Perícias no D&D 5e: o que são e como usar no D&D?

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Você quer montar uma ficha e está com dúvida na parte das Perícias no D&D pois não sabe como funcionam? Não tem problema, você acaba de tirar um Acerto Crítico ao acessar esse texto, pois você vai conferir todas as dicas e sairá com suas dúvidas totalmente respondidas. Confere aí!

O que são as perícias no RPG?

Perícias são as ramificações que surgem a partir dos 6 atributos comuns do RPG (Força, Destreza, Constituição, Carisma, Inteligência e Sabedoria) e refletem seu foco em determinadas situações.

As perícias são representações de aspectos específicos de determinado atributo e mostra em que áreas você se sobressai.

O que são as perícias no RPG?
Para que servem as perícias do D&D. Fonte/Reprodução: original.

Determinadas perícias podem ser obtidas no início do jogo de acordo com sua Classe e Antecedente e outras apenas com treinamento específico e progressão de níveis.

Tipos de perícias

As perícias do RPG podem ser divididas em pelo menos 3 categorias iniciais, de acordo com a origem do seu ganho:

Perícias treinadas

De acordo com sua classe e modificadores adequados, todo personagem começa o jogo proficiente (ou seja, treinado) em um determinado número de perícias, que só podem ser selecionadas caso sejam uma de suas Perícias de classe.

Perícias de classe

Para o personagem iniciar o jogo treinado em uma perícia, você deve selecionar um número adequado de perícias, determinado pela classe e modificadores adequados.

Cada classe fornece uma quantidade e uma lista específica de perícias e você faz a seleção delas de acordo com sua jogabilidade.

Perícias de outras classes

Em contrapartida, com as perícias anteriores, esse tipo não aparece em sua lista de opções das perícias de classe e não podem ser escolhidas para serem treinadas pelo seu personagem.


Em suma, isso define que Bárbaros tem quantidades e opções de perícias diferentes de Magos e sua atuação será diferente.

Graduações

Ao ser treinado em uma perícia, você recebe um bônus de acordo com as regras do sistema utilizado.

Escolhendo as perícias

A escolha de perícias é feita no nível 1 e é uma decisão permanente. Para determinar a quantidade e quais perícias você pode escolher, você deve primeiro selecionar a sua Classe de personagem. 

Cada Classe dá acesso a um número e um tipo de perícias, o que restinge o acesso de determinadas classes a algumas perícias.

Como usar as perícias no D&D?

As perícias no D&D servem para o Mestre determinar se suas ações foram bem sucedidas, tiveram fracasso parcial ou culminaram numa falha.

O Jogador descreve a sua ação e o Mestre pedirá o teste, se e quando achar necessário, da perícia adequada.

Para usar uma perícia, basta rolar o d20 e somar os modificadores correspondentes ao teste pedido pelo Mestre

Teste oposto

Esses testes envolvem o personagem e seu oponente em situações que envolvam disputas físicas ou mentais.

Cada personagem envolvido irá fazer um teste e aquele que obtiver o maior resultado tem sucesso em sua ação. Um exemplo são os testes de Agarrar X Esquiva, onde um personagem faz um teste de agarrão enquanto o outro rola o teste de esquiva para se desvencilhar do golpe.

Teste sem treinamento

Algumas perícias exigem um grau mínimo de conhecimento para utilizar sua influência nas suas ações e personagens que não são treinados ou graduados nelas não podem usá-las.

Adestrar Animais e Identificar Magia são exemplos comuns de perícias que exigem a Graduação para a tentativa do teste.

Novas tentativas

Os testes no RPG envolvem imersão e simulação de uma realidade e falhas em testes de perícias podem resultar em certas consequências, de acordo com o tipo do teste e estilo do Mestre.

Falhar em um teste para se equilibrar sobre uma ponte de cordas, pode levar o personagem a se desequilibrar e cair no rio turbulento que corre abaixo dele, assim como uma falha em um teste para abrir fechaduras pode ativar uma armadilha ou inutilizar as ferramentas do Ladino.

Testes sem rolagens

Esses testes passivos são feitos sem a necessidade da rolagem dos dados e são observados pelo Mestre quando os jogadores não fazem ação ativamente.

Normalmente, adiciona-se o valor de bônus da perícia com a metade do valor do d20 (10), sendo uma forma de medir a capacidade passiva dos personagens.

Um exemplo de teste sem rolagem é quando o Mestre substitui a rolagem de Percepção +5 pela Percepção Passiva 15, e diz que o personagem está atento a armadilhas comuns e inimigos que não tenham tirado mais que isso em Furtividade.

Ferramentas

Algumas perícias exigem o uso de um kit de ferramenta para concluir a ação sem sofrer penalidades e atrasos.

Um kit apropriado facilita a ação e não ter o kit descrito pela perícia acarreta um ônus de -5 em suas rolagens.

Teste de habilidades

As perícias no D&D são os testes mais comuns e corriqueiros, pois se aplicam a maioria das ações dos personagens, mas algumas ações fogem desse padrão.

Quando o personagem tenta algo que não é regido por nenhuma perícia, o Mestre pede uma rolagem de 1d20 + modificador de um atributo específico.

Quais são as perícias do D&D e os seus significados?

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As perícias no D&D são derivadas dos 6 atributos principais e abrangem uma gama de possibilidades de ação que o personagem pode tomar, vamos conferir cada um delas e seu significado mecânico.


Atletismo

O teste de Atletismo é utilizado para levantar, empurrar ou quebrar coisas, saltar ou escalar, libertar-se de cordas e outras representações de força física bruta do personagem.

Acrobacia

O teste de Acrobacia abrange ações de equilíbrio, saltos, piruetas e tentativas de se manter de pé perante a alguma situação adversa.

Furtividade

O teste de Furtividade é usado com a intenção de esconder de oponentes, esgueirar-se pelas sombras, escapar de guardas ou se aproximar furtivamente de alguém.

Prestidigitação 

Esses testes são rolados ao tentar realizar trapaças manuais, como esconder ou tirar um objeto da manga do seu blusão, roubar uma bolsa de moedas ou implantar algo no bolso de uma pessoa

Arcanismo

Um teste de Arcanismo irá medir seus conhecimentos sobre símbolos arcanos, itens mágicos, eventos sobrenaturais, criaturas místicas e informações relacionadas a elas.

História

Os testes relacionados a essa perícia servem para se lembrar de eventos icônicos, figuras lendárias, rumores, boatos, lendas e informações históricas em geral.

Investigação

Representa a dedução sobre indícios e a busca por pistas em torno de algum evento.

Consiste em fazer análises sobre o tipo de arma que poderia ter causado o ferimento ou a morte de alguém, em verificar se determinada ponte possui pontos fracos que poderiam causar seu colapso. 

Natureza

Esse teste rege seu domínio e conhecimento sobre plantas, animais, geografia, ciclos naturais e clima.

Religião

Para medir seu entendimento sobre divindades, lendas, símbolos e rituais sagrados, cultos e estruturas religiosas, você deve fazer um teste de Religião.

Adestrar Animais

Aborda aspectos como intuir sobre animais selvagens e seus hábitos, acalmar um animal assustado, domar uma montaria arisca ou controlar uma montaria domesticada ao realizar manobras perigosas.

Intuição

Essa perícia envolve o recolhimento de pistas da linguagem corporal, hábitos da fala e mudanças de comportamento e avalia se as intenções de uma criatura são verdadeiras ou não.

Medicina

O teste de Medicina serve para ajudar aliados feridos e estabilizá-los em situações que zeraram seu HP.

O uso de ervas e a elaboração de poções de cura também podem ser exemplos da aplicação dessa perícia.

Percepção

Essa perícia mede sua consciência em relação ao ambiente e pessoas ao seu redor, o que permite detectar a presença de coisas ou pessoas, sentir cheiros, ouvir conversas secretas e notar detalhes sutis que normalmente passariam despercebidos.

Sobrevivência

O teste de Sobrevivência é feito para navegar pelos ambientes, seguir rastros, obter água e caçar comida.


Essa perícia também serve para evitar perigos naturais, para orientar-se em ambientes hostis e prever o tempo.

Atuação

Essa perícia determina o quão você é capaz de praticar alguma forma de entretenimento, seja através da dança, da música, contar histórias ou simplesmente declamar poesias.

Um bom teste de atuação numa taberna pode render algumas moedas de ouro e fornecer fama e reconhecimento aos personagens.

Enganação

Um teste dessa perícia determina se você consegue ocultar a verdade de forma natural e convincente.

Exemplos típicos do uso dessa perícia ocorrem quando o personagem tenta ludibriar um comerciante, enganar um guarda, usar um disfarce ou quando tenta contar mentiras sem transparecer.

Intimidação

A tentativa de influenciar alguém através de ações hostis, violência física ou ameaças veladas causam a rolagem dessa perícia.

Esse teste serve para arrancar informações de oponentes relutantes ou dissuadir bandidos a recuar perante você.

Persuasão

Essa perícia é usada ao tentar influenciar pessoas ou grupos a tomar determinada ação ou decisão.

Ela é usada apenas quando se age sem violência, apenas com boa-fé e traquejos de argumentação.

Dominar as normas mecânicas dos sistemas de RPG ajudam o jogador a moldar o personagem de forma fiel com sua jogabilidade e preferências e entender como funcionam os testes de perícia é fundamental para conseguir retratar bem sua ideia na ficha.

Agora que você aprendeu tudo sobre perícias, que tal montar sua ficha e treinar para uma nova aventura? Que os Acertos Críticos estejam com você!

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