O que é proficiência e bônus em D&D?

0

Proficiência e Bônus são mecânicas de D&D que servem para mostrar as áreas onde aquele Personagem recebeu treinamento e quais perícias do jogo ele domina.

Está na hora de você conferir nosso guia sobre Proficiência e Bônus nos seus testes na 5ª edição de D&D.Rola para baixo e vem com a gente para não ter mais indecisões na hora de escolher e usar suas perícias!

O que são as proficiências?

Proficiência é a representação mecânica referente ao treinamento e à competência do Personagem em determinadas tarefas.

Se o Personagem é bom em algo, ele é proficiente, e isso se reflete em bônus mecânicos para as rolagens de dados.

O que são as proficiências?
O que são. Fontes/Reprodução: original.

O uso de ferramentas, montarias e veículos só podem ser feitos se o Personagem possuir Proficiência específica, assim como ler um Idioma só é possível se você tiver proficiência nele e conhecê-lo.

Por outro lado, equipamentos também têm seu uso relacionado às proficiências.

Cada classe recebe uma lista específica de proficiência em armas, armaduras e ferramentas, o que demonstra em qual área do jogo aquele Personagem se sobressai.

Os Guerreiros possuem um árduo treinamento marcial e, com isso, se tornaram proficientes no uso de todos os tipos de armas e podem trajar qualquer armadura e escudo.

Consequências

Algumas classes recebem treinamento completo em armas, como Guardiões, Guerreiros e Paladinos, e são proficientes tanto nas armas simples quanto nas marciais, ou seja, quando esses Personagens rolam jogadas de ataques, eles adicionam o bônus na rolagem.

Outras classes, por sua vez, são consideradas como meio-combatentes, e recebem proficiência apenas em alguns tipos específicos de armas.

Ladinos, por exemplo, são proficientes em usar armas simples, além de dominar o uso de rapieiras, bestas leves e espadas curtas, que são armas marciais. Eles não adicionam o bônus de proficiência se usarem outros tipos.

Clérigos, por sua vez, não tem maestria no uso de nenhuma arma marcial, portanto, não adicionam o bônus de proficiência nas rolagens de ataque com armas deste tipo.

Como saber qual meu bônus de proficiência?

Proficiência e Bônus são consultados na Tabela de Classe, e de forma geral, existem 5 estágios de proficiência, que vão de +2 a +6.

  • Do nível 1 ao 4, os Personagens recebem +2 nas rolagens que tem proficiência.
  • Do nível 5 ao 8, eles têm 3 de Proficiência.
  • Do nível 9 ao 13, a Proficiência é +4.
  • Do nível 14 até o 16 o Personagem recebe +5 de Proficiência.
  • Do 17º nível em diante, o Personagem tem +6 de Proficiência para adicionar em seus testes.
Related Posts
1 of 15

Fique atento a essas informações para fazer as adições corretas durante as rolagens.

Com o que posso ter proficiência?

As proficiências são relacionadas principalmente à sua Classe, mas algumas raças e arquétipos também dão acesso a algumas (caso do Clérigo do Domínio da Guerra, que é proficiente em usar armas marciais, ou do Elfo, que tem sentidos aguçados e recebe proficiência racial na Perícia Percepção).

As perícias da Classe são escolhidas através da lista específica e restrita para cada uma das Classes de D&D.

Um Druida domina áreas totalmente diferentes de um Bruxo, portanto, as perícias que eles têm à disposição para escolher são diferentes.

Como funciona a proficiência em armaduras?

Algumas Classes recebem treinamento completo em relação ao uso de armaduras e podem trajar escudos e quaisquer tipos de armadura sem nenhum tipo de restrição, como é o caso de Guerreiros, Paladinos e Guardiões.

Outras Classes não têm proficiência no uso de Escudos, como é o caso de Monges, Bruxos e Ladinos.

Por outro lado, alguns Personagens, como os da Classe Mago, não são proficientes em armaduras e não podem usá-las sem sofrer algumas penalidades.

É isso mesmo, usar algo que você não seja proficiente pode te atrapalhar mais do que ajudar, se liga aí!

O Mago não recebe proficiência no uso de armaduras, então, caso esse Personagem vista uma armadura, ele até recebe o bônus de CA, mas sofrerá penalidades, como não poder conjurar suas magias.

Além disso, Personagens que não são proficientes no uso de armadura também recebem Desvantagem para a rolagem de qualquer tipo de teste de resistência, habilidade ou específico de perícia, então é muito importante usar a armadura de forma eficaz.

Ah, e o alerta extra: os Personagens Druidas devem ficar atentos ao material dos seus equipamentos, afinal, eles só tem proficiência em armaduras ou escudos que não sejam feitos de metal.

Como saber a minha proficiência?

Para saber a Proficiência e Bônus ao montar sua ficha, comece com um Antecedente, que dá acesso direto a 2 Perícias. Além disso, cada Antecedente específico pode dar acesso a 3 opções de proficiência:

  1. 1 idioma + 1 ferramenta ou kit;
  2. 2 idiomas;
  3. 2 ferramentas ou kits.

É necessário consultar a lista de Antecedentes e verificar exatamente o que cada um fornece.

E aí, gostou do nosso guia sobre o que é Proficiência e Bônus em D&D? Conta aí embaixo e dê sua opinião. Esperamos que você tenha ficado proficiente em usar os bônus a seu favor, então bora para as rolagens!

Leave a comment