Conheça Vampiro: A Máscara
Jogar RPG (Role-playing game) é sempre algo divertido a se fazer com os amigos, por isso, conhecer Vampiro: A máscara é uma ótima pedida para um tempo nesse mundo de aventuras.
Venha conosco, que vamos te mostrar como a história e conceito por trás do jogo, bem como todo seu funcionamento. Além disso, vamos te explicar um pouco mais sobre os clãs que envolvem a história, fazendo com que você queira começar a jogá-lo imediatamente! Vamos lá?
O que é Vampiro A Máscara?
Vampiro: A máscara, é um cenário de RPG pertinentemente ao universo interpretativo de fantasia sombria. Isso acontece pois o jogo tem um gênero voltado ao horror pessoal e fantasia urbana, trazendo uma perspectiva social de vivência do mundo e cotidiano dos vampiros.
Qual a história de Vampiro A Máscara?
Primeiramente, Vampiro: A máscara busca trazer à tona, desde a sua própria nomenclatura, duas perspectivas referente à vida dos vampiros. A primeira, relacionada a sociedade vampiresca ter a necessidade de refugiar-se do resto da sociedade em razão de sua própria segurança. A segunda é referente a um conceito mais pessoal, onde os vampiros precisam reconhecer-se novamente, ou enquanto monstros, ou adaptando sua humanidade à nova condição.
As duas perspectivas do RPG convergem em relação às máscaras que eles precisam colocar se desejam sobreviver, seja para se esconder da sociedade, seja para se esconder de si mesmo e da nova situação de transformação a qual se encontram.
Quais os principais Clãs de Vampiro A Máscara?
Ao jogar Vampiro: A máscara, nos é apresentado os 13 clãs existentes no jogo. Eles são os seguintes:
ASSAMITAS
Esse clã em específico mata por contratação e seu pagamento é o Vitae, que pode ser usado em rituais próprios do clã em prol de sua divindade, o Antediluviano, Haqim. Seguem um condicionamento chamado Quietus que lhes permite e lhes auxilia matar silenciosamente.
TZIMISCE
A disciplina desse clã é a Vicissitude que pode ser definida por moldar a carne e os ossos através da tortura de suas vítimas e de sua metamorfose. São alienígenas, extremamente sádicos, e muito eruditos. Como estão ligados à terra, eles precisam descansar na proximidade do local de sua transformação para não ficarem debilitados.
BRUJAH
Tem sua origem na nobreza que era filósofa e nos poetas que também eram guerreiros. A fonte de seu comportamento, sua rebelde e antiautoritário surgiu pela queda de sua cidade pelo império romano.
GANGREL
São metamorfos, ou seja, podem mudar seu aspecto físico. Mas referente a esse clã particularmente, eles assumem formas de animais e até mesmo névoas e evitam às cidades, abrindo uma exceção apenas para os lugares mais perigosos e intimidantes que elas possam oferecer, justamente por considerarem se adaptar a esse tipo de ambiente, que lhes atrai.
MALKAVIANOS
Já referente a esse clã, são conhecidos por serem os mais lunáticos, e todos possuem perturbações mentais, sendo justamente essa sua loucura pessoal que lhes dá uma visão pessoal e diferente, sobre os acontecimentos.
Inclusive, através de sua própria rede pessoal, chamada Rede da Loucura Malkaviana eles informam que conseguem se comunicar entre si. Possuindo grandes poderes de percepção e ocultação, e usando seu potencial oriundo de sua loucura, trazem esse caos para a realidade.
VENTRUE
Um dos clãs mais orgulhosos e sem dúvida, mais influenciadores historicamente, visto que sua origem remete à aristocracia e monarquia entre os imortais. Eles só podem consumir um tipo específico de sangue e os mortais escolhidos vêm apenas da alta aristocracia do mundo.
NOSFERATU
Esse clã específico é amaldiçoado em questão de aparência, visto que só podem usar seu aspecto bestial. São verdadeiros experts na espionagem e coleta de informações e por isso, preferem sempre se manter escondidos da sociedade, forçados sempre a se manterem o mais discreto possível.
RAVNOS
Já referente a esse clã, eles tem fama de nômades, ladrões e charlatões. Eles aceitam majoritariamente membros oriundos do grupo de ciganos da sociedade, o acarreta preconceito referente a outros clãs por conta de sua origem. Quase sempre possuem vícios particulares e a sua disciplina é conhecida como Quimerismo que lhes permite criar ilusões para suas vítimas.
TOREADOR
Aqui, os vampiros se consideram hedonistas sensíveis voltados para o seu lado artístico e muitas vezes, decadentes. Contudo, também são sensuais, charmosos, e irresistíveis, quase sempre seduzindo suas vítimas com intuito sexual. Seu ponto fraco é justamente a tensão que estabelecem com a beleza, sendo mais manipuláveis nessas situações.
TREMERE
Já os pertencentes ao clã Tremete, são feiticeiros de sangue, tendo a sua origem em uma linhagem de magos. A sua disciplina é a Taumaturgia que lhes permite realizar rituais mágicos e lançar feitiços.
SEGUIDORES DE SET
Já referente a esse clã, é composto por cultistas que adoram o seu deus serpente Set. Voltados para o conhecimento e desenvolvimento de sabedoria secretas e proibidas objetivam a corrupção e o desespero no mundo. Contudo, são sensíveis à luz e por conta disso, recebem o dobro de dano causado por ela se comparado a outros clãs.
LASOMBRA
Os rivais do clã Lasombra são os Ventrue, mas assim como eles, os pertencentes a esse clã adoram o poder. Porém, como preferem viver confortavelmente a encarar brigas com superiores, vivem à sombra do trono. A sua disciplina é a Tenebrosidade que lhe permite a manipulação das sombras e da escuridão. Eles são o clã que não têm reflexo em espelhos.
GIOVANNI
O clã Giovanni é extremamente organizado e unido, isso porque sua origem remete a uma linhagem de uma longa família rica que usurpou o poder de outro clã no passado. Por conta disso, ficaram conhecidos como usurpadores e só seguem adiante sem ameaças constantes por um acordo social sobre ficar de fora dos assuntos políticos da sociedade vampiresca. O objetivo geral deles é destruir a barreira entre o mundo dos mortos e dos vivos para poderem reinar em razão disso através da necromancia.
Lembrando que cada clã de Vampiro: A máscara possui suas próprias características e juntos, enquanto linhagem, partilham dos mesmos princípios que os guiam nessa complexa jornada.
Qual a melhor edição de Vampiro A Máscara?
É claro que para escolher a melhor edição de Vampiro: A máscara, se considera os gostos pessoais de cada grupo, apesar disso, os clãs estão divididos para que também a escolha seja realizada com base nesse conhecimento prévio e inclinação pessoal. Contudo, conforme a escolha massiva dos jogadores, a terceira edição do jogo é a mais recomendada é também, a que definitivamente marcou a geração de jogadores.
Sendo assim, conseguimos te mostrar o quão complexo e ao mesmo tempo divertido, jogar Vampiro: A máscara pode ser. Com amigos do lado e com a imaginação a todo o vapor, jogar nunca foi tão divertido!