Tudo sobre o RPG 3D&T!

0

O simplório e divertido sistema de RPG 3D&T é muito interessante, pois garante a liberdade para o mestre e os jogadores criarem, literalmente, o que quiserem. Além dessa liberdade, ainda mantém a diversão. Quer fazer heróis que saem voando por aí? Quer fazer um medieval misturado com tecnologia alienígena? Tudo isso dá certo. Você pode abusar da imaginação!

Vamos saber sobre esse incrível sistema que foi, e ainda é, a porta de entrada para o RPG de muitos jovens adolescentes brasileiros!

Quando surgiu o RPG 3D&T?

O surgimento do 3D&T não foi único, na verdade, ele é a terceira edição do D&T (Defensores de Tókio) que foi lançado apresentando um sistema simples para novos jogadores. O tema do jogo é sobre o hype com tokusatsus (estilo de série japonesa) na época, 1994, que basicamente faz uma sátira sobre esse tema, por isso o nome Defensores de Tókio.

Quando surgiu o RPG 3D&T
Quando surgiu. Fonte/Reprodução: original

O RPG 3D&T foi lançado aos poucos em algumas edições da Dragão Brasil, com adição de muitas dicas e regras novas, além de novas aplicações. No geral, dá para jogar qualquer coisa e em qualquer cenário com 3D&T, pois a liberdade e a simplicidade de suas regras permitem isso, o que torna o jogo extremamente divertido, mesmo que com aventuras e heróis simplórios.

O criador do 3D&T Marcelo Cassaro, um dos desenvolvedores de Tormenta (outra criação brasileira de sucesso), diz que você pode usar as regras em qualquer mundo que você crie, em qualquer sistema e tudo o mais, pois é uma facilidade usar essas regras para trabalhar bem a criatividade do mestre e dos jogadores é sua principal característica.

Como é o sistema de RPG 3D&T?

Usando números baixos, você fará sua ficha rapidamente, a escolha de vantagens e desvantagens deixa tudo mais divertido e dinâmico, os poderes do herói são, no máximo, até 5, pois mais do que isso o torna algo além do normal. É isso que tornará o jogo mais dinâmico e resiliente, além da diversão do absurdo que sua imaginação pode criar ser algo memorável.

O dado usado é o d6 (dado de seis faces), um dado universal que é facilmente achado em qualquer lugar. Ao rolar o dado, quanto menor for o resultado, melhor será. Portanto, um 6 sempre é um erro crítico. A ficha nem sequer precisa ser impressa, você pode adaptar a ficha em uma folha de caderno qualquer.

Na vantagens de jogar livremente somada ao custo baixo do material necessário, o sucesso de 3D&T é baseado, já que outros livros oficiais de outros sistemas famosos (como do D&D) são caros e de difícil acesso para uma grande parcela dos jovens.

As 5 características

Para se ter um bom sistema de RPG, tem que haver características básicas de uma ficha de personagem, em 3D&T temos 5 que vão definir o quão bom o personagem é em determinada característica, que são:

  • Força (F);
  • Habilidade (H);
  • Resistência (R);
  • Armadura (A);
  • Poder de Fogo (PdF).

Todas elas indicam no que seu personagem é mais treinado. No início são 12 pontos para distribuir entre elas, sendo no máximo 5 em cada. Para tomar como base, o valor normal de um humano comum é 0 ou 1 em cada casa e, acima disso, o personagem é um super humano, robô, alien, entre outros [insira aqui o que sua imaginação for capaz de criar].

É aí que está o melhor de 3D&T: a criatividade explode na mente dos jogadores.

Vantagens e Desvantagens

Uma característica que torna tudo mais dinâmico são as Vantagens e Desvantagens, dando novos horizontes para os poderes dos personagens. As Vantagens são compradas com os pontos definidos a critério do mestre, já as Desvantagens são adquiridas e dão pontos extras para serem gastos nas Vantagens.

É então que surgem os famosos jogadores “Combeiros”, ou seja, que usam de combinações de vantagens e desvantagens tão bem feitas que tornam o personagem forte ao extremo. Infelizmente, isso pode tornar o jogo chato e monótono, pois o mestre apresenta todo tipo de desafio que não é encarado como dificuldade por um personagem assim.

Related Posts
1 of 37

Rolagem de dados

Como dito antes, o dado usado é o d6, com o qual o jogador ataca um oponente utilizando seu valor de atributo mais algo que some à isso nas vantagens e desvantagens. O defensor rola também o d6 baseado no atributo de defesa somada a algo que tiver nas vantagens e desvantagens. A diferença no valor dos resultados determina o dano afligido.

Para vencer desafios comuns, o jogador rola o d6 usando o atributo desejado, a dificuldade é dita pelo mestre e não esqueça: quanto menor o número que tirar no dado, melhor o resultado.

Como foi a progressão do sistema de RPG 3D&T até hoje?

O RPG 3D&T foi lançado aos poucos na revista Dragão Brasil, então muita coisa foi sendo acrescida e até um cenário próprio foi criado. Sim, estamos falando de Tormenta. Com o avanço dos anos, os fãs foram pedindo mais novidades e foram sendo adicionadas novidades ao sistema e, por isso, novas edições foram lançadas.

A primeira edição do 3D&T foi inovadora pois teve licença para usar cenários de jogos eletrônicos como Street Fighter e Mortal Kombat. Isso possibilitou, durante os anos, melhorar a jogabilidade e a dinâmica do jogo. Nas outras edições, pouca coisa mudou com relação ao d6 nas roladas de dados.

Notas do autor sobre o nome RPG 3D&T

Muitos perguntaram ao Marcelo Cassaro porque ele manteve o número 3 nas edições novas, ele respondeu prontamente:

“Qualquer fã sabe que eu procuro inspiração em Street Fighter para dar nomes ao livro básico. SF II foi o primeiro grande sucesso do game. SF III não agradou tanto (muita gente adora a jogabilidade, mas o elenco tinha o carisma de uma beterraba). Então veio SF Zero ou Alpha. Uma volta às origens, mas com novos lutadores. […] A primeira versão de 3D&T foi, justamente, uma adaptação oficial licenciada de Street Fighter Zero 3. […] Mais tarde o Trevisan avisou que “alfa” é também um termo de informática para qualquer software ainda em estágio de testes. Como o jogo Pathfinder RPG, que nos Estados Unidos deve substituir Dungeons & Dragons 3ª Edição, e por enquanto existe apenas em uma versão de testes gratuita.”

Está claro que o Marcelo Cassaro manteve mais por questão pessoal mesmo, os fãs também não foram nada contra e, até hoje, não há represálias quanto ao nome.

O que é o RPG 3D&T Alpha?

Gloriosos 10 anos depois do lançamento do 3D&T, é lançado o Alpha. De todas as mudanças, a que mais se supera é a distância da sátira que era o D&T e o AD&T, pois isso chegou a criar preconceito de alguns dos jogadores mais antigos. Em busca de novos jogadores, o 3D&T Alpha vem com uma pegada mais séria, mas não menos divertida.

O que mudou?

Mecanicamente pouca coisa mudou, ainda é usado o d6. A Habilidade ainda é um trunfo e adiciona poder ao personagem. Quanto às Vantagens e Desvantagens, algumas permaneceram e outras saíram, porém foram adicionadas opções únicas por classe e raças.

A grande e melhor mudança veio com o uso da Magia, antes era usado um sistema de Pontos de Focus, ainda com base no Sistema Daemon, agora veio uma versão simplificada na qual as vantagens para uso da Magia:

  • Magia Branca: como cura e que servem de auxílio ao grupo;
  • Magia Elemental: como bola de fogo e outras de dano por elemento;
  • Magia Negra: como necromancia.

Essa mudança na regra possibilita a qualquer personagem usar a magia e não apenas os inatos ou nascidos com ela, se assemelhando mais com os JRPG (RPGs japoneses).

Outra mudança é a compra de itens mágicos de poder, que poderá ser por pontos de experiência e, se antes só eram usadas moedas e dinheiro, agora pode-se gastar algo não tão valioso para isso. Além disso, outra importante mudança é que agora há uma diferença enorme entre humanos comuns e semideuses, por exemplo.

O RPG 3D&T chegou com muita galhofa e satirismo, mas arrebatou uma legião fervorosa de fãs que começaram a jogar RPG com esse sistema simples e dinâmico, além de muito divertido.

Leave a comment