Quais os tipos de dragões em D&D 5e?
Num jogo voltado para combates épicos, os seres dracônicos tem espaço garantido e existem inúmeros tipos de Dragões, sejam eles cromáticos ou metálicos, malignos ou bondosos.
Cada tipo específico de Dragão tem habilidades únicas, personalidade própria e preferências por ambientes comuns e hoje vamos aprender mais sobre essas clássicas criaturas.
Vem com a gente em mais um guia de monstros de D&D 5e e aprenda tudo sobre Dragões agora mesmo!
O que são dragões em D&D?
Dragões são as criaturas mais icônicas da alta fantasia e o maior símbolo do maior sistema de RPG do mundo. E o que seriam dos aventureiros sem esses seres épicos, não é mesmo?
Num jogo voltado para combates épicos, os seres dracônicos tem espaço garantido.
Répteis com linhagem ancestral e dotados de poderes assustadores, os Dragões são conhecidos e temidos pela sua ganância e astúcia predatórias.
Os Dragões mais antigos são considerados os maiores desafios do mundo e possuem alto poder físico e mágico, além de acumularem vários espólios em seus covis.
Quais são os tipos de dragões em D&D?
Dragões verdadeiros se dividem em tipos e espécies distintas e dividem essas criaturas em pelo menos 2 grandes tipos. Confere aí as principais características dessas criaturas lendárias!
Dragões Cromáticos
Predadores vorazes, extremamente agressivos e muito vaidosos, os Dragões cromáticos representam o lado maligno da linhagem dracônica.
Cada espécie carrega uma cobiça por tesouros que move suas ações e o acúmulo de riquezas é comum entre os dragões desse tipo, que se julgam donos de todas as riquezas do mundo.
A Rainha-Dragão Tiamat é a divindade que governa todas as espécies de dragões malignos cromáticos.
Residindo em Avernus, a 1ª Camada dos 9 Infernos, Tiamat é um dragão gigantesco com 5 cabeças, que refletem os aspectos dos dragões cromáticos que ela lidera.
Dragões azuis
Dragões azuis formam seus covis em locais áridos, escavando e esculpindo cavernas e túneis cristalizados abaixo das areias. Eles dominam o elemento Elétrico e invocam grandes rajadas de Sopros Elétricos durante combate.
Com grande vaidade, um Dragão Azul não tolera insinuações ou desafios à sua força e tem grande prazer em demonstrar todo seu poder a criaturas menores.
Dragões brancos
Vivendo em covis criados em câmaras subterrâneas e cavernas congeladas, longe do sol, os Dragões brancos são répteis cruéis e perversos.
Para demonstrar respeito ou simplesmente impor seu poder vingativo, os Dragões Brancos costumam manter os corpos de inimigos derrotados ao redor do seu covil, exibindo-os como troféus para si mesmo e um aviso para intrusos.
Dominando o poder do gelo, optam por sempre congelar as suas presas antes de comê-las.
Dragões negros
O mais vil de todos os Dragões, esses vivem em pântanos, cavernas sombrias ou ruínas. É comum haver inundações nesses locais, onde o dragão vai descansar e espreitar novas vítimas.
São dragões sádicos e brutais, e agem com métodos cruéis e sorrateiros. Atacam os mais fracos primeiro e apostam em vitórias aterrorizantes para liquidar seus inimigos.
Seu elemento básico é o Ácido e ele usa Sopros mortais com esse elemento.
Dragões verdes
Os Dragões Verdes são os mais traiçoeiros e astutos entre essa raça, e usam trapaça, enganação e manipulação para adquirir vantagens em seus desafios.
Corromper criaturas é uma das tarefas mais comuns e um Dragão Verde normalmente tem possuem servos entre goblinoides, kobolds, orcs, ettins e até mesmo corrompem a raça élfica para o seu lado.
Esses dragões não gostam de combates diretos e espreitam sempre pela melhor oportunidade. Agindo principalmente em florestas, o Dragão Verde usa dos efeitos de Veneno para demonstrar seu poder e garantir a vitória.
Dragões vermelhos
Esse é o mais tradicional e icônico Dragão de D&D. Extremamente avarentos, vaidosos e arrogantes, provavelmente os Dragões Vermelhos também são os mais fortes entre os Dragões cromáticos.
Trabalham de forma violenta e cruel, porém são ardilosos e é comum que tenham servos para atuar como informantes, espiões e mensageiros.
Sua ganância o faz colecionar todo o tipo de tesouro, não importando o valor e sim a sua imensa quantidade de itens, moedas e espólios que os cercam. São capazes de dar a mínima falta de um objeto, mesmo em meio ao seu covil repleto de milhões de itens e moedas.
Dragões Metálicos
Os Dragões Metálicos são tipicamente bondosos, e trabalham para preservar e proteger o mundo e a história em si.
Esse tipo de Dragão costuma coletar itens e artefatos poderosos, mas não pela ganância dos Cromáticos e sim pela preservação do item, das histórias que o cercam ou até mesmo proteger a civilização de artefatos malignos ou amaldiçoados.
Alguns desses Dragões têm a habilidade de se transformar em seres humanóides ou tomar a forma de bestas comuns para obter informações, observar costumes e se divertir e contemplar as sociedades.
Os Dragões Metálicos são governados e liderados por Bahamut, o Dragão de Platina.
Vivendo nos Sete Paraísos de Celestia, Bahamut concede poderes divinos a seus aliados e é venerado por Paladinos e Clérigos que admiram sua justiça e senso de proteção.
Dragões de bronze
Dragões de Bronze vivem em zonas costeiras e podem fazer seu covil em ilhas, pequenas cavernas costeiras ou em embarcações naufragadas.
Esses Dragões tem gosto pela batalha e costumam oferecer ajuda e se juntar a exércitos que lutam por causas justas.
Também podem tomar a forma de animais como golfinhos e gaivotas, para inspecionar navios e aprender sobre sua tripulação e definir se são um risco ou não.
Dragões de cobre
Vivendo em colinas e locais rochosos, os Dragões de Cobre gostam de usar charadas e são piadistas e brincalhões por natureza.
Abrigando-se no alto de colinas ou em planaltos secos, guardam seus tesouros, compostos principalmente de minerais valiosos e pedras preciosas.
Esse tipo de Dragão também adora a companhia de Bardo, com quem podem compartilhar histórias, piadas e risadas.
Os Dragões de Cobre chegam a oferecer abrigo e proteção para aqueles artistas que queiram fornecer entretenimento e aprender mais sobre diversas culturas.
Dragões de latão
É o mais sociável entre todos os Dragões, afinal gostam muito de conversar e interagir socialmente.
Além disso, amam climas secos e quentes e ficam confortáveis sob intensa luz solar.
Criando seus covis em desfiladeiros, ruínas a céu-aberto ou cadeias de cavernas com entradas de luz solar, eles gostam de itens mágicos que permitam conversar com criaturas que julgam interessantes.
Os Personagens podem facilmente encontrar uma Lâmpada Mágica com um Djinn preso dentro dela em um Covil de Dragão de Latão, assim como encontrar Armas ou Objetos com consciência.
Dragões de prata
Os Dragões de Prata são muito amigáveis e sociáveis, e buscam ajudar qualquer criatura que necessite de algo. Eles não se sentem responsáveis por erradicar o mal do mundo, mas gostam de se opor a quem causa mal a inocentes e criaturas que cometam atos malignos deliberados.
O sonho de qualquer Dragão de Prata é achar uma torre abandonada de um Mago em um ponto remoto ou uma cidadela perdida no meio das montanhas e fazer dela o seu covil.
Também são encontrados em picos de montanhas altíssimas, habitando entre as nuvens, mas também se sentem confortáveis em minas abandonadas ou complexos de cavernas abertas.
Admirados das sociedades humanóides, eles guardam objetos que remontam a história de civilizações perdidas ou que caíram em ruína.
Pilhas de moedas de Impérios antigos e obras de arte dos mais diversos estilos são comuns entre seus pertences, além de objetos trabalhados, coroas e jóias finas.
Dragões de ouro
Os Dragões de Ouro são os vistos como mais majestosos e com maior poder entre os Dragões Metálicos.
Por serem extremamente reservados e valorizar sua privacidade, eles raramente se misturam com outros Dragões e, quando metamorfoseados, dificilmente mostrarão sua identidade.
Escolhem ruínas perdidas e antigas, complexos de cavernas ocultas por cataratas e locais afastados da civilização para estabelecer seu covil.
Os Dragões de Ouro guardam seus tesouros dentro de cofres e se preocupam em colocar proteções mágicas de altíssimo nível para selar seus pertencentes.
Qual é a categoria da idade de um dragão em D&D?
Os Dragões em D&D são divididos em 4 escalas de poder de acordo com o seu tempo de vida.
Essas são divisões básicas e sem um número certo de anos, mas ilustram a evolução de poderes de um Dragão com o passar dos séculos.
Dragões em fase de crescimento podem ser definidos como Filhotes, quando tem menos que 5 anos de vida, e Jovem que tem de 6 a 100 anos de idade.
Um Dragão chega a sua fase adulta a partir dos 100 anos de vida, e já se torna uma criatura de Tamanho Enorme, impondo respeito ou medo com isso. Começando a receber Efeitos de Covil e mais Ações de combate, eles já são verdadeiras máquinas mortais.
Um ser dracônico com mais de 800 anos atingiu o Tamanho Imenso e passa a ser reconhecido como Dragão Ancião e já domina diversos tipos de ataque e magias, além de ter diversos Efeitos dentro do seu Covil.
Quais as classes de um dragão em D&D?
Os Dragões podem ser classificados de acordo com a tendência de sua personalidade, assim como os Personagens de Jogadores.
O Dragão pode agir de forma leal, caótica ou neutra e também deve escolher ser bom, mau ou neutro.
A mistura dessas 6 opções geram diversas combinações que devem ser levadas em conta no momento de interpretar a criatura.
Como encontrar dragões em campanhas de D&D?
Você já conheceu um pouco do perfil dos Dragões e agora você pode focar no que está mais próximo de você. Procure os ambientes preferidos para cada tipo de Dragão e certamente você encontrará indícios de sua presença.
Efeitos regionais como nevascas ou nevoeiros, chuvas geladas que caem repentinamente e paredes de gelo que bloqueiam passagens podem ser indícios de um Dragão Branco em até 9km.
Todo Dragão tem um Efeito Regional próprio e os Personagens podem estudar e procurar mais informações sobre isso dentro do jogo, para imergir na aventura trilhada junto com o Mestre.
O que fazer se encontrar um dragão em D&D?
Se você está preparado para esse combate ou vai enfrentá-lo mesmo que isso possa custar sua vida, seu Personagem vai precisar de muito poder de ataque, mas, principalmente, vai precisar sobreviver às poderosas investidas dos Dragões.
Manter a distância para evitar os inúmeros ataques corpo-a-corpo de um Dragão vão ajudar a economizar HP para os momentos em que o embate físico será inevitável.
Se você estiver perto e engajado com um Dragão, lembre-se de fazer o máximo para não deixá-lo escapar.
Alguns tipos de Dragões atacam e recuam, voando para longe para se resguardar, e só voltam para o campo de batalha para desferir seus poderosos ataques. Se um Dragão está perto de você, não há para onde você fugir, então também não deixe ele bater em retirada!
Como vencer um dragão em D&D?
Os Personagens que combatem Dragões precisam conhecer seus poderes e quais suas principais fraquezas. A melhor forma de se derrotar um inimigo é saber muito sobre ele e saber o jeito certo de atacá-lo!
Todo Dragão domina um elemento de dano e se torna totalmente Imune a ele de acordo com sua natureza e os Jogadores devem saber disso para não gastar oportunidades e ataques em vão.
Atentos ao que não causará dano no Dragão, os Personagens devem descarregar todos os seus poderes marciais ou mágicos para matar essa criatura rapidamente e não deixá-lo livre para agir.
Quais recompensas ganhar quando matar um dragão?
Os espólios e tesouros que os Dragões guardam são as recompensas que os Personagens vão ter ao derrotá-los.
Como visto anteriormente, cada Dragão tem preferência por tipos específicos de objetos e a maior parte da sua coleção de espólios será feita dessas coisas.
Muitas vezes, os Jogadores precisarão escolher sabiamente o que irão levar, afinal, muitas coisas valiosas serão deixadas para trás ao vencer um Dragão em seu Covil.
As criaturas mais icônicas de D&D não podiam ficar de fora dos nossos guias! Hoje conhecemos mais um pouco das características dos tipos de Dragões Verdadeiros e abordamos todas as 10 espécies de Dragões.
Agora, quando seu Mestre colocar um Dragão, você sabe os macetes de como vencê-lo, ou no mínimo de como não morrer para ele.
Seu Personagem está pronto para qualquer situação dracônica que surgir, então está aberta a temporada de Caça aos Dragões!