Em sistemas de RPG, as classes não são sempre presentes, mas são uma interessante mecânica que definem a atuação do personagem que você escolhe, na história. São entregues ao personagem habilidades úteis serventes para o personagem, ao interagir socialmente, ao combater ou explorar.
Quais são as classes do RPG presente nos jogos medievais?
O mundo do RPG de mesa é bem difícil e complicado, afinal de contas, são tantas regras, mapas, cenários, sistemas e dados que deixam nossa mente um pouco perdida. O que pode confundir bastante os pensamentos são as diferentes classes de RPG, encontradas no jogo.
Existem várias outras classes como: ladinos, lanceiros, lâminas da noite, assassinos, vikings, clérigos, elfos, gladiadores, sacerdote, algoz, matemáticos, alquimistas, arqueiros, caçadores, rastreador, escudeiro e muitas outras.
Classes combatentes e suas características
Um dos atrativos de jogos RPG é a condição de escolher classes de personagens. Cada jogo contém estilo e características únicas, mas com o passar dos anos, a maioria dos RPG eletrônicos ou de tabuleiros, obtiveram muitas similaridades sobre as classes. Veja agora algumas dessas classes.
Guerreiro
Combatentes, usam armas de qualquer tipo e, se beneficiam com armaduras das mais variadas, leves, completas ou pesadas, é a classe mais comum dos jogos. Quando pensamos em guerreiro, a imagem que surge é a mais comum, uma espada, um escudo e qualquer lutador consegue ou pode ser um guerreiro.
Desde anão com machados duplos aos arqueiros elfos, de uma forma geral os guerreiros são líderes valentes, impulsivos e essenciais no mundo dos aventureiros.
Monge
Treinado na milenar arte de confrontar adversários usando apenas os punhos, um combatente lutador focado, sempre mantém a calma, é espiritualizado e dono de uma paz interior enquanto enfrenta qualquer categoria de inimigo.
Sempre conectado com sua energia interior, consegue deferir golpes utilizando o Chi, aquela energia vital, existente em filmes ou animes de artes marciais.
Bárbaro
O bárbaro tem diferenças simplórias dos guerreiros, o que difere são suas origens culturais e tribais. Bárbaro são personagens mais sem muito refinamento em técnicas de esgrima e no uso de armaduras metálicas. Personagens viventes em ambientes selvagens e rústicos, lutando com toda sua força, cresceram enfrentando muitos perigos e monstros.
Paladino
Dotados de poderes dos deuses, visando espalhar paz e justiça por onde passa, se tornou um guerreiro bem especial. A diferença entre paladino e um guerreiro tradicional são seus códigos de conduta e moralidade.
Um guerreiro tradicional pode se tornar um mercenário, cometer crimes atacando pessoas e cometer atos como roubar, o paladino nunca será capaz. Paladino destrói seres malignos, e a única forma de manter esses poderes é seguindo rigidamente as leis dos deuses para isso, cometer atos criminosos não será aceitável.
Classe arcana e suas características
Existem uma diversidade de classes no RPG, mas de uma forma geral, podemos subdividi-las desde o combate direto até as classes de suporte. Em evidência, encontramos classes ativas e passivas, muito perigosas ou mais raras que outras.
Feiticeiro
O feiticeiro possui magia, como se fosse uma habilidade inativa que corre por sua corrente sanguínea. Os poderes arcanos vêm de dentro deles, receberam em eventos extraordinários ou hereditariamente, passado de geração a geração.
O normal, é que os feiticeiros possuam uma flexibilidade bem maior que magos, quando o assunto é lançar magias. Não precisam memorizar, tão pouco preparar magias, elas simplesmente fluem de dentro deles, porém, o número de magias que eles conhecem normalmente, é bem limitado.
Magos
O mago consegue conjurar magias no RPG, por intermédio de anos de estudos e vários segredos arcanos do universo. Esses “nerds” da magia, passam noites em claro para estudar cada componente, cada centelha, cada gesto de magia que puderem abster.
Para um mago, a magia é como ciência, ele ama se especializar em qualquer magia nova que surgir, ilusão, necromancia, evocação, ou qualquer outra. Magos, normalmente possuem um grimório, o livro para suas anotações, com ele, o mago memoriza, prepara e lê as magias que vai utilizar durante o dia.
Bruxo
Conjurador de magias, o bruxo têm seu poder, trazido por um pacto com alguma entidade transcendental. O contato pode ser feito pela entidade ou pelo bruxo, chamam esse contato de patrono. O patrono permite que cada bruxo utilize magias de qualquer classe e, também receber diariamente poderes conectados na natureza do patrono.
Druida
Guardião de toda a natureza, o druida é guardião primordial de tudo que é vivo e puro. A maioria rejeita parte da população e as invenções como escudos metálicos ou armaduras. Os únicos e melhores amigos de um druida costumam ser plantas e animais. Possuem uma forma selvagem geralmente, se transformam em animais exóticos e exuberantes, recebendo habilidades extras. Podem conter um animal companheiro, servindo-o como montaria ou sendo seu defensor. É uma classe bastante versátil, podem utilizar a força divina da natureza e conseguem usar armas.
Clérigo
Grandes representantes de deuses, os clérigos podem representar tanto deuses bons, quanto malignos. Sacerdotes cuja devoção é gigante, conseguiram permissão para realizar milagres. No combate eles protegem e curam todos os aliados, punem inimigos de sua fé, claro que isso é conforme a vontade de um deus maior. Caso escolha um clérigo maligno, consegue interação com mortos-vivos, pode curá-los ou expulsá-los.
Classe de especialistas e suas características
A categoria “classes” pode ser modificada conforme o jogo, presentes para definir uma categoria de personagens que podem ser utilizados de maneira adequada no determinado jogo de RPG.
Bardo
Dono de um carisma contagiante o bardo consegue inspirar todos dentro de um ambiente por ser um mestre das artes. Tudo que ele faz é através de um desempenho artístico mais voltado para a música. Podem conjurar magias de suporte através da música ou usar suas armas ágeis para ajudar seus aliados ou ele mesmo.
Consegue conjurar magias de ilusão, não sendo uma regra geral. Galantes, malandros na essência, caóticos e bravos, os bardos são arquivos vivos quando o assunto está ligado a conhecimento geral e aventuras.
Ranger
Conhecidos como patrulheiros ou caçadores, os ranges, exploram vários lugares da natureza, são caçadores de monstros que ameaçam a civilização. São excelentes rastreadores, se movem silenciosamente pelas florestas. São parecidos com druidas por possuírem um combate selvagem, sua fama se procede por utilização de arco-flecha ou por armas corpo a corpo em cada mão.
Ladino
Ótimo com armadilhas e mecanismos, um ladinho é um personagem sorrateiro, astuto, trapaceiro e furtivo. De maneira geral, ele não tem boas intenções, tão pouco boa reputação.
A vida de um ladino costuma ser baseada em assaltos, assassinatos, vigarices e ladroagem. São totalmente desleais, em um combate eles são bem pragmáticos, usam táticas sujas para conseguir o que querem. Ataque furtivo, é a habilidade mais famosa de um ladino, ele recebe dano adicional se atacar alguém desprevenido.
Outras classes no RPG
Veja a seguir outras classes no RPG que valem muito a pena;
Arqueiros
Arqueiro é o diamante bruto do arco, o verdadeiro mestre, ninguém pode se igualar a suas capacidades com o arco. A dedicação e afinidade ao arco sua única arma, o capacita a tornar possíveis proezas magnificas quando usam seu arco-flecha.
Arqueiros odeiam serem rotulados como “guerreiros especialistas em arco”, a classe deles é bem superior em habilidades com o arco, do que qualquer outro guerreiro que tenta fazer uso dessa arma.
Praticando um rigoroso treinamento, eles se especializam em enfraquecer inimigos, prejudicar a capacidade de combate, aumentar o dano que pode causar em um algo e reduzir as resistências.
Xamã
Xamãs, seres em constante harmonia com a natureza, capazes de reunir energia utilizando de maneira ofensiva, de suporte ou defensiva. A diferença principal de um xamã é ser capaz de se transformar em diversos animais, utilizando seus pontos mais fortes como capacidade de dano, movimentação rápida e resistência.
Na escala de suporte, esses xamãs costumam conter muitas habilidades, como buffs, debuffs, paralisias, entre outras.
Uma resposta