Quais os mundos de Storytelling RPG?
Você conhece quais são os mundos de Storytelling RPG? Conheça esse sistema, como ele surgiu, seu funcionamento e quais jogos utilizam.
O que é o Storytelling RPG?
O Storytelling RPG, também conhecido como Storyteller, é um sistema de regras para jogos Role Playing Game, as principais características são ser interpretativo, seguir uma narrativa de crônica e seu sistema de dados utilizar os de tipo D10.
Como surgiu?
O sistema surgiu no início dos anos 90, quando o criador do jogo Ars Magica, enquanto trabalhava na ideia de um game de terror, se juntou com o criador do jogo Shadowrun, Tom Dowt, para criarem um sistema de regras.
Assim o sistema de Storytelling RPG foi criado e publicado pela White Wolf para ser o sistema utilizado no game O Mundo das Trevas. O sistema também foi utilizado no jogo Street Fighter RPG.
Qual a ambientação do mundo de Storytelling RPG??
Os cenários de jogos Storytelling RPG costumam ser baseados no mundo real, no entanto com uma ambientação de terror, elementos sombrios e em sua maioria das vezes com elementos sobrenaturais, como por exemplo a ambientação de O Mundo das Trevas que falaremos logo a seguir.
O Mundo das Trevas
O Mundo das Trevas é um livro de RPG criado e publicado pela White Wolf no ano de 1991. O jogo é ambientado no nosso mundo durante o fim do século XX, com uma atmosfera punk com elementos góticos e sobrenaturais.
O Mundo das Trevas nos apresenta um mundo onde além dos humanos existem criaturas como vampiros, lobisomens e fantasmas, o jogo é basicamente a primeira edição da série Vampiro, mas com os lançamentos seguintes das séries Lobisomem, e da série Mago. O Mundo das Trevas recebeu uma nova edição dando mais destaque ao mundo sobrenatural presente nesse universo de Storytelling RPG.
Quais os dois sistemas mais famosos de Storytelling RPG?
O Storytelling RPG ao longo dos anos no mercado dos jogos ganhou bastante espaço e popularidade entre os sistemas de RPG. Falaremos a seguir sobre os dois sistemas de Storytelling RPG mais famosos no mundo.
Vampiro, A Máscara
Vampiro, A Máscara foi lançado no ano de 1991 pela White Wolf, como dito anteriormente, ele faz parte do universo de Storytelling RPG O Mundo das Trevas.
Em Vampiro, A Máscara, o jogador irá interpretar um vampiro em um mundo onde deve sobreviver entre os humanos e outras criaturas. Atualmente Vampiro, A Máscara está em sua 5° edição, com revisões em suas regras, novos atributos e novos sistemas de jogo.
Lobisomem, O Apocalipse
Lançado em 1992 pela White Wolf, Lobisomem, O Apocalipse, também é um Storytelling RPG que faz parte do universo de O Mundo das Trevas. Com a história dessa vez focada nos lobisomens, o jogo traz a narrativa de que os lobisomens, ou como se autodenominam nesse universo, Garou, são responsáveis em proteger a Terra da destruição causada por Wyrm, uma poderosa força cósmica.
Assim como Vampiro, A Máscara, Lobisomem, O Apocalipse também está em sua 5°edição trazendo revisões em suas regras e outras novidades e melhorias no seu sistema de jogo.
Como é o sistema de jogo do Storytelling RPG??
O sistema de jogo Storytelling RPG é bem simples e fácil de se aprender, por exemplo, durante a criação de personagem, o jogador usa pontos dados a ele para preencher as habilidades e características que ele deseja em sua ficha.
Esses pontos de atributos serão responsáveis em dizer quantas vezes o jogador pode lançar os dados para obter sucesso em alguma missão. Por exemplo: o jogador para passar precisa de força (7) e de esquiva (3) = 10, portanto o jogador poderia lançar os dados dez vezes para conseguir o valor pedido para cumprir a missão.
Durante os combates não é muito diferente, o combate terá um número que diz o seu nível de dificuldade, para vencer o combate o jogador precisará tirar esse número somando os lados dos dados.
Estes são alguns mundos do Storytelling RPG, caso tenha se interessado por esse tipo de sistema de jogo, ele é bastante prático e intuitivo de se aprender.