Mestre de D&D 5e: uma nova profissão
Posso ganhar dinheiro sendo mestre de partidas de D&D?
Sim, é isso mesmo! Você pode mestrar, se divertindo ao contar histórias e ganhar dinheiro com suas bancas de RPG.
Gostaria de aprender como monetizar seu conhecimento e se divertir com esse novo trabalho, então conheça os detalhes de como ser um Mestre e comece a faturar grana agora mesmo!
Mestre de D&D: o trabalho
Como Mestre da banca, você deve selecionar todos os fatores para a mesa acontecer.
Para início de tudo, você deve selecionar o sistema (Storyteller, Tormenta, GURPS, Mighty Blade ou o famoso d20 System de Dungeons and Dragons são exemplos bem populares de sistemas de RPG), além disso você também precisa de um cenário como pano de fundo para suas narrativas, seja um mundo oficial ou algum universo próprio.
Com cenário e sistema em mente, agora você precisa pensar no tipo de aventura que você irá narrar.
Pronto, a partir daqui, você só precisa refinar o ambiente da campanha, trazendo coerência para a localização de monstros e dando vida para seus Personagens do Mestre (também chamados de PDM ou NPC), além contextualizar as informações da história com a dos Personagens de Jogadores.
É todo o trabalho que um Mestre “comum” de mesas tem, a diferença é que você vai trabalhar mestrando suas bancas exclusivamente de forma online, e normalmente para pessoas desconhecidas a primeiro momento.
Isso é um desafio profissional, mas se encaixa como um desafio social e cultural.
Os Jogadores que pagam para jogar em bancas são pessoas muito interessadas, comprometidas e adoram se divertir com histórias coesas e desafiadoras. O Mestre profissional de D&D precisa fornecer isso em alto nível para eles.
Além de diverti-los e entreter; a banca deixa de ser uma zoeira aleatória entre amigos e passa a ter laços profissionais com pessoas desconhecidas e clientes de um serviço. Você precisa ter mais organização, dedicação e principalmente compromisso.
Oferta x demanda para mestres de D&D
Os Mestres de D&D são escassos por natureza, e os Narradores que oferecem isso com boa qualidade e conseguem remuneração pelo seu serviço são mais escassos ainda.
Mesmo sendo o RPG mais popular e jogado do mundo, D&D não é exceção à regra: Mestres de RPG são escassos.
Existe uma grande demanda por Mestres de RPG e em DND 5e não é diferente.
São poucas as pessoas que tem interesse, vontade ou tempo para Mestrar uma banca e torná-la interessante para seus participantes.
É daí que surge um nicho a ser explorado de forma profissional.
Livre mercado para mestre de D&D
Mestrar uma banca é relativamente fácil, sempre existe gente querendo jogar e na maioria dos casos apenas faltam Mestres para conduzir e narrar aventuras para esses Jogadores.
Ao entrar no nicho de Mestre Profissional de RPG, você tem basicamente pouca concorrência e milhares de clientes em potencial. Você só precisa conduzir histórias divertidas e atraentes, investir em um bom marketing e certamente conseguirá bons frutos dessa profissão.
Experiência em mestrar partidas de D&D
Quanto mais um Mestre narra bancas, sejam elas para amigos ou desconhecidos, pagas ou gratuitas, mais esse Mestre adquire bagagem no RPG.
Ele tem diversas tramas de aventuras, conhece muitos monstros e já proporcionou diversas situações de perigo, e ele também riu com muitos momentos inusitados e se surpreendeu com ações mirabolantes e criativas.
Quanto mais bancas a pessoa narra, mais ela adquire conhecimento sobre a arte de conduzir campanhas coerentes e criativas, que vão tanto desafiar quanto divertir seus Jogadores.
Conhecer inúmeros sistemas, cenários e consumir material da cultura rpgistica e da fantasia em geral também enriquecem o arsenal do Mestre, que deve ser um artista na arte do improviso perante as ações dos Jogadores.
O que é considerado um mestre profissional?
Se você se aplica muito para dar coerência e vida ao seu cenário próprio, ou se você domina um cenário oficial e conhece todas as suas aventuras oficiais, você provavelmente está a um passo de ser um Mestre Profissional de RPG.
Para narrar de forma profissional, você precisará de pelo menos 3 coisas:
- Boa internet (você não pode cair nem ter lag durante sua narrativa!);
- Plataforma de mesa virtual (para comunicação, emular o grid de batalha, inserir fichas dos Jogadores e, principalmente, rolar os dados);
- Experiência (tanto para lidar com pessoas desconhecidas quanto para conduzir o jogo para novos Jogadores);
Após isso, você deve definir seu estilo de aventuras, trabalhar no marketing do seu novo negócio e adquirir participantes.
Claro que o retorno financeiro é algo importante e, para pensar nisso, você deve medir como a qualidade da sua banca está, e o quanto você pode cobrar pelo seu serviço
Quanto posso ganhar mestrando partidas de D&D?
O valor é ilimitado e só depende de você. É uma frase clichê, embora realmente seja isso mesmo: só você sabe o seu valor.
O tempo que você se aplica em criar cidades, personagens e histórias, desenhando mapas, traçando a trama e suas reviravoltas, além de pesquisar ambientes, monstros e armadilhas para desafiar os Jogadores, todos esses fatores são pontos relevantes que você deve considerar para definir o quanto você irá cobrar por sessão.
A complexidade da sua criação e o tamanho do mundo que pode ser explorado pelos Personagens também deve ser considerado.
Campanhas que envolvam cenários e aventuras prontas, com tramas curtos e sem muitas histórias secundárias dão menos trabalho de mestrar do que uma campanha própria, com riqueza nos detalhes dos eventos e dos NPCs e que pode gerar várias ramificações com seus diversos plot-twists.
Ser um Mestre de D&D 5e é uma missão muito difícil e essa função de Narrador é cada vez mais requisitada no RPG e por isso surgiu essa nova profissão.
Tornar-se um Mestre profissional pode ajudar você a garantir uma renda extra e, com o tempo, você se especializa ainda mais e vive apenas disso.
Seus ganhos também vão depender de quantas vezes você consegue mestrar e do quanto você cobra.
Você pode lançar enquetes em redes sociais em grupos voltados para o mundo do RPG, para avaliar qual o nível de aceitação dos Jogadores em relação ao seu conteúdo, sua qualidade e seus valores cobrados.
Comece agora mesmo a Mestrar profissionalmente, tenha muito sucesso nas suas rolagens e no lado profissional também, trabalhando com diversão e em algo que goste.