropia irá afetar diretamente como ela irá se manifestar no personagem, e as causas são:
- Maldição: o portador da licantropia adquiriu a condição através de feitiços, rituais ou bruxarias. Por não ter uma causa física, a única forma de se livrar da condição é através do uso de magia;
- Hereditária: o portador é descendente de uma linhagem de licantropos. A condição faz com eles sejam chamados de licantropos naturais e, por isso, podem controlar suas transformações livremente;
- Patológica: provavelmente a causa mais conhecida na cultura pop, o licantropo patológico é aquele que adquiriu a condição após ser atacado por outro portador ou após consumir de alguma forma o sangue de um infectado.
Definir a origem da condição de licantropo no personagem ajuda não só a montar uma história para ele, mas também a definir como vai funcionar a Licantropia no RPG e como ele lida com sua condição. Afinal, é um fator muito extremo que ele provavelmente vai carregar por muito tempo.
Quais as características da Licantropia no RPG?
O jogador que passar pela transformação terá que seguir as regras da condição e se manter no personagem em que ele se transformou, mesmo que isso signifique que ele terá que atacar seus colegas.
Ao se transformar, o jogador mantém seus atributos, exceto pelos afetados pela Licantropia, como a força e a velocidade.
Como criar personagens que usam a Licantropia?
Para introduzir a Licantropia no RPG que você vai jogar, inicialmente deverá ser feita a escolha de qual tipo de Licantropia o personagem sofre e, também, qual foi a causa da condição. Depois disso serão definidos os gatilhos para as transformações.
Quando tudo estiver bem definido, será montada a ficha da criatura, que irá definir os atributos do personagem já transformado. Os dados para montar a ficha corretamente estarão disponíveis no manual do jogo.
Quais os tipos de Licantropia em RPG?
Existem diversos tipos de licantropos com diferentes personalidades, modos de vida e até culturas. Conhecer as diferentes espécies ajuda o jogador ou o mestre a escolherem com mais precisão o que eles querem para seus personagens portadores da Licantropia no RPG.
Werewolf (Lobisomem)
Os lobisomens são os licantropos mais famosos, conhecidos mundialmente pelo folclore e pela cultura pop. No RPG, eles são naturalmente caóticos e maus, agindo quase como um animal raivoso. Eles gostam de frequentar áreas repletas de presas e costumam criar alcateias. Além disso, é comum que infectem as pessoas que milagrosamente sobrevivem aos seus ataques.
Werebear (Homem-Urso)
Leais e bons, os Homens-Urso preferem a solidão de regiões mais remotas. Funcionam quase como opostos aos lobisomens, eles costumam ser gentis com estranhos e normalmente agem como protetores das regiões onde vivem. Não costumam infectar outros, o fazendo apenas quando confiam que ela pode controlar.
Weretiger (Homem-Tigre)
De personalidade neutra, os Homens-Tigre gostam de viver no meio da selva, mas não tão longe das civilizações. Costumam dar preferência a vida solitária ou com um pequeno núcleo de pessoas. São extremamente orgulhosos, e por isso evitam infectar outras pessoas, para evitar que tenham competição.
Wererat (Homem-Rato)
Leais e maus, os Homens-Rato vivem em esgotos, porões e catacumbas próximas a civilizações para terem como fazer vítimas com frequência sem serem pegos. Vivem em núcleos pequenos formados por outros criminosos que costumam agir em grupo para atacar suas vítimas. São extremamente paranoicos com estranhos, por isso, evitam infectar suas vítimas, preferindo matar aqueles que são infectados.
Wereboar (Homem-Javali)
Neutros e maus, os Homens-Javali vivem em grandes grupos de licantropos e às vezes com Orcs. Agem como bandidos, matando e capturando pessoas que se perdem nas regiões remotas onde eles habitam. Além dos lobisomens, eles são os que mais infectam pessoas, sentindo um imenso prazer em amaldiçoar pessoas e vê-las sofrendo.
Após escolher o tipo de licantropo que o personagem vai ser, vai ser muito mais fácil e natural encaixá-lo na história sem que ocorram conflitos futuros, pois, tendo todo esse conhecimento e colocando-o em prática, o trabalho de ter um personagem assim diminui consideravelmente.
Como vencer um personagem com Licantropia no RPG?
Derrotar um portador de Licantropia no RPG pode ser trabalhoso e envolve inúmeros passos, rituais e objetos, essenciais para acabar com a maldição e, se necessário, com o seu portador.
As principais formas são usando veneno específico contra licantropos, objetos mágicos feitos para ferir licantropos, magias para tentar eliminar a maldição, ou até mesmo eliminar o original, aquele que infectou o alvo, mas estas só funcionam com licantropos patológicos.
Fazer o uso da Licantropia no RPG vai animar a sua campanha e trazer cenários inusitados. Você vai trazer novos elementos para a vida dos personagens e também um novo desafio, pois os jogadores serão apresentados a um inimigo muito mais feroz e difícil de matar do que criaturas comuns.