Magias de mago em D&D 5e: como usar?

1

Se você é iniciante no RPG e tem dúvidas sobre as magias de Mago em D&D, não se preocupe, pois até mesmo jogadores experientes passam por isso em alguns momentos e viemos aqui para salvar a campanha de todos!

Aprenda quais são as melhores opções de conjuração para cada nível de magia e quando e como usá-las de maneira eficiente!

O que são magias?

Uma Magia é uma conjuração mística, um efeito discreto, resultado da manipulação da Trama da Magia e das energias elementais.

O que são magias?
Conhecendo as magias. Fonte/Reprodução: original.

Esses efeitos podem criar situações favoráveis, causar dano, curar ferimentos, transformar criaturas em outras, acessar os Planos da Existência e uma infinidade de possibilidades.

Apenas Personagens que sejam das Classes Conjuradoras podem manipular a Trama da Magia e conseguem distorcer a realidade com efeitos mágicos.

O que são Magos?

Magos são os aventureiros arcanistas, os conjuradores mais tradicionais do RPG. Esse tipo de usuário de magia está presente desde a 1ª Edição de D&D e foram muito atualizados de lá para cá, enquanto que outras Classes Conjuradoras surgiram apenas a partir da 3ª edição e algumas ganharam poder mágico apenas na última de D&D.

Um grande chapéu pontiagudo, enormes barbas brancas, um Familiar a tiracolo e um Foco Arcano (que pode ser um Orbe, uma Varinha, um Cajado ou outro objeto que canalize o poder mágico) e um ar de mistério, certamente você já sabe que essa figura é um Mago, por isso, espere Magias dos mais variados tipos, com diversos efeitos mirabolantes, criativos e até mesmo mortais.

Tipos de Magias de Mago

O poder das magias de Mago em D&D é indicado pelo nível que ela possui, que pode ir de 0 a 9. Para conjurar uma dessas magias, você precisará de um Espaço correspondente ao nível dela.

Esse Espaço gasto é recuperado após um Descanso Curto (período de 1 hora de repouso).

A quantidade de Espaços que seu Personagem tem a disposição será determinada pela sua Tabela de Classe, ligada aos seus níveis de Mago.

De acordo com a progressão do nível do Personagem, ele receberá novos Espaços para conjurar suas magias e também conhecerá novos efeitos mágicos.

Magias de nível 0

Magias de nível 0, também chamadas de Truques, são representações modestas do poder místico. Os Conjuradores podem usar os Truques de maneira ilimitada, sem precisar dos tradicionais Espaços de Magia.

Os truques mais comuns entre os Magos são: Mãos Mágicas; Proteção Contra Lâminas; Luz; e Ataque Certeiro. Os truques também envolvem efeitos de ataque, como: Raio de Fogo; Toque Chocante; Rajada de Veneno; Raio de Gelo; e Espirro Ácido.

Magias de nível 1

Entre os níveis 1 e 2 da Classe, seu personagem só tem acesso às Magias de Mago em D&D de nível 1, que são magias brandas e por onde você começa a entender mais sobre seu conhecimento arcano.

São magias tradicionais de 1º nível: Convocar Familiar; Detectar Magia; Compreender Idiomas; Armadura Arcana; Passos Longos; Orbe Cromática; Sono; e Mísseis Mágicos.

Essas são apenas algumas entre as mais de 30 magias que um Mago pode aprender já no começo do jogo.

Magias de nível 2

Com o personagem no nível 3 da Classe, as magias de Mago em D&D aumentam de patamar, e tem efeitos mais criativos e diferentes.

Alguns exemplos dessas magias são: Invisibilidade; Escuridão; Detectar Pensamentos; Arma Mágica; Visão no Escuro; Raio Ardente; e Passo Nebuloso.

Magias de nível 3

A partir do 5º nível de personagem, os Magos têm acesso a magias muito tradicionais e conhecidas do grande público rpgista, como a famosa Bola de Fogo.

Nesse nível, o Mago também passa a poder usar: Velocidade; Dissipar Magia; Contramágica; Relâmpago; Remover Maldição; Voo; e pode até conjurar uma Montaria Fantasmagórica.

Magias de nível 4

Related Posts
1 of 15

Para acessar magias do 4º nível, o Mago deverá estar no nível 7 de sua Classe e já estará familiarizado com efeitos mágicos comuns.

AAlgumas magias têmefeitos criativos e únicos como: Cão Fiel de Mordekainen; Esfera Resiliente de Otiluke; Porta Dimensional; e Metamorfose.

Magias de nível 5

A essa altura, o Mago está chegando no meio da sua evolução na Classe. A partir do nível 10, ele tem acesso a uma variedade de magias com efeitos poderosos.

As magias de 5º nível mais populares provavelmente são: Conjurar Elemental; Dominar Pessoa; Mão de Bigby; Modificar Memória; e Cone de Frio.

Muitos Magos também vão se resguardar e garantir Imobilizar Monstro ou pelo menos Círculo de Teletransporte para situações extremas.

Magias de nível 6

Visão da Verdade; Raio Solar; Portal Arcano; Muralha de Gelo; Desintegrar; Corrente de Relâmpagos; e Círculo da Morte.

Essas magias têmuma característica em comum: são todas magias de nível 6 e os Magos podem conjurá-las 1 vez ao dia, ao passar pelo menos para o nível 11.

Magias de nível 7

A partir do 13º nível de Classe, o Mago já é uma figura importante e um estudioso formidável, que entende muito sobre os efeitos mágicos e domina magias cada vez mais poderosas.

Desse nível em diante, o Mago começa a adicionar no seu Grimório magias como: Bola de Fogo Controlável; Dedo da Morte; Rajada Prismática; Viagem Planar; e Simulacro, e é cada vez mais eficaz em manipular a realidade.

Magias de nível 8

Ao chegar no nível 15 de Mago, o Personagem está perto de alcançar o sucesso máximo da Classe. Aqui, você terá muitos Espaços de Magias, e ganhará acesso a poderes de nível 8, com um arsenal cada vez mais poderoso e versátil.

Não deixe de pegar magias como: Campo Antimagia; Dominar Monstro; Controlar o Clima; Palavra de Poder Atordoar; Telepatia; Semiplano; e Explosão Solar. Você nunca saberá exatamente quando, mas tenha certeza que um dia irá precisar!

Magias de nível 9

Do 17º nível em diante, você é o arcanista supremo, um exímio representante dos dotes místicos e manipula a Realidade e acessa a Trama da Magia com facilidade.

As magias de Mago em D&D se tornaram corriqueiras para você e seu personagem consegue efeitos mágicos mirabolantes, capazes de modificar toda a realidade à sua volta.

Seus poderes passam a uma escala cósmica e agora figura como um dos seres mais poderosos do mundo!

A magia de Mago em D&D mais poderosa está disponível para você, ela se chama: Desejo, e dá poderes quase que infinitos ao personagem.

Além dela, você pode conjurar uma Chuva de Meteoros ou uma Muralha Prismática, usar a Palavra de Poder Matar para apagar inimigos da existência, Parar o Tempo ou transmutar inimigos, e até mesmo aliados com a Metamorfose Verdadeira.

Além dessas, magias como: Sexto Sentido; Projeção Astral; Portal; Encarnação Fantasmagórica; Aprisionamento; e Alterar Forma, totalizam todas as 12 magias de nível 9 presentes no Livro do Jogador.

Dicas para usar magias

Lembre-se sempre que a economia é um fator muito relevante para os Magos.

Dicas para usar magias
Mago e magias. Fonte/Reprodução: original.

Apesar de seu alto poder destrutivo, as magias de Mago em D&D tem limitações de uso, e os Espaços de Magia gastos em momentos errados podem custar caro em situações de perigo.

Por isso, fique atento ao fazer testes de História, Intuição ou Investigação para ver se suas magias são eficazes para aquele tipo de monstro ou situação. Afinal, nada é tão frustrante quanto perder seu Espaço de Magia e não conseguir resultados positivos.

Com esse Guia Completo da 5e para magias de Mago em D&D, você está totalmente apto a criar um Conjurador de altíssimo padrão, e explorar seus poderes de forma eficaz e inteligente.

Lembre-se sempre de ficar atento aos seus Espaços de Magia, use e abuse da criatividade para efeitos mágicos diversos e boas rolagens!

Show Comments (1)