O que é RPG e como funciona?

3

O RPG não é um jogo habitual como os jogos que estamos acostumados, ele é um pouco convencional. No RPG dois universos se unem, ele é um jogo de estratégias a serem seguidas em um conjunto de regras que para vencer você precisa passar por desafios que seus adversários criam no jogo. 

É impossível prever seus movimentos durante uma partida, por isso cada partida é única.

O que é o RPG?

RPG, do inglês role-playing game. Ele é um jogo em um mundo fictício, onde os jogadores assumem a realidade dos personagens imaginários, um gênero diferente e divertido para todos que jogam. 

O que é o RPG?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Não importa a modalidade do RPG, todas as histórias vão ser guiadas pelo mestre que é um jogador denominado dentro do RPG, ele dita os cenários, a trama, e controla inimigos que os jogadores vão enfrentar, entre outras coisas. 

Enquanto o mestre faz seu trabalho, outros jogadores podem tomar suas próprias decisões de maneira livre, conforme a narrativa do mestre.

Como funciona o RPG?

O RPG pode ser jogado de maneiras diferentes, porém, a forma mais comum é através da atuação literal, os jogadores se vestem como seus personagens, falam, agem, e interagem na primeira forma inventada de RPG, ou RPG de mesa.

Características do RPG

O RPG possui duas características fundamentais e principais como o trabalho em equipe e a interatividade raramente os jogadores vão se reunir para praticar RPG de uma maneira competitiva, por ele ser um jogo predominantemente  colaborativo, ou seja, os jogadores só  conquistam a vitória se trabalharem em conjunto.

Sistema de regras

O sistema de regras do RPG é conduzido por regras pré-determinadas. Normalmente, os sistemas de regras são desenvolvidos por empresas especializadas, e disponibilizam os livros no mercado, internet, e revistas. 

Dito isto, não existe uma regra que impeça os jogadores de adaptarem ou modificarem o sistema de regras existentes em suas próprias partidas.

Mundo e cenários

Os jogos de RPG, podem obter vários cenários como distópicos, realistas, futuristas, fantásticos, medievais, entre outros. Por ser um jogo repleto de elementos com os cenários ou narrativas, ele consiste em personagens e contextos fictícios inseridos em seus sistemas. 

Em alguns sistemas de RPG os mundos podem ser disponibilizados ou criados por empresas que elaboram os próprios jogos, ou empresas que buscam jogos elaborados de jogadores.

Sistema vs narrativa

O mais importante é que você não confunda a narrativa com o sistema de regras. O sistema de um RPG é um conjunto de regras que servem para auxiliar o mestre. A narrativa de um RPG é a sequência didática no gênero textual. É um dos momentos mais importantes do RPG, pois a partir dele podemos dizer se um jogador irá se envolver e se divertir na crônica.

Jogadores

Related Posts
1 of 36

A criação de personagens é feita pelos jogadores a partir da base do sistema e a narrativa a serem utilizadas. Os jogadores precisam preencher uma ficha, um tipo de formulário com os itens do personagem, atributos, habilidades, e todas as características do personagem, essa lista é modificada ou atualizada conforme o personagem evolui.

Mestre do jogo

O papel de mestre é assumido por um dos jogadores, ele será responsável em digitar e descrever a trama de uma maneira detalhada, os cenários que os jogadores se reúnem também é ditado pelo mestre. 

Com relação a todos os jogadores o mestre deve ser totalmente imparcial, ele deve seguir todas as regras previstas no sistema do jogo em questão.

Dados e tabuleiros de RPG

A utilização de dados no RPG é um fator que confere emoção e imprevisibilidade nas partidas, é muito comum que os jogadores usem dados com frequência para verificar se obtiveram  fracasso ou sucesso em sua ação.

Tipos de tabuleiros

Os mais famosos tabuleiros de RPG são: Dungeons & Dragons (D&D), Deadlands, Pathfinder, Vampiro: A Máscara, O chamado de Cthulhu, Cyberpunk 2020, GURPS, 7°Mar, Daemon e 3D&T.  

Tipos de dados

Os dados no RPG, são chamados por influência na quantidade de lados que possuem, como: d20 – roxo, d12 – amarelo, d10 – vermelho, d8 – verde, d6 – laranja e d4 – azul. Todos os Ds são os lados de uma face dos dados.

Como fazer campanhas de RPG?

Veja qual o passo a passo para montar uma campanha:

  • Primeiro passo: crie o universo do seu mundo no jogo. As campanhas para coleção de histórias no contexto do RPG são uma baita oportunidade. Você precisa de uma estrutura, aventuras e sessões, essa campanha inicial da sua aventura não é história, e você precisa que sejam sugestões e não obrigações dos jogadores;
  • Segundo passo: Criação dos personagens para seu mundo;
  • Terceiro passo: Criação de um conflito maior para os jogadores;
  • Quarto passo: Criação da história do jogo e a explicação para os jogadores;
  • Quinto passo: Criação das recompensas, assim as tarefas dos jogadores fazem mais sentido;
  • Sexto passo: A escolha de monstros para as masmorras;
  • Sétimo passo: Criação dos desafios, pense em como seria sem graça se não tiver desafios bem bolados;
  • Oitavo passo: escolha do bioma, essa é uma das partes mais divertidas, imagine só? Dentro de um vulcão com passagem para o submundo, ou uma floresta repletas de 
  • monstros desafiadores;
  • Nono passo:  Escolha de mais desafios para os jogadores;
  • Décimo passo: regra de ouro do jogo, sua diversão.

Agora e só colocar em prática.

Qual foi o primeiro RPG da história?

Não existe uma igualdade de opiniões, mas o respeitado é o Braunstein, o primeiro jogo que transmitia a interpretação de papéis, criado por David Wesely no ano de 1967. O comum era controlar apenas um personagem e não um exército. 

RPG eletrônicos

RPG eletrônicos estão mais para um gênero de jogo, onde o jogador pode controlar ações de vários personagens no mundo definido, que incorpora elementos de RPGs tradicionais que consegue compartilhar a mesma mecânica de jogo, terminologia e ambientação. Incluir a ampla progressão de elementos narrativos e histórias dos RPGs de mesa, fazem os elementos de imersão, sistema de regras, e o desenvolvimento de personagens. Não há uma conformidade muito clara na definição do corpo do jogo, ela não especifica, mas varia o foco da jogabilidade e da história.

O que é um MMORPG?

MMORPG, do inglês quer dizer Massively Multiplayer Online Role-Playing Game. Os títulos do gênero RPG, conseguem apresentar uma criação de personagens que podem ser personalizados de acordo com o gosto pessoal de cada um. Eles utilizam elementos, características, e aspectos visuais como o desenrolar do jogo, vitalidade, magia e força.

A partir disso podemos iniciar aventuras em mundos vastos, ambientes recheados de mistérios, temas com diversas referências à fantasia que contém muitas possibilidades para trilhar caminhos diferentes e muito divertidos.

Show Comments (3)