Tormenta 20: O que mudou?

0

Com certeza, você já ouviu falar de Tormenta 20, mas caso não, conheça mais detalhes neste conteúdo. Para quem não sabe, Tormenta foi criado em 1999 na revista Dragão Brasil como um cenário para jogos de RPG.

Desde então, ele cresceu até se tornar o maior universo de fantasia do Brasil, com dezenas de publicações, incluindo romances, quadrinhos e RPG. Em 2019 veio a versão de aniversário conhecida como Tormenta 20, para comemorar os 20 anos do cenário. Assim, conheça mais sobre essa edição especial neste artigo, confira!

O que é Tormenta 20?

O Tormenta 20 é uma edição de comemoração dos 20 anos de existência do Tormenta, o maior RPG do Brasil. Lançado em 2019, o jogo promete novas regras e uma reformulação do mapa de Arton, tornando ainda mais fácil para aqueles que desejam conhecer este universo de fantasia.

Qual a história de Tormenta 20?

Os jogos de Tormenta se desenrolam em Arton, um mundo mágico. Bielefeld é um reino de cavaleiros, onde a honra é mais valiosa que o aço.

Qual a história de Tormenta 20?
Mapa de Tormenta – Fonte/Reprodução: Jambô.

Vectora, uma cidade voadora que cruza o continente transportando mercadorias, intrigas e magia. Há Deheon, o maior dos reinos, lar da enorme estátua de Valkaria, Deusa da Humanidade, da ambição e da aventura.

Além desses, há muitos outros lugares maravilhosos em Arton, explore todos eles e seja o herói desta história.

Principais mudanças de Tormenta 20

O Tormenta 20 apresenta mudanças de balanceamento e oferece uma experiência diferente e divertida em comparação com o sistema anterior de Tormenta RPG.

Confira algumas mudanças.

Mudança nas raças

As raças agora oferecem menos bônus, mas eles se fortalecem à medida que o jogo avança. Gnomos, meio-elfos e meio-orcs não estão mais disponíveis como raças em Tormenta 20.

O Halfling se transformou em uma raça chamada Hynne, que está na seção “outras raças” do jogo. Além disso, há nove raças novas disponíveis: Dahllan, Golem, Kliren, Medusas, Osteons, Sereias/Tritões, Sílfides, Suraggel e Trogs.

Related Posts
1 of 36

Mudança na Tendência

Em Tormenta 20, o conceito de Alinhamento, antes chamada de Tendência, se tornou opcional. Nenhuma classe, habilidade ou outra característica depende do alinhamento do personagem, então você pode escolher usá-lo ou não em seu personagem.

Talentos

Os Talentos são chamados de Poderes. No passado, havia uma lista enorme, alguns mais vantajosos do que outros, que eram distribuídos nos livros complementares de Tormenta RPG e você podia adquirir um talento a cada nível ímpar.

Em Tormenta 20, ao escolher um personagem, é possível selecionar os Poderes de Classe, que agora são habilidades adquiridas a cada nível após o primeiro. Estes poderes são mais equilibrados no jogo do que os talentos.

Como aumentar o nível?

No Tormenta RPG, antigamente, você ganhava 1 ponto de atributo a cada nível par e 1 talento a cada nível ímpar. Agora, você ganha poderes todos os níveis, que podem ser poderes de classe ou poderes gerais. Nos poderes de classe, existe um chamado de Aumento de Atributo, que permite aumentar os atributos de sua ficha.

Pontos de Mana

Uma das principais mudanças entre Tormenta RPG e Tormenta 20 é o uso de Pontos de Mana/Magia (PM). Agora, todos os personagens e classes possuem PM e as habilidades usam esses pontos em vez de serem limitadas pelo modificador de uma habilidade específica. Cada classe tem uma quantidade de PM que recebe a cada nível, e existem também poderes que concedem PM.

Novas classes

Todas as classes existentes foram simplificadas, com a exceção do guerreiro, que agora possui uma ampla personalização e originalidade, ao invés de apenas receber talentos de combate.

As classes Monge e Samurai foram removidas. O Feiticeiro, bruxo e o Mago foram unificados na classe Arcanista. O Swashbuckler foi substituído pelo Bucaneiro. Além dessas, Tormenta 20 introduziu as novas classes Lutador, Cavaleiro, Inventor e Nobre.

Tivemos várias outras mudanças, também importantes, mas elencamos aqui algumas que estão entre as mais relevantes.

Como jogar Tormenta 20?

Uma vez que você tenha um grupo de jogadores para jogar o Tormenta 20, o próximo passo é criar os personagens. Cada jogador escolhe ou cria um personagem para interpretar durante o jogo, determinando suas características, habilidades e história.

Após criar os personagens, o mestre cria ou escolhe um cenário para o jogo e começa a contar a história. Os jogadores interagem com o cenário e a história através de seus personagens, tomando decisões e realizando ações que afetam o desenrolar da história.

Existem muitas variações e detalhes que podem ser adicionados ao jogo, mas essa é a essência do jogo. Sendo uma atividade divertida e criativa que pode ser jogada com seus amigos em qualquer lugar.

Leave a comment