Mapas de D&D: como criar e quais elementos usar?
Está para mestrar uma campanha de RPG e não sabe onde encontrar mapas de D&D ou como criá-los? Neste artigo daremos dicas de como você criar seus mapas, quais elementos pode usar e outras informações como onde pode achar mapas já prontos.
Quais são os mapas de D&D?
Os mapas de D&D utilizados nas campanhas, na maioria das vezes são criados pelos jogadores para serem utilizados em suas próprias sessões do jogo. Porém, existem mapas oficiais lançados juntos dos conteúdos extras e expansões, como o mapa do Forgotten Realms e o de Baróvia, que faz parte de Ravenloft e da expansão A Maldição de Strahd.
Onde achar mapas de D&D?
É possível encontrar mapas de D&D através da Internet, diversos sites e fóruns focados em RPG de mesa disponibilizam diversos mapas criados por outros jogadores. Até mesmo dos conteúdos extras de D&D através de arquivos de PDF.
Outro lugar que é possível achar mapas de D&D é através do Pinterest, lá também é uma ótima opção para quem está procurando mapas de continentes, cidades e dungeons já prontos para serem utilizados na campanha.
Quais características posso usar no mapa que estou criando?
Caso você esteja planejando criar seu próprio mapa de D&D separamos uma lista de características, para usar durante a criação e deixá-lo mais interessante:
- Contorno geográfico irregular para parecer um mapa de verdade;
- Adicionar diferentes tipos de topografia, como: planícies, planaltos, colinas e montanhas;
- Colocar diferentes tipos de biomas ao longo do mapa, como: florestas, clareiras, desertos e regiões com neve;
- Diferentes pontos de interesse para os jogadores explorarem e interagir, como: reinos, cidades, pequenos vilarejos, cavernas, dungeons e portos. Caso o mapa possua uma região litorânea;
- Coloque legendas, rosa dos ventos e outros detalhes que além de ajudar na parte estética do mapa, auxiliarão os jogadores a se localizar melhor.
Essas são algumas características que te ajudarão a criar mapas de D&D interessantes para as suas campanhas de RPG.
Quais criaturas posso usar no mapa?
Já em questão de criaturas que podem ser usadas ao longo do mapa, dependerá bastante do que o mestre está planejando para sua campanha e o nível de dificuldade dela. Porém, temos algumas ideias de como as criaturas podem ser adicionadas no mapa.
Algumas criaturas vivem em determinados tipos de regiões e locais, use isto para conseguir espalhar bem. Por exemplo, aranhas e goblins em dungeons, urso-coruja e outros tipos de criaturas bestiais em florestas, gigantes em regiões montanhosas e assim por diante.
Outra ideia que pode ser adotada para a adição das criaturas em seu mapa é criar tipo um nível de dificuldade para as regiões do mapa. Por exemplo, nas áreas que a campanha começar, coloque criaturas de nível mais baixo e de menor dificuldade para os jogadores conseguirem iniciar o jogo de forma equilibrada. Com o decorrer das sessões adicione criaturas de nível maior e mais difíceis nas próximas regiões que os jogadores irão explorar.
Como criar um mapa?
Agora vamos para a parte de como criar seus mapas de D&D seguindo um passo a passo bem simples:
- Comece planejando seu mapa, pense em seu tamanho, tipos de biomas e topografia terá nele, quantos pontos de interesse existirão e suas localizações;
- Faça o esboço do mapa começando por seu contorno geográfico, seguido de onde pretende ficar os pontos de interesse e as regiões dele. Tente fazer os pontos e as regiões de formas espaçadas umas das outras para parecer algo mais real;
- Após terminado o esboço e as coisas estejam onde você queira começar a dar o acabamento no mapa;
- Adicione as legendas, nome dos locais, rosa dos ventos e outros detalhes que você desejar.
Esse método serve tanto para criar mapas de D&D à mão quanto digitalmente. Assim, seu mapa fica interativo e fácil de entender.
Onde encontrar um gerador de mapa de D&D?
Caso você não queira fazer seu próprio mapa de D&D, existem também diversos geradores de mapas que podem o ajudar a fazer um para sua campanha. Separamos alguns deles abaixo:
- Azgaar’s Fantasy Map Generator;
- Watabou’s Medieval Fantasy City Generator;
- Nortantis;
- ProFantasy’s Campaign Cartographer 3;
- Wonderdraft.
Tirando os dois últimos geradores que são pagos, os demais geradores de mapas de D&D são gratuitos para serem usados. Outra ideia, é usar esses mapas prontos como inspiração ou fazer algumas adições para completar sua campanha e deixá-la personalizada.
Assim, organize todas suas ideias para deixar a campanha digna de uma aventura e reúna os amigos para uma jornada inesperada!