Savage World: o que é?
Savage Worlds é o livro-sistema que traz um conjunto de regras genéricas porém bem elaboradas que usamos nos nossos queridos jogos de interpretação.
O sistema de mecânicas de Savage Worlds é muito bem aplicado para qualquer gênero de RPG e isso ajudou o sistema a se popularizar com muita força nos últimos anos.
Bora conhecer um pouco mais sobre Savage Worlds e suas principais características? Rola pra baixo aí e vem com a gente.
O que é o Savage World?
Savage Worlds apresenta um livro com mecânicas simples e regras genéricas, que podem ser usadas para qualquer cenário, independente da temática que o Mestre queira trabalhar.
A facilidade do Mestre conduzir campanhas agradáveis e desafiadoras para qualquer gênero de narrativa e a grande versatilidade e liberdade que os Jogadores têm para criar seus Personagens fizeram desse sistema um dos melhores e mais adorados da atualidade.
Para que serve o Savage World?
Savage Worlds é o sistema de RPG que serve para emular suas aventuras em qualquer tipo de cenário, de forma muito equilibrada e com fácil aprendizado e uma condução muito simples.
Como Mestre, você pode narrar campanhas com a temática de guerra realista, como conflitos da 1ª Guerra Mundial para Jogadores experientes e inserir diversos tipos de mecânicas específicas, mas também pode facilmente criar uma campanha de ficção científica interplanetária, com direito a naves, arma laser e sabres de luz.
Se você é Jogador e está buscando um sistema versátil mas ao mesmo tempo completo e muito simples para jogar, Savage Worlds com certeza vai ser uma ótima opção.
Iniciantes que nunca tiveram contato com RPG conseguem aprender tudo que precisam para jogar Savage Worlds em apenas alguns minutos.
Quais são as características do Savage World?
Savage Worlds se destaca por ser um sistema bem diferente dos sistemas de RPG tradicionais e populares.
Ele é genérico e apresenta regras básicas que podem ser aplicadas em qualquer tipo de aventuras, mas também é modular, ou seja, você pode usar suplementos específicos para incrementar as mecânicas.
Além disso, Savage Worlds apresenta uso de habilidades definida por dados, não por bônus em números, e tem uma contagem de dano diferenciada em relação aos outros sistemas mais comuns.
Que tal aprender mais sobre essas particularidades do sistema? Se liga aí!
Definições
Os personagem de Savage Worlds são definidos pelas suas Características, que são divididas em Atributos e Perícias.
Essas Características são obtidas através de sua raça ou sub-raça e também por possíveis regras adicionais de módulos em uso.
A classificação de uma Característica é definida por um tipo de dado, que começa com d4 e pode ser evoluído até chegar ao d12.
Quanto maior for o seu dado em uma área, será melhor e mais fácil para o seu Personagem tomar ações relacionadas a ela pois aumenta sua margem de sucesso.
Rolagens
As rolagens como em todo RPG servem para definir sucesso ou fracasso perante os desafios e situações do Jogo.
Em Savage Worlds, para o seu Personagem realizar uma ação com sucesso, o Jogador deve realizar um teste de Atributo ou da Perícia relacionada àquela ação. Para isso, ele rola o dado atribuído a essa Característica e compara com a Dificuldade que o Mestre colocou para essa rolagem.
Benes
Para ajudar o Personagem (Extra ou Carta Selvagem) durante a partida, Savage Worlds apresenta a mecânica de Benefícios -ou apenas Benes.
Os Benes servem para bonificar e ajudar os Personagens em situações de perigo e são o desafogo em momentos cruciais.
Distribuição
No começo de cada banca, todos Jogadores recebem 3 Benes para usar durante essa partida. Benes não usados não acumulam para a próxima banca.
O Mestre também pode conceder mais Benes quando o Jogador tiver ações criativas, interpretar bem ou realizar atos marcantes e heroicos.
Usando os benes
Os Personagens têm direito a usar o Bene para rerolar algum Teste de Característica, para melhorar sua rolagem de dano ou para o Personagem absorver dano de ataques e escapar de situações adversas. Qualquer rolagem pode ser revisada ao usar um Bene.
Lembrando que os Personagens do Mestre também possuem Benes e isso ajuda a dar mais emoção às ações.
Cartas selvagens
Os Personagens dos Jogadores e seus aliados são chamados coletivamente de Cartas Selvagens em Savage Worlds. Os vilões e monstros do Mestre também são Cartas Selvagens.
Cartas Selvagens conseguem receber até 3 Ferimentos antes de caírem Incapacitados. Além disso, ao usar uma Característica e rolar seu dado, Cartas Selvagens rolar 1d6 extra e podem escolher o dado de maior valor para usar em seu resultado.
Isso diferencia os Personagens mais importantes dos Extras, que só aguentam 1 Ferimento antes de ficarem Incapacitados e não recebem dados extras ao rolar suas habilidades.
Combate
O combate em Savage Worlds tem regras típicas e específicas e é muito divertido!
Para posicionamento em batalhas, usa-se um grid, dividido em quadrados que equivalem a 2 metros no mundo real e ilustram como cada elemento está inserido no ambiente.
O tempo de cada rodada é de no máximo 6 segundos e a ordem de ação é definida ao tirar sua Carta de Ação.
Cartas de ação
No início de cada rodada, cada Carta Selvagem retira uma Carta de Ação para definir quando irá agir no combate.
Essas Cartas são as cartas de baralho, que vão do Ás ao Dois, em ordem decrescente.
Sacar o Coringa dá direito a Carta Selvagem de agir no momento que quiser, além de adicionar +2 em todas as rolagens de sua rodada.
Os grupos de Extras, sejam aliados ou lacaios inimigos, são agrupados em uma única Carta de Ação, agilizando o turno dos coadjuvantes para dar mais foco aos Personagens principais.
Ações
Quando chegar seu turno, é hora do seu Personagem se movimentar e efetuar uma Ação, como atacar ou lançar um feitiço.
Falar algumas palavras, se jogar no chão ou largar um item são Ações Livres e não penalizam a Carta Selvagem por utilizar Ações Múltiplas.
Caso não seja considerada uma Ação livre, a Carta Selvagem pode ter até 3 Ações múltiplas e simultâneas no seu turno.
Tentar ações múltiplas geram um modificador de -2 para cada Ação e esse valor é subtraído de qualquer Rolagem feita pela Carta Selvagem durante aquela rodada.
Ataques
Os Ataques em Savage Worlds possuem regras específicas conforme a natureza e a função do seu golpe. Cada ataque é relacionado a uma Perícia e o Jogador deve ser claro ao definir as intenções da sua Carta Selvagem.
Ataques corpo a corpo vão usar a perícia Lutar, enquanto o uso de arcos ou pistolas será regido pela perícia Atirar.
Ataques a distância consideram a dificuldade imposta pela a distância, a cadência de tiros para cada ação
Seus ataques podem causar mais ferimentos e serem mais letais se você mirar em Pontos Específicos e podem até mesmo ignorar características se forem Ataques em Área.
Danos
Ao ter sucesso em uma Rolagem de Ataque, o Jogador rola o dano do seu Personagem para definir o quanto ele avariou o seu inimigo.
Qualquer rolagem de dano que ultrapasse a Resistência do Personagem geram efeitos nocivos ao alvo. Esse valor de Resistência é definido pela fórmula (2 + metade do Vigor), além de somar o bônus de proteção dado pela Armadura.
Quanto mais alta for sua rolagem de dano, mais chances seu Personagem tem de Ampliar Dano e causar mais Ferimentos.
Lembre-se que o máximo de Ferimentos que uma Carta Selvagem aguenta é 3, mas que alguns Personagens vão conseguir utilizar Redução de Dano ao gastar um Bene.
Como usar o Savage World?
Savage Worlds é perfeito para ser usado por grupos de aventureiros que adoram jogar RPG com uma história emocionante e vívida, com eventos dramáticos e cinematográficos.
Qualquer história pode ser contada usando esse livro de regras genéricas, então toda temática pode ser aplicada no sistema.
Lembrando que os módulos e adaptações de Savage Worlds são elementos extras muito bons, que enriquecem ainda mais a narrativa e trazem mais foco específico.
Onde encontrar o Savage World?
O livro-sistema de Savage Worlds em Português pode ser encomendado diretamente no site da produtora RetroPunk, no site da editora Jambô ou em mercados-virtuais como a Amazon.
Existem opções para Guia básico, Guia Completo e o Manual da 2ª Versão e esses livros possuem versões físicas e também digitais em PDF.
Sério, se você ainda não conhecia Savage Worlds, você tá vacilando demais!
Você vai se amarrar, seja Jogador ou Mestre, pois esse sistema é um dos melhores da atualidade, muito rico em regras e questões mecânicas mas também com ótimas inovações, como o sistema de Cartas e de combate.
Agora que nós já te damos um guia básico sobre esse sistema, você não tem mais desculpas para não se jogar de vez nesse mundo desafiador e selvagem que esse sistema traz pra você.
Boa sorte, boas rolagens e que a Selvageria esteja com você!