Qual a história do primeiro RPG de mesa e como surgiu?

2

Conheça a história do RPG de mesa e dos outros modelos de jogar!

A história do RPG de mesa começa há dezenas de anos e, de lá para cá, esse gênero conquistou milhões de fãs ao redor mundo, permitindo ao jogador criar seu personagem e viver grandes aventuras, usando apenas um tabuleiro e a sua imaginação.

Com o avanço das tecnologias, o RPG passou a ser jogado em dispositivos eletrônicos como os consoles ou computadores. Mas tudo começou com as mesas e tabuleiros, por isso, vamos conhecer a história do RPG de mesa e como o jogo foi evoluindo até chegar nas plataformas digitais.

Qual a história do primeiro RPG de mesa e como surgiu?

A história do RPG de mesa começou no final do de 1969, quando Dave Wesely e seus companheiros foram jogar Wargame, um jogo de tabuleiro de guerra muito popular na época. Dave fez cada pessoa interpretar o seu próprio personagem, fazendo o jogo se passar em um cenário napoleônico. Essa simples partida foi importante para a história do RPG de mesa, pois serviu como base para os jogos que viriam.

Qual a história do primeiro RPG de mesa como surgiu
Hhistória do primeiro RPG de mesa. Fonte/Reprodução: original

Em 1971, Gary Gygax e Jeff Perren criaram regras para o Wargame, adicionando elementos de fantasia no jogo. Um tempo depois, Gygax conheceu Dave Arneson, que estava presente na partida criada por Wesely em 1969.

Após se conhecerem, eles resolveram compartilhar suas ideias e, daí, surgiu o primeiro jogo da história do RPG de mesa, o Dungeons & Dragons. O jogo ganhou fama mundial e serviu de inspiração para diversos outros RPGs de mesa. Até hoje Dungeons & Dragons continua sendo jogado e considerado um dos melhores e mais importantes jogos da história do RPG de mesa.

Quem criou o primeiro RPG de mesa?

Os criadores do primeiro jogo da história do RPG de mesa, o Dungeons & Dragons, foram Gary Gynx e Dave Arneson.

Related Posts
1 of 37

Qual foi o primeiro RPG de mesa de sucesso comercial?

O primeiro jogo a obter grande sucesso na história do RPG de mesa, foi justamente o primeiro jogo a ser criado, Dungeons & Dragons. O jogo se tornou uma verdadeira febre mundial. Não a toa, ele possui várias outras versões e continua tendo milhares de admiradores até hoje.

Qual foi o primeiro RPG de console?

Com o sucesso do Dungeons & Dragons e outros RPGs de mesa, em 1982 foi criado o primeiro jogo para o console Atari 2600. O jogo é o Dragonstomper, e nesse game o jogador interpreta um caçador de dragões que, a pedido do rei, deve ir em busca de um amuleto roubado e recuperá-lo. Nesse jogo já era possível visitar edifícios e coletar itens como poções mágicas, ouro e anéis.

Qual foi o primeiro RPG de PC?

Já o primeiro jogo de RPG para PC surgiu em 1980, com ‘’Akalabeth: World of doom’’, lançado para o Apple II. Assim como os outros jogos da época, o Akalabeth tinha gráficos bem simples, com traços brancos representando as salas e alguns bonecos para representar os personagens.

Qual foi o primeiro MMORPG?

O primeiro MMORPG, ou jogos de RPGs que podem ser jogados online com participação massiva de vários jogadores, foi o Neverwinter Nights, criado em 1991. Nesse jogo os jogadores criavam o seu personagem e, enquanto jogavam, podiam interagir por meio de textos com outros jogadores.

O que é o RPG de ação ao vivo?

Enquanto o RPG de mesa é jogado em tabuleiros, no RPG de ação os jogadores devem ir ainda mais a fundo, se caracterizando como um personagem, jogando em um cenário fictício montado na vida real. As regras do jogo podem variar, pois elas são decididas pelos game masters, os organizadores do jogo.

Sem dúvidas é interessante conhecer a história de um dos gêneros de jogos mais populares do mundo. A diversão que os jogos de RPG proporciona está garantida, seja em uma mesa, computador ou ao vivo!

Show Comments (2)