Munição das armas medievais de projéteis para RPG: Flechas, setas e curiosidades

0

Quer montar um Personagem Arqueiro e usar armas medievais de projéteis para RPG no fim de semana?! Então você precisa saber tudo sobre as munições, sua utilização e recarga.

Em mais um Guia Completo, você aprenderá agora sobre quais os tipos mais comuns de munição para suas armas medievais de projéteis para RPG e ficará fera no combate a distância.

Quais são as munições das armas medievais de projéteis para RPG?

As armas medievais de projéteis para RPG mais comuns são os arcos e as bestas, que usam flechas, dardos e virotes como munição.

Quais são as munições das armas medievais de projéteis para RPG?
Munições. Fonte/Reprodução: original.

Alguns sistemas e cenários também permitem o uso da pólvora, e os Personagens têm acesso a armas de fogo, mas não são tão comuns quanto essas armas manuais.

Quais as características das flechas?

Flechas e virotes têm uma composição específica, com pelo menos 4 elementos funcionais que ajudam a torná-las munições mortais. Bora aprender um pouco sobre essas características? Confere aí embaixo:

Rêmiges

O rêmige é o nome dado a cada peça usada na estabilização aerodinâmica da flecha, que normalmente são penas amarradas na parte traseira para dar sustentação e equilíbrio. Sem eles, a flecha se perderia no caminho e atingir um alvo seria questão de sorte.

Haste

A haste é o “corpo” da flecha, geralmente, um pedaço de alguma madeira leve e resistente. Uma boa flecha precisa de grossura e tamanho adequados ao arco de onde será disparada.

Nock

Nock, ou conto, é o componente que fica na parte de trás da flecha, que serve para grudar a flecha à corda até que o arqueiro decida fazer o disparo. Ao desprender o nock da corda, a tensão é liberada e a flecha parte rumo ao seu alvo.

Ponta

A ponta das flechas é a extremidade que atinge o alvo, o que causa nele um impacto de acordo com a tensão empregada no arco.

Além disso, as flechas possuem pontas com tamanhos e formatos diferentes, que dão funções diferentes para essa arma.

Tipos de pontas de flechas

Related Posts
1 of 36

As flechas podem causar diversos tipos de dano, como concussão ou perfuração, só depende do tipo de ponta que ela usa. Um bom arqueiro sempre tem um arsenal com diferentes pontas de flecha, se liga aí:

Ponta de madeira

O tipo mais comum de ponta de flecha, moldada ou afiada na própria haste. É o jeito mais barato e rápido de conseguir uma haste pontiaguda e pode ser empregada tanto em treinamento quanto para improvisar armas.

Ponta de osso

O osso lapidado e serrilhado na ponta da flecha fazem ela se tornar mais cortante, ao penetrar mais fundo nos músculos e atingir pontos vitais, como órgãos e artérias.

É possível usar para a caçada de grandes animais ou para causar efeitos de sangramento nos seus inimigos!

Ponta de ferro

As pontas de ligas metálicas são mortais, mas precisam de um cuidado especial ao serem usadas, pois causam desequilíbrio no peso da flecha e isso precisa ser compensado pelo arqueiro. São extremamente resistentes e duráveis, ideal para qualquer tipo de batalha!

As pontas de ferro são moldadas em diversos modelos, que podem servir como ganchos, anzóis, arpões, e até mesmo matar sem causar nenhum tipo de perfuração, caso das pontas-romba.

Setas de bestas medievais: Tipos e como eram usadas

As setas de bestas também tinham pontas variadas como as pontas das flechas, o que permite ao besteiro ter mais opções táticas durante o combate.

Lembre-se que as setas podem ser usadas tanto por bestas quanto jogadas manualmente.

Ao usar uma besta, esse dano chega a 1d6, mas jogar uma seta ou um dardo com as mãos pode causar 1d4 de dano. Se sua besta travar, já sabe o que fazer, né?!

Munição de armas de fogo medievais: utilização e recarga

Como visto anteriormente, as armas de fogo também têm seu espaço entre as armas medievais de projéteis para RPG, e são muito potentes! Dessa forma, precisamos falar sobre as munições usadas.

Normalmente, cada sistema tem um modelo próprio para utilizar e recarregar esse tipo de arma, que visa equilibrar o combate.

De forma geral, as armas de fogo causam mais dados de dano que uma arma comum a distância, mas a pólvora normalmente é um elemento difícil de ser obtido, então, o Personagem tem poucas munições à disposição.

Agora, você tem uma visão completa sobre as armas medievais de projéteis para RPG e como usar as munições adequadas para cada tipo de situação.

E aí, já escolheu sua arma e a melhor munição para ela? Conta pra gente qual a sua favorita!

Leave a comment