O que deixar de lado quando jogar RPG de mesa?
Para garantir uma imersão de alta qualidade e tanto a sua diversão quanto a dos outros participantes, no rpg de mesa, o Jogador deve aprender alguns detalhes de conduta e interpretação no Teatro da Mente.
Busque esquecer o seu lado Jogador e tente se tornar e vivenciar o seu Personagem, mas lembre-se que existem regras de trato social para o bom andamento da campanha.
Além desses detalhes do contrato social, também é importante conhecer o básico das mecânicas usadas no sistema e conferir se existem regras caseiras do Mestre.
Com esse guia completo de interpretação de papéis, você não vai mais hesitar nem vacilar durantes as bancas!
Entendendo sistema de D&D 5e
D&D é um sistema muito simples de se jogar, sendo um dos mais populares no Brasil e o mais jogado no mundo.
D&D usa como dado-base o d20, que é rolado a pedido do Mestre para definir o resultado de algumas ações específicas dos Personagens dos Jogadores.
Além disso, alguns dados-secundários são usados para definir dano, bônus e efeitos específicos. Que tal conhecer todos os dados do d20 system de D&D e não ter mais dúvidas na hora das rolagens?
Conhecendo os dados de D&D 5e
D&D é um RPG que utiliza o d20 system como base então você já sabe qual o dado principal de D&D 5e, mas você conhece todos os dados que o sistema utiliza?
D4
O d4 é o menor dado utilizado em D&D, ele serve normalmente para definir danos pequenos, de armas leves (Dardos, fundas ou adagas), naturais (como garras e presas) e algumas magias, como a famosa “Mísseis Mágicos”.
D6
O dado mais popular entre todos pois também é usado em jogos de azar e boardgames, sendo facilmente reconhecido.
Esse dado normalmente é usado para ataques de armas simples (bestas leves, espada curta e outras lâminas de uma mão), mas a magia Bola de Fogo usa 8 d6 para definir o dano.
Alguns bônus como Inspiração de Bardo e Ataque Furtivo também começam com o uso do d6.
D8
O d8 é muito usado para magias mais poderosas, como Orbe Cromática que causa 3 d8 de um dano elemental à sua escolha ou Curar Ferimentos que serve para regenerar o HP dos seus aliados.
Ele também é usado para definir dano das armas marciais, como bestas pesadas e rapieiras.
Algumas classes também tem usos específicos do d8, caso dos Guerreiros Mestre de Batalha que tem ele como seu Dado de Superioridade e também do Paladino com sua Destruição Divina.
D10
Armas com a característica Versátil (que podem ser empunhadas com uma ou duas mãos), como a Espada Longa, usam o d10 como dado de dano quando empunhado com as 2 mãos, enquanto que essa mesma arma usada com uma das mãos dá apenas 1d8 de dano.
Alguns truques mágicos de ataque também usam 1d10 como dado de dano e a quantidade dos dados de dano dos truques aumenta com o tempo.
D12
Os d12 são a representação do maior poder de ataque entre as armas marciais e algumas armas de fogo também podem chegar a usá-lo.
Guerreiros parrudos e bárbaros imponentes normalmente vão usar armas pesadas, como Machado de Batalha, Espada Grande ou Lanças Enormes.
D100
O d100 é bastante utilizado pelo Mestre para definir tipos e quantidades de espólios achados em masmorras, além de poder ser usado para definir o clima do local, resultado de caçadas e encontros aleatórios.
Algumas magias como Teletransporte também utilizam o d100 para definir se os efeitos foram cumpridos corretamente ou não.
D20
O d20 é o dado-base de D&D 5e, ele é o dado mais utilizado e representa inúmeras possibilidades, o que aumenta a emoção perante a tantas possibilidades de fracasso e sucesso.
As jogadas de Habilidade, testes de Perícia e de Resistência e também testes de Ataque (sejam físicos ou mágicos) utilizam o d20 para definir se o Personagem obteve êxito na sua ação.
Interpretando o seu personagem em RPG de mesa
Você deve agir e pensar como o Personagem que você criou para essa campanha. Deixe o Jogador de lado e tente se inserir num mundo de fantasia!
Lembre-se de seguir os comportamentos típicos da Classe de Personagem que você escolheu e também os aspectos da sua Raça. Também é importante pensar nos seus Antecedentes e agir de acordo com a Tendência que escolheu.
Liberte sua personalidade e solte toda sua imaginação e criatividade e você irá se divertir muito a cada banca.
Como deixar a timidez e vergonha de lado?
Se você não é tão extrovertido, jogar RPG pode te ajudar a romper essa barreira com muita diversão.
Você pode escolher Personagens que sejam voltados para o Carisma e as artes da interação social e, assim, contracenar com os Personagens do Mestre (chamados de PDM ou NPC).
Você não precisa ser um ator profissional nem mesmo um dublador, mas é necessário se inserir realmente como aquele Personagem, sentir os dilemas morais dele, seus medos e também suas ambições.
Usar adornos específicos, fazer um voz diferente ou inserir tiques ao agir no jogo também ajudam a separar o Jogador do Personagem e certamente trazem muita imersão e riqueza de interpretação.
10 Dicas para começar a jogar RPG de mesa
Algumas pessoas simplesmente não sabem por onde iniciar sua jornada no mundo rpgista, mas com essa lista de contrato social, você não tem mais desculpa para errar durante seus jogos:
Seja participativo
Interaja com o cenário e os personagens à sua volta.
Explore os locais, vasculhe objetos, faça perguntas, corteje alguém ou simplesmente puxe uma briga na taberna.
O mundo do RPG fornece centenas de escolhas para cada ação e você pode e deve ser o mais criativo e participativo possível dentro do jogo para trilhar uma história envolvente.
Não ataque jogadores
O RPG é um jogo baseado nas ações em grupo, então você não deve de forma alguma criar situações chatas entre os participantes.
Você não deve atacar nenhum Personagem de Jogador nem usar magias contra ele a fim de prejudicá-lo.
Crie um bom personagem
Ao escolher sua raça, antecedente e iniciar sua jornada em uma Classe, o Jogador deve focar em criar uma história envolve para seu novo Personagem.
Dê vida à trajetória dele, insira detalhes sobre o passado e quais as ambições e vontades dele para o futuro.
Escolha ser um líder de batalha ou um usuário de magia, seja um especialista em infiltrações furtivas e solitárias ou em ajudar seus aliados, o importante é criar algo envolvente e interessante para a campanha.
Não tenha medo
Se você está iniciando, leia as regras básicas e fique atento às dicas dos mais experientes, mas não fique com medo de jogar.
Todo Jogador experiente já passou pela fase de iniciante um dia e a única forma de você melhorar sua habilidade como jogador é exatamente jogando.
Trate seus companheiros com muita importância
Como um jogo cooperativo, você deve saber que cada Persongem vai ter sua função dentro da equipe.
Não espere que o Mago Defensor vá para a linha de frente empunhando uma espada, nem o menospreze caso ele não consiga sequer empunhar uma espada. Não é a função dele.
Todos os Personagens terão destaque e importância durante o andamento da banca e cada um vai agir dentro das suas possibilidades nas funções de interação social, combate ou exploração de cenários.
Respeite o mestre
A palavra do Mestre é soberana, então nunca pare a banca para discutir regras nem conceitos mecânicos com ele.
O Mestre não vai explicar todos os motivos para as ações e possibilidades do jogo que ele criou, afinal seria muito fácil se ele desse tudo de bandeja, e o Jogador deve acatar as regras do sistema e da banca que o Mestre narra.
Seja um líder
Tente tomar a iniciativa para as ações, seja um Personagem proativo e curioso!
Você pode (e deve!) fuçar em locais suspeitos, fazer perguntas ou falar com pessoas importantes.
Tomar à frente em situações de exploração e interações sociais normalmente abre muitas possibilidades no jogo.
Fale como se fosse o seu personagem
Você deve imergir no seu Personagem e “ser ele” durante as bancas.
Haja sempre em primeira pessoa (“Eu faço…” ao invés de “Meu personagem vai fazer…”).
Você pode pensar em criar uma voz única, um sotaque distinto ou com uma velocidade de falar diferente.
Não responsabilize o mestre
O Mestre é apenas um participante que atua como árbitro, um juiz neutro que segue as regras do sistema e do cenário.
O Mestre não é culpado caso você falhe em testes difíceis, nem é responsável se o seu Personagem se meter em combates mortais sem se preocupar.
O Mestre será imparcial, criando um vivo, e nem sempre você precisa apenas seguir em frente.
Você pode contornar os problemas de outra forma, ou se responsabilizar quando der tudo errado ao tentar algo difícil e diferente.
Não faça Metagaming
O seu Personagem não tem os mesmos conhecimentos que você, jogador, possui. Você deve separar essas informações e saber quais você pode usar no jogo e quais não deve.
Cada Personagem tem conhecimentos conforme a construção da sua ficha e o Jogador não deve “roubar” para ter informações privilegiadas, que o seu Personagem não teria normalmente.
Um Bárbaro dificilmente vai reconhecer que um símbolo misterioso pintado na parede é uma tranca arcana ancestral e poderosa, um Mago não terá tanta eficácia em técnicas de sobrevivência quanto um Patrulheiro.
Com todas essas dicas em mente, você só precisa criar seu personagem e achar uma banca para jogar. Pode ser uma mesa presencial ou até mesmo feita de forma virtual, sabia?
Se desligue um pouco das notificações do celular e caia no mundo da fantasia e do RPG, garanto que você vai gostar!
Prepare sua ficha, escolha seu kit de dados favorito e inicie agora mesmo uma aventura épica.