RPG de mesa: como jogar?
Hoje vamos conhecer os jogos de RPG de mesa mais falados e também saber o que é um RPG de mesa, qual a sua origem, como funciona o seu sistema e se há alguém online. Então, prepare- se para essa aventura.
O que é um RPG de mesa?
Conhecido também como RPG de papel e caneta, ele lembra muito os clássicos jogos de tabuleiro, mas com algumas pequenas diferenças, pois as possibilidades são bem extensas, nele você não é apenas um pino representado dentro do Tabuleiro, você é também o personagem, suas habilidades, falas, entre várias emoções.
Isso tudo dentro de um mundo muito mais completo do que o dos jogos de tabuleiro.
Qual a origem do RPG de mesa?
Esse jogo foi criado em meados de 1970 por um grupo de jogadores de War Games, que tiveram a ideia de implementar o jogo trazendo inovações na construção e interpretação do jogo. Fazendo com que em um futuro bem próximo fosse lançado o primeiro RPG de mesa, como: D & D ou Dungeons & Dragons.
Como é o sistema de RPG de mesa?
O seu modus operandi diferente de videogames ou tabuleiros, tem a natureza de trazer muito mais colaboração entre os jogadores, pois na construção da aventura e da trama do jogo o grupo procura resolver desafios para vencer a partida.
Criando personagem de RPG de mesa
Quando é definido o ambiente da partida, onde o jogo irá acontecer, são também estipuladas as regras de criação de personagem, afinal não convém criar certos personagens em determinados ambientes, por exemplo: um ciborgue futurista para participar de um cenário medieval, geralmente são estipuladas regras das características gerais, até chegar em características principais como: raça, habilidades e armas.
Para que servem os dados em RPG de mesa?
O dado serve para manter a aleatoriedade dentro do jogo em momentos de decisão, assim quando algo for acontecer, por exemplo: desarmar uma bomba, os dados vão dizer se você vai conseguir ou se não.
Como começar uma aventura no RPG de mesa?
Após escolher o mundo onde acontecerá o jogo, criar os personagens e toda história, o mestre inicia a aventura narrando uma pequena introdução, do que os personagens fazem, segredos, o que será contado durante a história, onde cada personagem está e também tudo o que devem resolver, assim o grupo irá decidir o que fazer.
RPG de mesa online
Não é surpresa que haja uma versão online desse jogo, embora tenha sido inicialmente criado para manter a conexão entre os amigos que estão próximos, mas a comunicação evoluiu e não é novidade que o RPG de mesa também, sendo assim você que jogava antigamente o RPG de mesa, com as mesmas regras agora você joga com pessoas distantes online.
Hoje existem sites especializados em partidas de RPG de mesa, alguns deles são: Roll20 e RRPG Firecast, oferecendo os recursos que facilitam a vida de todos jogadores, com referência de cartas online, lançadores de dados digitais e mapas.
Primeiro RPG de mesa
Uma empresa fundada em 1973 com o propósito de publicar jogos, acabou lançando Dungeons & Dragons, tendo oficialmente seu lançamento em 1974 teve sua primeira edição criada por Gary Gygax, junto com Dave Arneson e foi publicada no Estados Unidos pela Tactical Studies Rules, Inc.
Jogos de RPG de mesa mais conhecidos
Aqui vai uma lista com os jogos de RPG de mesa mais conhecidos atualmente:
Dungeons e Dragons 5° edição
Lançamento em 2013, tem expansões lançadas até hoje, criada inicialmente em 1970 seus lançamentos contam com livros de campanha pronta, extensão em cenários e diversas opções de monstros para jogar e teve ainda lançamento de 3 livros, 1 para jogador, um para mestre e um para monstro.
Tormenta RPG
Como RPG brasileiro, teve seu lançamento em 1999, este jogo acontece no cenário medieval, construído para ser usado com uma enorme variável de sistemas e regras, seu criador foi Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan.
Game of thrones RPG
Baseado na série que fez grande sucesso, esse jogo permite que se atue dentro dos muros de westeros após, durante e até mesmo antes dos acontecimentos da série, permitindo que jogue como membro de qualquer uma das casas de westeros, vendo a grande possibilidade de ser Bárbaro, servo ou bastardo, além de ser um dos Nobres. O jogo é muito mais aberto à sua imaginação.
Vampiro: a máscara
Lançado em 1991, é um jogo sobrenatural que acontece na contemporaneidade, onde os jogadores são vampiros que lutam para continuar vivo no desconhecido e sombrio mundo rígido.
O um anel
Seu cenário é um grande sucesso no território brasileiro, esse jogo se passa na terra média e permite que você use hobbits, anões, elfos ou humanos para seguir suas histórias e aventuras.
Esse artigo trouxe para você algumas opções de pontos básicos sobre o que é e relatos sobre pontos da Incrível Aventura que é o mundo do RPG de mesa, venha fazer parte da nossa galera e descubra o quão emocionante são esses jogos.