Se você é um novato no ramo do RPG, provavelmente já se perguntou o que é o sistema D20, certo? A verdade é que tanto os jogadores mais recentes quanto os veteranos nos TTRPG já ouviram falar, ou ao menos tiveram contato, com esse que é um dos sistemas de jogo mais populares no ramo.
Quer conhecer o que é o sistema D20, sua história e como esse tipo de jogo ficou tão associado ao RPG mais famoso de todos os tempos? Acompanhe o artigo a seguir!
O que é o sistema D20 e como funciona?
Afinal, o que é o sistema D20? O termo se refere, basicamente, ao tipo de mecânica na qual um RPG é baseado, nesse caso, temos um sistema que tem como principal ferramenta o d20 — o famoso dado de 20 faces. Ele é que orienta como serão realizadas as ações e efeitos dentro do jogo, sendo o principal dado usado na mecânica geral do jogo.
Qual a relação do sistema D20 com o D&D?
Parte da explicação do que é o sistema D20 tem relação com o RPG mais famoso de todos os tempos. O sistema foi lançado em 2000, pela Wizards of the Coast, baseado na terceira edição de Dungeons & Dragons. Na época, Ryan Dancey acreditava que o poder do D&D se encontrava na comunidade e não apenas no sistema em si.
Isso permitiu que o sistema base fosse aberto para toda a comunidade de jogos de tabuleiros, para que não só criassem conteúdo tendo base na terceira edição de D&D, mas também que utilizassem de forma livre a base do sistema com o dado de 20 faces.
Mecânicas do sistema D20
Parte do motivo da sua popularização, além da relação que tem com o D&D, é a forma como o sistema D20 é versátil para ser aplicado a qualquer RPG, independente de sua temática ou estilo de jogo, recebendo apenas algumas alterações aqui e ali. Essa versatilidade fica nítida na sua aplicação em outros TTRPGs como Call of Cthulhu D20 e Tormenta 20.
Assim, a maneira como o sistema D20 torna o jogo mais prático e simplificado para ser jogado é um atrativo não só para jogadores novos, como também para veteranos que buscam algo menos complexo do que os demais sistemas.
Testes de Dificuldade
Todo sistema D20 acompanha tabelas de dificuldade que determinam o grau de sucesso que um jogador precisa alcançar para ser bem-sucedido em uma ação. Assim, geralmente, o resultado final de um teste é determinado pela aplicação de um modificador (negativo ou positivo) sobre o resultado de uma rolagem de d20.
Assim, um personagem que tem um modificador de -3 de Força e tem o resultado de 16 numa rolagem de d20, tem como resultado final 13, e deve consultar o mestre (que conhece a tabela de dificuldades) se o seu teste foi bem-sucedido.
Classes ou Profissão
Uma das mecânicas que talvez ajude a determinar resultados, junto da rolagem do dado de 20 faces, é a utilização de classes ou profissão, que oferece um repertório de especialidades para os personagens, permitindo que eles sejam melhores em algumas habilidades e talvez não tão bons em outras.
Quais são os benefícios de usar o sistema D20 para jogos de RPG?
Parte do que torna aquilo que é o sistema D20 tão aclamado, é o fato de ter uma base sólida de jogo, permitindo construir o sistema em volta de mecânicas simplificadas e que podem se tornar um atrativo para jogadores novos no mundo dos TTRPG;
Quais são os inconvenientes de usar o sistema D20?
Como todo sistema que utiliza dados, o D20 talvez não seja ideal caso você não seja um fã do elemento da sorte e do acaso em jogos. A imprevisibilidade é uma característica fundamental, já que por um lado você pode obter sucesso absoluto em alguma situação ao rolar a face 20, e por outro, ter uma falha crítica rolando 1 no dado.
Como o sistema D20 se compara a outros sistemas de jogo de role-playing?
Por ser pensado como um modelo a ser aplicado a qualquer temática, o sistema D20 torna prático o exercício de pensar como certas ações in game se traduzem na rolagem de dados, quando outros sistemas como o D10 — famoso nos jogos da franquia World of Darkness como Vampiro: A Máscara e Lobisomem: O Apocalipse —, podem ser mais complexos de serem explicados e adaptados para outros cenários.
Quais são alguns dos jogos que utilizam o sistema D20?
Os jogos Tormenta e Conan Roleplaying game utilizam do sistema D20 mas, devido à grande facilidade e popularização, muitos outros jogos possuem essa base, incluindo também o já mencionado Dungeons & Dragons, pioneiro do sistema.
Aventuras mais populares com sistema D20
Além da grande quantidade de jogos que utilizam o sistema, também muitos suplementos utilizaram aventuras tendo base nesse sistema, conheça aqui alguns deles:
- Tormenta RPG – o jogo base de fantasia vem com histórias incríveis e um conjunto de regras permitindo criações de 11 raças e 13 classes;
- World of Warcraft: The Role Playing Game – o complemento da 3.5 Edição de D&D que permite explorar o mundo do RPG eletrônico WoW através do tabuleiro;
- Aberrant – A aventura se passa no século 21 com humanos possuindo incríveis poderes podendo se tornar herói, ou talvez um vilão
Agora que você conhece um pouco mais do que é o sistema D20 e como sua popularização foi um ponto de virada na história dos jogos de tabuleiro, se tornando a base de diversos jogos famosos, que tal cair de cabeça nas aventuras com esse sistema? Pegue o seu d20 e dê vida às suas histórias!