Metamorfos de D&D: o que são e quais os poderes?

0

Metamorfos de D&D são uma raça de seres humanoides, baseado em lendas indígenas norte-americanas e nórdicas. Nessas mitologias, o metamorfo (Shapeshifter), é alguém ou alguma criatura com a habilidade de se transformar em animal, e até mesmo numa pessoa, e assim adquirir as características das criaturas nas quais se transformaram.

Nos jogos de RPG, ser um metamorfo traz habilidades específicas para os jogadores. Vamos entender melhor como esses personagens se encaixam no jogo e como usá-los na campanha!

O que são Metamorfos de D&D?

A classe em si não dispõe de um avatar fixo, seu corpo humanoide é de uma textura maleável e seu DNA é diferente, seu corpo tem cores pálidas e a criatura é imortal porque que suas células podem se regenerar. Porém, se o coração é perfurado por algo de prata, este reage como veneno e pode vir a matar o metamorfo de D&D. 

Quais os poderes de um Metamorfos de D&D?

Os metamorfos de D&D não possuem poderes especiais como um mago ou um paladino. Geralmente é um druida devoto de alguma divindade (Deusas da Natureza, Deus dos Monstros ou Deus dos Mares) e esse Deus que determina os talentos concedidos a ele. Assim, seus poderes variam dependendo da raça e classe. As habilidades principais são:

Metamorfose: 

Permite ao personagem mudar sua forma, porém ele usa uma ação completa para tal. Esse é um poder versátil que possibilita que o personagem agregue ao seu corpo armas naturais, como pressas, garras, chifres e outras características do tipo. Vale destacar que esse poder é usado apenas para a transformação em seres humanoides.

Metamorfose animal: 

Diferente da opção anterior, nessa transformação o personagem pode assumir a forma de um animal. Quando isso acontece, o jogador adquire habilidades próprias do animal em que se transformou, suas roupas e armaduras são absorvidas e retornam quando a transformação é desfeita, e qualquer habilidade de magia fica impossibilitada de uso.

Metamorfose animal: 
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, os metamorfos de D&D podem ter habilidades físicas aprimoradas, de adaptação, leitura de pensamentos, furtividade, imunidade com certos danos do inimigo e até mesmo criação de ilusões, além de, como citado anteriormente, a regeneração. 

Related Posts
1 of 36

Quais as habilidades e como criar uma ficha de um Metamorfos de D&D?

Como criaturas mágicas que se transformam em outras, é importante que ao criar uma ficha de RPG você selecione uma raça base e adicione as habilidades pertinentes à transformação. Seguem algumas habilidades comuns de um metamorfo:

  • Mudança de forma: sua habilidade principal;
  • Adaptação: respirar embaixo d’água ou ter visão noturna;
  • Habilidades físicas aprimoradas: velocidade, força, resistência;

E muitas outras assim como a regeneração e até mesmo furtividade. Vale lembrar que todas essas habilidades e características podem ter variações dependendo da raça e classe escolhidas e cabe ao jogador personalizar a ficha de acordo com suas preferências de jogo.

Segue um exemplo de ficha de RPG para um metamorfo de D&D: 

Dados gerais
NomeDeive Salazar.
RaçaHumano (Metamorfo).
ClasseLadino (ladrão).
Nível5
Atributos
Força12
Destreza18
Constituição14
Inteligência14
Sabedoria10
Carisma12
Habilidades
Mudança de formaPode mudar sua forma em uma criatura média e que tenha visto pelo menos uma vez, com duração de permanência nessa forma por até 1 hora.
Furtividade
Ler pensamentos
Agilidade
Resistência
Equipamentos
AtaqueAdaga, arco longo, flechas.
DefesaArmadura de couro.

Vale lembrar que metamorfos de D&D não podem usar armaduras pesadas em metal ou prata, por serem prejudiciais e o levarem à morte. 

Quais são os Metamorfos de D&D mais poderosos?

Não existe um metamorfo mais poderoso, isso tudo dependerá da campanha e do nível do personagem, porém, certas raças podem obter habilidades especiais e ser consideradas mais poderosas que outras. Podemos citar como exemplo:

  • Licantropos, com habilidades de transformar em lobisomens;
  • Changelings, que podem ter habilidades de mudar a forma e se parecer com qualquer um que já tenha sido visto antes, além de criar ilusões;

É bom lembrar que qualquer escolha da raça de metamorfos de D&D não é determinante para a totalidade do poder. As escolhas de classe e habilidade influenciam na capacidade do personagem tanto em combate ou fora dele. 

Jogar RPG é uma forma de arte e também estratégia, onde você usará muito de raciocínio lógico e criatividade para avançar no jogo. Existem muitas combinações em todos os personagens e a escolha sempre fica a cargo de uma jogada de dados. 

Leave a comment