Necromante D&D 5e
O necromante, um ser de barbas longas, com vestes totalmente negras e um capuz sobre o rosto, está com cajado em punho e recita palavras ritualísticas em frente a uma pilha de ossos. Logo, os ossos se tornam mortos-vivos poderosos, ávidos a batalhar e cumprir os desejos do seu Senhor.
Se você gostou da ideia de controlar mortos e manipular a vida, você precisa conhecer o Mago Necromante da 5ª edição de Dungeons and Dragons. Se liga nesse guia completo para montar seu personagem que explora as magias necromânticas.
O que é um Necromante em D&D 5e?
Necromantes ou Necromancers são arquétipos dos Personagens da Classe Mago, que iniciam os estudos em uma Escola da Necromancia através de sua Tradição Arcana.
Os Necromantes são, por essência, um Mago especializado em magias de necromancia e desfrutam dos benefícios das habilidades gerais do Mago, mas também recebem bônus e magias extras através do estudo dessa Escola.
Como criar um Necromante em D&D 5e?
Ao criar um Necromante, você deve ter uma proposta de jogo bem definida para seu Personagem. Se você quer um invocador de mortos-vivos extremamente legal, você pode optar por combar sua Classe com uma Raça que dê alguns bônus específicos.
Um Necromante Gnomo pode ficar quase imperceptível entre seu grupo de lacaios mortos-vivos, assim, como você pode usar a raça Halfling e explorar a furtividade e a mobilidade do seu Personagem.
A raça Tiefling pode dar um ar ainda mais sombrio e amedrontador ao seu Mago Necromante, além de ser uma raça que adiciona +2 no atributo Inteligência, que é o principal dessa Classe.
Quais as características da classe de um Necromante?
A grande característica dos Magos dessa Escola é a busca em se tornar um perito no uso da vida pós-morte.
A compreensão do enorme poder da morte e da própria vida é algo demorado, e os Magos Necromantes normalmente são reprimidos ou se escondem da sociedade, o que os tornam solitários em sua busca por conhecimento.
HP
O Necromante usa o d6 como seu Dado de Vida (DV), esse é o menor DV de D&D, e serve para compensar o grande poder mágico que a Classe tem.
No nível 1, você tem 6 de HP e, quando passar o nível 2, seu HP é aumentado em um valor igual a 4 ou a rolagem de 1d6, o que Jogador preferir.
Além do DV, o Necromante sempre adiciona o Bônus de Constituição para cada nível que possuir.
Proficiências
Foque suas perícias em Arcanismo e Investigação, que ajudarão você a aprender mais sobre as práticas arcanas, encontrar locais propícios para achar lacaios e praticar suas magias.
Saiba que o Necromante não pode usar nenhum tipo de armadura. Além disso, ele só adiciona o bônus de proficiência (de +2 a +6) quando atacar com armas simples, como adagas, bordão, besta leve, funda ou dardos.
Equipamento
Voltado para as práticas arcanas, o Necromante tem como equipamentos 1 Grimório, de onde extrai as palavras mágicas para seus feitiços, 1 cajado para canalizá-los (que também pode servir como arma) e 2 adagas, além do seu kit de Aventureiro.
Necromante: feitiços
Ao escolher sua Classe, você pode aprender magias específicas de uma Tabela, além de ter facilitações ou bônus quando aprender e usar magias da Escola de Necromancia.
A escolha das magias molda a jogabilidade do Personagem e seu papel dentro da party.
Truques
Truques, ou Magias de Nível 0, são efeitos arcanos simples, porém úteis. Você pode usar um truque livremente, sem gastar nenhum Espaço de Magia.
Mãos Mágicas, Ataque Certeiro, Raio de Fogo, Luz, Ilusão Menor e Consertar são Truques muito comuns para essa Classe.
Espaços de Magia
Espaços de Magia é a sua capacidade que você tem de conjurar magias, a quantidade desses Espaços são ditados pela Tabela da Classe.
Essa Tabela de Mago define o número de espaços que o Personagem tem para usar cada nível de magia, que aumenta de acordo com sua progressão.
Habilidade de conjuração
A Habilidade principal de Conjuração de um Necromante é a Inteligência, atributo-chefe do Mago.
Você deve aumentar esse atributo ao máximo, pois ele influencia na sua capacidade arcana, dita quantas magias você prepara por dia, a potência dos seus ataques e também dificulta as criaturas de passarem em Testes de Resistência contra suas magias.
CD de salvamento
Sua Classe de Dificuldade Mágica é o que define se uma criatura foi atingida ou não por magias que peçam um Teste de Resistência específico.
A CD para suas magias é igual a (8 + bônus de Inteligência + bônus de proficiência).
Se a criatura alvo de uma magia como Riso Histérico de Tasha, ela deve rolar um número maior que sua CD para não ser afetado por ela.
Modificador de ataque magico
Em magias que requerem um ataque direto, seja ele corpo a corpo ou à distância, você deve realizar uma rolagem de 1d20 e somar esse modificador.
O modificador de ataque mágico é igual a (bônus de Inteligência + bônus de Proficiência), adicionado ao valor rolado no d20 e comparado com a Classe de Armadura do alvo do ataque.
Fundição de feitiço
Ao iniciar sua aventura como um Mago, você aprendeu e refinou seus dons a ponto de manipular a Trama Mágica. Com isso, pode conjurar Magias e moldar a realidade conforme aprende novos efeitos arcanos.
Lembre-se que é importante também pegar um Antecedente adequado, pode ser Nobre ou Sábio, pois fornecem características interessantes, ou você pode abraçar seu lado negro de vez e optar por Criminoso ou Charlatão.
Agora, seu Necromante está pronto para enfrentar masmorras, adquirir conhecimento e, principalmente, manipular criaturas em seu pós-vida.
Necromantes são Personagens com um grande potencial de dano, e podem se tornar tão perigosos quanto um exército inteiro de soldados. Suas magias e seus lacaios tornam-se armas cada vez mais poderosas e seu poder é praticamente ilimitado, basta alcançá-lo.