Quais as novidades da 5ª Edição de Vampiro, e quais seus suplementos?

0

A 5ª Edição de Vampiro, um clássico do RPG, torna esse jogo ainda mais completo e cheio de recursos que podem ser cruciais para o avanço dos jogadores na trajetória das mesas. Além disso, o jogo agora também conta com os suplementos Anarh, Sabá e Camarilla, que possuem diversos novos recursos que prometem deixar as jogatinas ainda mais emocionantes e amplas.

Separamos aqui as principais mudanças que chegam com essa nova edição para você conferir e já se preparar para usar nas suas futuras aventuras.

Houve mudanças no cenário na 5ª Edição de Vampiro, A Máscara?

Como já era de se esperar, a 5ª Edição de Vampiro já traz alguns dos seus diferenciais logo no cenário da edição, desafiando os jogadores com algumas mudanças bem fortes.

A relação de Vampiros e mortais

Começando com uma das principais mudanças em relação aos lançamentos anteriores, a 5ª Edição de Vampiro tem a confirmação extremamente importante da realização da Primeira Inquisição, algo que antes era considerado apenas um rumor. Na ocasião, humanos se reuniram e caçaram duramente os vampiros e outras raças, e parece que agora as coisas tendem a piorar com a chegada da Segunda Inquisição.

A relação de Vampiros e mortais
Vampiros e humanos. Fonte/Reprodução: original.

Graças ao avanço tecnológico do universo do jogo, os humanos partiram em uma nova caça aos seres sobrenaturais, que possuem difícil acesso a estas tecnologias, devido à dura fiscalização e rastreamento dos homens. Isso também dificulta a busca por alimento, visto que agora qualquer vampiro identificado possui um risco real de deixar de existir.

Os clãs de vampiros

No atual cenário do jogo, os clãs de fato ativos são Malkavians, Nosferatu, Toreador, Tremere, Ventrue, Brujah e o Gangrel. Os demais, devido à Segunda Inquisição, sumiram ao longo dos anos, e muitos acreditam que eles estão simplesmente extintos.

Não bastasse a quase extinção da raça graças aos humanos, os vampiros ainda são surpreendidos com o início da Gehenna, a guerra dos Antediluvianos contra os demais seres. Ela segue acontecendo durante a nova edição, mas pouquíssimas informações são reveladas sobre a Gehenna, pois os vampiros anciões sumiram e nunca mais foram vistos.

Mudanças da 5ª Edição de Vampiro na construção de Personagem

Outro ponto importante da 5ª Edição de Vampiro está na ficha de personagem, na qual algumas sessões da construção tiveram alterações que, embora simples, ainda trazem uma diferença significativa não somente para os jogadores criarem seu personagem como, também, na própria jogabilidade.

Atributos e Habilidades

Uma mudança interessante está na parte de atributos e habilidades, que agora não tem mais uma determinada quantidade de pontos para serem distribuídos entre eles e, sim, cada um dos atributos ou habilidades possuem um determinado número próprio, o que torna a jogatina mais balanceada.

Antecedentes, Disciplinas e Virtudes

Related Posts
1 of 36

Sendo uma das principais mudanças de criação na 5ª Edição de Vampiro, no quesito de antecedentes, disciplinas e virtudes, o jogador agora conta com o chamado Princípios da Crônica, uma espécie de regra ditada pelo mestre e que deve seguir com os jogadores durante a partida. Os Antecedentes permanecem e continuam com o mesmo formato, porém foram realocados para a segunda página da ficha de criação.

Já nas Virtudes, temos agora a sessão de Touchstones e Convicções, onde o jogador coloca aquilo que pode restaurar a humanidade do seu personagem, uma espécie de pilar que o liga ao mundo mortal. Enquanto isso, as disciplinas permanecem sendo os poderes do sangue vampírico, assim como na 2ª edição.

Vitalidade, Força de Vontade e Humanidade

Partindo para as sessões de Vitalidade, Força de Vontade e Humanidade, as mudanças foram relativamente mínimas. No caso do primeiro, ele foi substituído por Saúde, e os danos simples podem ser curados com mais facilidade, enquanto os danos graves também podem ser curados, mas após um determinado período de tempo.

A Força de Vontade segue igual às edições anteriores, contudo, os jogadores podem sofrer dano na mesma através dos danos morais, diminuindo os pontos que podem ser utilizados durante uma partida.

Na sessão de Humanidade, a ficha se inicia com 7 pontos, que podem ser diminuídos se, por exemplo, o Touchstone do personagem for ferido ou morrer.

Pontos de Sangue

Agora chegamos na principal mudança da 5ª Edição de Vampiro, os Pontos de Sangue. No lugar dessa sessão, temos a parte da Fome, onde o personagem vai ganhando pontos e, quanto mais possuir, mais próximo de liberar a besta estará. Para evitar que isso aconteça, é necessário sugar humanos ou animais. Contudo, para acabar com a Fome de vez, é necessário sugar uma alma humana.

Quais os suplementos da 5° Edição de Vampiro?

Além da parte padrão, a 5ª Edição de Vampiro conta com três suplementos que acrescentam diversão para o mestre e os jogadores. Focando nas três organizações do jogo, Camarilla, Sabbat e Anarch, os suplementos trazem uma excelente expansão para a jogatina.

Camarilla

Neste suplemento, uma das mais famosas organizações de todo o Vampiro tem um aprofundamento considerável. Aqui estarão mais informações sobre rituais, personagens, intrigas internas, além dos clãs participantes da organização, que agora conta com os Banu Haqim.

Sabbath

Focando na maior seita de fanáticos vampíricos, o suplemento do Sabbath da 5ª Edição de Vampiro traz um guia dos antagonistas, além de mais detalhes sobre os Caminhos da Iluminação e os fundamentos da organização.

Anarch

Finalizando os suplementos, temos o que é focado na mais nova organização do jogo, a Anarch, que se recusa a seguir as tradições dos vampiros anciões e buscam uma nova era para todos os sugadores de sangue.

Com a 5ª Edição de Vampiro, os jogadores veteranos estarão não sendo somente reapresentados para esse vasto universo, como também serão desafiados a encarar as novidades e mudanças de outras edições. Já para os novos jogadores, a nova versão é uma excelente porta de entrada, não somente para conhecer mais do universo, como também para o mundo dos RPGs no geral.

Leave a comment