Dicas para mestres prolongarem partidas de D&D 5e

1

Quem um dia já quis passar anos jogando uma boa partida de RPG? Não digo anos na aventura como personagem, mas anos na realidade mesmo, criando histórias épicas, fazendo os personagens não apenas heróis de aldeias, mas de reinos ou de países.

Pois aqui saberá de dicas para incrementar o aprofundamento da mesa de RPG e tornar uma simples partida em uma aventura épica.

Vale a pena prolongar uma partida de D&D 5e?

A resposta é sim, com certeza. Uma aventura simples de salvar uma princesa de um dragão pode se tornar em salvar o mundo, basta o mestre se colocar como onipresente, no sentido de saber interligar as Missões para que no fim elas deem um final que seja digno e gratificante. 

Vale a pena prolongar uma partida de D&D 5e?
Prolongar uma aventura. Fonte/Reprodução: original.

Claro que também depende dos jogadores, para isso a aventura tem de ser empolgante, intrigante e despertar o interesse dos jogadores. Uma dica essencial é fazer um sub plot (história secundária) para cada jogador, que valorize a sua raça e/ou classe para fazer o jogador sentir orgulho e dar importância ao seu personagem. 

Manter a atenção dos jogadores é muito importante, fazendo também com que eles vão às sessões de RPG, tornando-os responsáveis pelos seus personagens. 

Vantagens de uma sessão RPG maior

Quando falo de enaltecer os personagens para que seus jogadores gostem de estar com cada um, é essencial e dá uma diversão a mais na mesa. Com os jogadores mais empolgados, prolongar mais e mais a aventura se torna algo fácil e prazeroso. Posso citar alguns pontos positivos de se prolongar a mesa:

  • Interação social entre os jogadores na vida real: os laços de amizade se tornam inevitavelmente maiores e melhores quando se passa um tempão juntos jogando;
  • Interação entre os personagens mais forte: os laços entre a vida dos personagens se torna mais forte também, enquanto na vida real pode se passar meses, no RPG se passaram anos, e provavelmente houve uma ou outra conclusão de missão que ajudou a unir o grupo;
  • Desenvolvimento maior e mais prazeroso da imaginação: se numa única sessão (one shot) a imaginação é trabalhada, imagina numa mesa que dura várias sessões;
  • Histórias cada vez mais elaboradas: e de repente o seu elfo mago, que ninguém conhecia, se torna líder de uma guilda de magos e começa a viajar entre planos de existência num barco voador? Histórias elaboradas como essa se desenvolvem mais em sessões mais longas;
  •  Histórias para a vida toda: sempre poderá contar que participou de uma mesa épica que durou anos e mais anos, o que, por si só, já é incrível.

Dicas para prolongar partidas de D&D 5e

Lançarei aqui algumas dicas de como tornar a missão de prolongar uma mesa de RPG uma coisa gratificante:

Related Posts
1 of 46

Encontros de combates épicos

Fazer os jogadores passarem por uma árdua caverna (dungeon) para no final enfrentarem um temível dragão, é algo que até pode ser bom em uma sessão curta, mas numa sessão épica deve-se preparar um combate com calma e criatividade, para tornar o fato de derrotar o chefão uma coisa gratificante e não só como se fosse um objetivo menor. 

Derrotar um chefão que signifique algo na vida de um ou mais personagens é gratificante para eles e ajuda a mantê-los na mesa por mais tempo. 

Fazer aventuras pessoais para cada personagem

É bom tornar a vida do personagem no jogo mais importante, pois assim ele poderá desenvolver melhor sua própria história, aumentando a criatividade e a interação do jogador com a história e com seu personagem. 

Tornar de um ninguém para alguém que salvou uma cidade inteira é algo que aumenta a importância também. Além de que, mostra que o mestre se importa com aquele personagem/jogador.

Objetivos secundários que liguem a história de alguma forma

Ligar uma missão à outra, tornando tudo parte de uma trama que culmina num final épico, torna a aventura mais interessante. Toda ação gera uma reação, então usar consequências no jogo é super importante, pois torna o medo de perder o personagem em algo sólido, e dar recompensas que o personagem mereça também é bom, pois gera a satisfação por fazer algo bom. 

Isso tudo se liga ao fato de encaixar as missões secundárias na missão principal, pois uma ação errada na missão menor pode e deve interferir na principal.

Prolongar partidas de D&D 5e pode deixar o jogo chato?

Pode sim, caso o mestre não se empolgue com a própria mesa á ponto de cuidar dos detalhes que citamos, então a mesa pode acabar cedo, por desistência dos personagens. 

Fatores externos e pessoais do mestre também podem fazer ele perder o interesse, mas insistir em prolongar a mesa se torna algo chato já que não tem mais aquela empolgação e todos estão ali só para cumprir tabela.

Prolongar uma partida de RPG não depende unicamente do mestre, mas dos jogadores. Então mantenha em mente isso, sem a motivação necessária os jogadores desistiram e o mestre só se desgastará. Como sempre falo, o mais importante é a diversão, se numa partida de RPG não houver, ela irá se deteriorar com o tempo, mantendo-a ela irá durar o tempo que for necessário para no fim uma história épica ser formada.

Show Comments (1)