O que é o RPG?
Um RPG é um jogo de interpretação de personagens e criar narrativas criado pelo mestre da partida. No caso de um RPG de mesa, cada uma dessas histórias é criada por uma pessoa que é chamada de “mestre do jogo”.
Para começar a jogar um RPG, cada jogador deve primeiro criar um personagem com características distintas, tais como raça, classe, aparência e idade. Estes personagens devem ser habilidosos e inteligentes a fim de enfrentar os desafios que surgirão ao longo da história.
Qual a origem do RPG?
Em 1971, o jogo de RPG surgiu nos Estados Unidos com a criação do The Fantasy Game, renomeado Dungeons & Dragons em 1974.
Seus criadores, Gary Gygax e Dave Arneson, eram ávidos jogadores de um game conhecido como wargames, que simulavam batalhas usando veículos e exércitos em miniatura.
Sua ideia inicial era jogar com personagens ao invés de tropas, e para cada jogador controlar apenas um deles. Hoje, o RPG “tabletop” tem muitos seguidores ao redor do mundo, mas ainda é pouco conhecido do público em geral.
Como funciona o RPG?
Há muitas maneiras diferentes de jogar RPGs, mas as mais comuns são através de RPGs de atuação literal e RPG de mesa.
Em ambos os casos, as histórias são guiadas por um jogador chamado “o mestre”. O mestre dita a trama, descreve os cenários e controla os inimigos que os outros jogadores enfrentam. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões livremente de acordo com as situações narradas pelo “mestre”.
Quais as regras do RPG?
Os jogos de role-playing são geralmente conduzidos através de sistemas de regras pré-determinadas que são produzidas por empresas e disponibilizadas ao público. Entretanto, os jogadores não estão restritos a estes sistemas e podem criar suas próprias regras ou adaptar as existentes.
Como funcionam as campanhas de RPG?
A maioria dos RPGs são jogados em campanhas, o que significa que os jogadores pegam onde pararam da última vez e usam o mesmo personagem. Este aspecto reforça a sensação de imersão e faz com que os jogadores valorizem sua vida no jogo.
Quais os tipos de dados usados em partidas de RPG?
Nos RPGs, os dados são usados para resolver ações e calcular os danos. O tipo de dados necessários depende do sistema de jogo que está sendo utilizado. Em Dungeons & Dragons, o mais famoso sistema de RPG, o D20 é usado para praticamente todas as ações enquanto outros dados são usados mais para cálculos de danos.
A seguir veja todos os dados usados em partidas de RPG:
- D4;
- D6;
- D8;
- D10;
- D12;
- D20.
Em RPGs clássicos, cada personagem tem um número definido de “pontos de vida”. Quando esses pontos de vida chegam a zero, o personagem morre ou desmaia. Portanto, os danos também são calculados numericamente.
Para que serve a ficha de personagem e como montar?
A ficha de personagem é um documento que contém todas as informações importantes sobre um personagem. Isto inclui o nome do personagem, aparência física, personalidade, história e quaisquer outros detalhes importantes.
A ficha de personagem é usada pelo escritor para acompanhar o seu personagem, e para garantir que ele seja consistente ao longo da história.