Quais os cenários clássicos do D&D?
Não é a toa que o maior sistema de RPG tem vários cenários para alimentar a imaginação de cada mestre e jogadores, cenários que inspiraram desenhos, filmes e a séries desde muito tempo.
Sem dúvidas nenhuma, os cenários clássicos do D&D são maravilhosos e cada um com suas características que deixam sua aventura mais divertida. Por isso, vamos falar neste artigo sobre os principais e mais conhecidos cenários clássicos do D&D.
Quais foram os primeiros cenários clássicos do D&D? (lançados antes de 1989)
Os cenários de D&D foram lançados quase junto da sua criação, e bem antes eles foram testados por vários jogadores.
Nesse começo, é onde os cenários clássicos de D&D foram feitos, aqui vamos falar de alguns.
Blackmoor
Criado por Dave Arneson em 1970, Blackmoor tinha um clima de O Senhor dos Anéis, e foi oficialmente publicado em 1977. O cenário se passa no Baronato de Blackmoor, uma terra disputada por vários lordes, e ambientada em uma época que já teve um avanço tecnológico mas houve uma catástrofe e mudou o eixo do planeta.
Posteriormente, ele faz parte do universo de Greyhawk, também sendo contado como o passado de Mystara. Com a morte de seu criador em 2004, ele ainda foi produzido até 2009.
Greyhawk
Anteriormente apenas uma fortaleza e servindo de pano de fundo para algumas pequenas aventuras, Greyhawk virou oficialmente um cenário em 1980 e foi lançado pela TSR. Sua riqueza se dá a forte influência medieval fantástica, usada até hoje como referência em várias campanhas de D&D.
Foi o mais longo de todos os cenários, mantendo campanhas épicas e conteve os mais ilustres personagens presentes até hoje no D&D.
Forgotten Realms
O mais vasto cenário de D&D já feito, eram apenas alguns contos de Ed Greenwood e virou um cenário de alta magia, histórias épicas e o mais adorado pelos fãs até hoje, foi lançado oficialmente em 1987. Famoso por envolver os personagens em tramas de deuses e que mudam o mundo, Forgotten Realms segue até hoje em todas as versões do D&D.
Mystara
Conhecida como o “mundo base”, Mystara foi lançada com sua primeira região em 1980, e tem uma base forte na época medieval. Em um mundo onde não existem deuses, mas seres imortais que ganharam poder e ascenderam a postos divinos, Mystara é um cenário fantástico e muito imersivo. Infelizmente, ele foi descontinuado em 2000.
Ravenloft
Um cenário gótico e macabro, lançado em 1983 como uma aventura para AD&D, Ravenloft já não é medieval, passa em uma época conhecida como “steampunk”, época do vapor e vitoriana, onde era tudo muito sombrio e misterioso. Ravenloft conquistou vários fãs ao longo dos anos com sua temática diferenciada, e já tem uma aventura para a nova edição.
Que cenários clássicos do D&D foram lançados na década de 90?
Continuando com os cenários clássicos do D&D, mas dessa vez da década de 90. O AD&D estava em alta e sua 2° edição estava fazendo sucesso, o lançamento de alguns jogos de tabuleiro ajudaram a alavancar a fama do AD&D, jogos como First Quest e Hero Quest. Não é de se admirar que novos cenários aparecessem. Vamos aqui citar os mais famosos:
Dark Sun
Um cenário de destruição, árido e seco, a magia depende da vida pois a corrói quando usada, os metais são quase inexistentes e as cidades são controladas por seres extremamente poderosos, Dark Sun é um cenário que conquistou público e crítica em 1990, lançado oficialmente para AD&D, hoje em dia ele acompanhou a expansão do D&D.
Al-Qadim
Baseado no mundo arábe, Al-Qadim foi lançado em 1992 para D&D como uma região de Forgotten Realms, porém podendo ser jogado sozinho pois é bem completo e singular. Foi descontinuado com o fim da TSR, mas ainda é lembrado por muitos jogadores.
Birthright
Nesse cenário, você será um personagem com poderes divinos que controla uma cidade ou nação, dando possibilidades de um jogo mais político e responsável, foi lançado em 1995 para AD&D 2.0 e teve vários suplementos, teria seu fim junto a TSR mas os fãs mantém um site atualizado com novas informações até hoje.
Planescape
Foi o cenário que serviu para unir os planos de existência no D&D, fazendo os personagens viajarem entre os planos podendo ter várias aventuras diferentes. Foi lançado em 1994, descreve os planos como uma Grande Roda, mostrando a interligação entre cada plano. Até hoje, essa lógica é usada, com a descrição dos planos no livro do mestre.
Quais os cenários do D&D com lançamentos mais recentes?
Após conhecermos os cenários clássicos do D&D dos anos 80 e 90, vamos para os anos 2000. Onde houve uma revolução: lançamento da versão 3.0, e mudança total das regras antiquadas do AD&D, onde este também foi descontinuado.
Alguns cenários antigos foram rearranjados para a nova versão, e mais alguns foram criados para atrair um novo público. Dentre esses novos, se destacam:
Rokugan
Lançado em 1995 originalmente como um cardgame, esse cenário pertence ao livro Aventuras Orientais, e tem até um sistema próprio chamado Lenda dos 5 Anéis. Antes chamado de Kara Tur, Rokugan consegue uma independência própria como um mundo à parte. No mundo de Rokugan, há clãs que batalham para destruir a corrupção.
Eberron
Foi lançado em 2004, escrito por Keith Baker, foi o vencedor no concurso de novos cenários que a Wizards fez. Eberron se passa em um mundo sombrio onde magia e tecnologia convivem juntos, é um jogo heróico e político. É tão bom que ganhou novas versões na quarta e quinta edições.
Nentir Vale
Criado em 2009, ele foi apresentado apenas como base para a 4° edição, deixando os mestres e jogadores livres para criarem o que quisessem. Trouxe raças antigas agora anexadas ao livro do jogador oficial, como o tiefling e draconatos.
É impossível dizer quantos são criados ao longo de tantos anos por mestres anônimos que seguem no seu próprio cenário, e isso é muito bom pois o RPG é para expandir a criatividade e deixar a diversão fluir.
Qual você diria que é o melhor cenário?
Não existe um cenário perfeito, não é simples assim: há aquele que o mestre e o grupo se divertem mais, e para eles é o melhor cenário, como já disse antes, o que mais vale é a diversão e a criatividade. O maior de todos com mais possibilidades de histórias é o Forgotten Realms, onde tem desde o norte gelado ao sul tropical, com desertos mágicos e mares bravios.
Nada impede que em cada mundo você possa explorar ele do jeito que quiser, mudando as histórias ou até mesmo os inimigos, o que você deve manter em mente é que o cenário é apenas pano de fundo para a verdadeira magia do RPG: a diversão e a criatividade.
Neste artigo você conheceu quais são os cenários clássicos do D&D e caso você seja iniciante no RPG são ótimas opções para se aventurar nesse mundo.